Trabalho de Conclusão de Curso
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso por Programas e cursos "Especialização em Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA fé, a lei e o rei do povo Yanomami de Davi Kopenawa: um contraponto da literatura brasileira(2024-04-24) Silva, Bernadete Maria Ribeiro da; Doutor Cássio Oliveira LignaniO objetivo deste trabalho é mostrar a importância da literatura para o entendimento de fatos ocorridos através dos tempos, quando observados sob versões de diferentes protagonistas da história. O livro A queda do céu: palavras de um xamã yanomami, de Davi Kopenawa, relatado ao antropólogo francês Bruce Albert e escrito por esse, revela o entendimento de mundo de um povo e a defesa de sua cultura, apresentando um universo complexo que, ao ser comparado com os textos da literatura quinhentista de religiosos e viajantes, mostra como os povos indígenas sobrevivem à colonização, lutando para preservar sua floresta, crenças e ritos que os conquistadores do século XVI desconsideraram. Por fim, a literatura indígena que ora se apresenta, nos faz pensar no respeito devido aos diferentes tipos de conhecimentos que devem permitir a todos os grupos sociais representar o mundo também como seu e ocupá-lo de acordo com suas aspirações.
- ItemOs desafios do ensino de leitura em tempos de pandemia de Covid-19: narrativas de professores sobre práticas e estratégias de ensino(2024-04-25) Costa, Priscila Céli da; Doutora Ana Elisa Costa NovaisEste trabalho tem como objetivo principal constatar como aconteceram as práticas de leitura no contexto da pandemia de Covid-19 em turmas do ensino médio da rede pública estadual e federal da cidade de Ouro Preto-MG. Como estratégia, foram observadas as ações dos professores de turmas do ensino médio na prática da leitura nas aulas de Língua Portuguesa. Para esse estudo, foi elaborado um roteiro para análise narrativa sobre como ocorreu a prática da leitura durante o ensino remoto. Assim, foi possível verificar os reais obstáculos enfrentados no período pandêmico que refletiram na prática da leitura, como também criar estratégias que proporcionassem um ensino mais dinâmico e eficaz que diminuíssem os impasses encontrados.