Trabalho de Conclusão de Curso

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    Do título ao texto: uma abordagem para o desenvolvimento de consciência sintática e para o ensino de gramática contextualizada
    (2024-10-02) Martins, Karine Gonçalves; Doutora Elke Beatriz Felix Pena
    Apesar da importância de uma abordagem contextualizada da gramática (ANTUNES, 2014) durante o processo de ensino-aprendizagem na formação dos estudantes, em detrimento do ensino tradicional, muitas vezes, os professores se veem diante do seguinte questionamento: como ensinar efetivamente a gramática de forma contextualizada? Nesse sentido, a presente pesquisa, desenvolvida com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Mariana, MG, buscou traçar caminhos para esse ensino objetivando contribuir para a capacidade dos alunos de ler, escrever e refletir sobre a língua. Sendo assim, com base em textos jornalísticos, os estudantes realizaram exercícios voltados para o desenvolvimento de consciência sintática, a partir da Teoria dos Constituintes proposta por Faraco e Vieira (2020) e, posteriormente, responderam a perguntas de gramática elaboradas em uma perspectiva contextualizada. O estudo demonstrou que atividades lúdicas, como os diagramas de cores, são uma alternativa eficaz para motivar os estudantes e, sobretudo para conscientizá-los sintaticamente e torná-los autônomos em suas reflexões sobre a língua. Ao promover atividades que aliam a análise estrutural a contextos discursivos reais, o ensino de gramática deixa de ser um fim em si mesmo e passa a ser uma parte integrante e funcional do desenvolvimento linguístico dos alunos.
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    Os desafios do ensino de leitura em tempos de pandemia de Covid-19: narrativas de professores sobre práticas e estratégias de ensino
    (2024-04-25) Costa, Priscila Céli da; Doutora Ana Elisa Costa Novais
    Este trabalho tem como objetivo principal constatar como aconteceram as práticas de leitura no contexto da pandemia de Covid-19 em turmas do ensino médio da rede pública estadual e federal da cidade de Ouro Preto-MG. Como estratégia, foram observadas as ações dos professores de turmas do ensino médio na prática da leitura nas aulas de Língua Portuguesa. Para esse estudo, foi elaborado um roteiro para análise narrativa sobre como ocorreu a prática da leitura durante o ensino remoto. Assim, foi possível verificar os reais obstáculos enfrentados no período pandêmico que refletiram na prática da leitura, como também criar estratégias que proporcionassem um ensino mais dinâmico e eficaz que diminuíssem os impasses encontrados.
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    A leitura escolarizada como instrumento possibilitador da interação linguística: análise de livros didáticos
    (2024-08-07) Guimarães, Rosália Pricila.; Doutor Paulo Ricardo Moura da Silva
    O presente trabalho promove análise e discussão a respeito da abordagem de coleções didáticas de Língua Portuguesa destinadas aos Anos Finais do Ensino Fundamental no que diz respeito ao trabalho com a leitura. Para tanto, tendo como base a linha teórica do interacionismo sócio-discursivo, foram analisadas três coleções do PNLD 2018, com enfoque nas atividades pré-textuais, isto é, questões de contextualização das leituras propostas pelos materiais. Por esse ângulo, entende-se que a linguagem é possibilitada pela interação e pelas práticas sociais; logo, a leitura, como um exemplar dessas práticas, deve também ser realizada a partir de uma lógica pautada na interação. No ambiente escolar, o caráter dinâmico e interativo da leitura deve ser materializado em procedimentos que vinculem as informações e conhecimentos necessários ao entendimento do conteúdo do texto às leituras prévias e às vivências dos estudantes, a fim de que a prática leitora seja mais significativa para eles. Para além disso, as atividades que circunscrevem a leitura propriamente dita devem possibilitar o intercâmbio de informações entre os indivíduos do ambiente da sala de aula, promovendo, de fato, a interação e, consequentemente, o estabelecimento de interpretações mais aprofundadas e mais diversificadas, o que contribui efetivamente para o distanciamento de leituras que se associem apenas às informações da superfície textual. Nesse sentido, as atividades pré-textuais foram analisadas, e, para os casos em que foram notadas propostas distantes da interação necessária à prática leitora, foram sugeridos, ao longo do trabalho, direcionamentos para complementação das questões, tendo como foco o desenvolvimento leitor dos estudantes.
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    A formação de leitores literários entre professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental
    (2024-07-31) Ingrid Tomazia da Silva; Doutor Paulo Ricardo Moura da Silva
    O presente trabalho tem o objetivo de investigar a participação em práticas de leitura literária de professores de Língua Portuguesa que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental no município de Mariana – MG, tendo em vista a formação que esses professores tiveram durante toda sua vida. A pesquisa se justifica por acreditarmos ser importante conhecer a história de vida dos docentes para que se possa averiguar como se deu a sua formação leitora e como essa formação contribuiu para a prática de leitura atualmente. Evidenciou-se, neste trabalho, o papel de destaque da família para que o aluno, então professor, se tornasse leitor, uma vez que o processo de formação leitora tende a se iniciar na infância, quando somos impelidos pelos nossos pais, ou algum outro membro da família, a nos aproximar dos livros literários, ou por ter visto em algum momento um adulto da família ler, ou se empenhar para que nos tornássemos leitores. Com base nos resultados obtidos, foi possível perceber que apesar de terem tido um bom contato com os livros desde a infância, os professores não têm conseguido inserir a leitura no cotidiano como gostariam por consequência da rotina de trabalho.
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    A fé, a lei e o rei do povo Yanomami de Davi Kopenawa: um contraponto da literatura brasileira
    (2024-04-24) Silva, Bernadete Maria Ribeiro da; Doutor Cássio Oliveira Lignani
    O objetivo deste trabalho é mostrar a importância da literatura para o entendimento de fatos ocorridos através dos tempos, quando observados sob versões de diferentes protagonistas da história. O livro A queda do céu: palavras de um xamã yanomami, de Davi Kopenawa, relatado ao antropólogo francês Bruce Albert e escrito por esse, revela o entendimento de mundo de um povo e a defesa de sua cultura, apresentando um universo complexo que, ao ser comparado com os textos da literatura quinhentista de religiosos e viajantes, mostra como os povos indígenas sobrevivem à colonização, lutando para preservar sua floresta, crenças e ritos que os conquistadores do século XVI desconsideraram. Por fim, a literatura indígena que ora se apresenta, nos faz pensar no respeito devido aos diferentes tipos de conhecimentos que devem permitir a todos os grupos sociais representar o mundo também como seu e ocupá-lo de acordo com suas aspirações.