Dissertação
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Dissertação por Programas e cursos "PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (PPGA-IFMG)"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise da criação de valor público e sua relação com modos de governança pela perspectiva de gestores: Análise na esfera municipal da região centro-oeste de Minas Gerais(2023-03-09) Bonifácio, Guilherme Henrique Pires; Doutor Lucas Maia dos SantosA presente dissertação teve como objetivo geral descrever o campo de estudo sobre criação de valor público na administração pública nacional e internacional. Enquanto objetivos específicos o presente trabalho realizou uma revisão bibliométrica a partir dos artigos extraídos do serviço de indexação de citações Web of Science da Thomson Reuters e Scopus da Elsevier. O estudo identificou e classificou os valores públicos pela ótica de governança e perspectiva de gestores dos municípios da região de planejamento centro-oeste de Minas Gerais e fez a estruturação da oferta de um curso online a servidores públicos municipais, baseado nos construtos da pesquisa sobre criação de valor público e governança pública. Os objetivos foram motivados pela expectativa de que os gestores públicos municipais possam ter um conhecimento teórico limitado sobre a abordagem de criação de valor público em suas ações gerenciais. Foi proposto enquanto procedimentos metodológicos, a realização de uma pesquisa exploratória e descritiva por meio de triangulação de pesquisa, que permite combinar metodologias diferentes, aqui se propondo a realização de estudo bibliométrico, a aplicação de questionários e análise de componentes principais (ACP). O estudo resultou na constatação de que o campo de pesquisa aborda assuntos como prestação eficiente de serviços pelo governo, participação social, cultura organizacional avaliativa e percepções individuais; a ACP revelou que a governança de rede é predominante na região estudada, com os valores “Desenvolvimento de carreira” e “Foco na eficiência e inovação” fortalecendo-a; e um curso online foi desenvolvido para formação profissional de servidores públicos no que se refere aos temas do presente trabalho. A pesquisa apresenta-se como oportunidade de se aumentar os estudos de administração pública levando em conta que a temática da criação de valor público ainda é pouco explorada por pesquisadores brasileiros.
- ItemAplicação da inteligência artificial para conhecimento e registro digital de produtos com ênfase na classificação tributária(2023-04-10) Silva, Denis Ribeiro da; Doutor Alexandre PimentaA Inteligência Artificial está cada vez mais presente em nossas vidas, desde os equipamentos que fazem parte de nosso uso diário, como nossos smartphones, computadores e assistentes virtuais, até os serviços que utilizamos, como em compras na internet, interações nas redes sociais digitais, portfólios e análise de investimentos, previsão do tempo, avaliação de riscos, dentre diversos outros. A Inteligência Artificial vem sendo aplicada nas atividades que são trabalhosas, onerosas, que fornecem risco à saúde humana, como atividades em ambientes hostis, ou, ainda, atividades que o ser humano não consegue realizar, seja por tempo, capacidade ou custo, como análises preditivas de doenças, análises comportamentais, auditorias e outras. Uma das atividades que são onerosas e trabalhosas, proporcionadas pelas milhares de normas e leis tributárias brasileiras, são aquelas relacionadas à Tributação. Segundo o IBPT (2020), desde 1988, são editadas 829 normas fiscais por dia útil. Neste trabalho, pesquisamos o uso da Inteligência Artificial nessa área, assim como os trabalhos e as aplicações existentes, e propusemos novos produtos técnicos que poderão facilitar as atividades relacionadas à área tributária para os contribuintes. Encontramos lacunas de pesquisa e a falta de ferramentas voltadas ao contribuinte, sendo que as existentes buscam auxiliar o Estado em coibir a evasão de tributos. Diante desse cenário, foram criados um produto bibliográfico, três produtos técnicos relacionados aos objetivos específicos e, por fim, um produto técnico referente ao objetivo principal deste trabalho. Além disso, foram elaborados um artigo de revisão de literatura, que foi publicado no USP International Conference in Accounting 2022; um Algoritmo de Leitura e Processamento de Arquivos XML de Notas Fiscais; um Banco de Dados de Produtos, Pessoas e Dados Fiscais; um Algoritmo Processamento e Exportação de Dados Cadastrais e Fiscais; e, pelo objetivo principal, um Algoritmo de Inteligência Artificial baseado em Árvores de Decisão para a Classificação Tributária ICMS. Esses produtos foram implementados e unificados em um único programa. Nas medições realizadas, os produtos técnicos apresentaram bons resultados, como o tempo de leitura, processamento e persistência dos dados no banco de dados, com uma taxa de 165 documentos por segundo. A precisão do Algoritmo de Inteligência Artificial alcançou 97,2%, obtidos após 2,42 minutos de processamento e treinamento sobre uma base de 2.839.599 movimentos fiscais.
- ItemO excesso de confiança nas decisões de investimento(2023-04-17) Soares, Cláudia Cardoso; Doutor Daniel Fonseca Costa; Doutor Bruno César de Melo MoreiraO viés de excesso de confiança tem sido amplamente estudado no campo de Finanças Comportamentais, com o propósito de compreender como o respectivo viés se manifesta no processo de tomada de decisão, sobretudo em ambientes de risco e incerteza. Entretanto, há a necessidade de se desenvolver métodos mais confiáveis de avaliação e mensuração do excesso de confiança em situações de investimento. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo construir e validar uma escala para avaliar o excesso de confiança em processos de tomada de decisão de investimentos. A escala tem como propósito mensurar o nível do viés apresentado pelo investidor, considerando os tipos de excesso de confiança: Overprecision, Overestimation e Overplacement. Além da revisão sistemática, a metodologia utilizada foi um survey disponibilizado pela internet e respondido por uma amostra de 413 indivíduos. Diante disso, o trabalho resultou em três produtos, sendo dois artigos científicos e um artigo tecnológico, os quais analisaram a manifestação do viés de excesso de confiança na tomada de decisão de investimentos. O primeiro produto, denominado de “Métodos de mensuração do viés de excesso de confiança nas decisões de investimento: uma revisão sistemática de literatura”, é caracterizado como um artigo de revisão sistemática de literatura sobre o Excesso de Confiança em decisões de investimento, buscou evidenciar como a literatura tem abordado o excesso de confiança nas decisões de investimento, compreender como o excesso de confiança tem sido mensurado e avaliado, e discutir as lacunas existentes sobre a relação do excesso de confiança com as decisões de investimentos. O segundo produto trata-se de um artigo científico que apresenta a construção, a validação e os resultados da aplicação da escala para avaliar o excesso de confiança nas decisões de investimento. O terceiro produto refere-se a um artigo tecnológico cujo objetivo é demonstrar a aplicação e a utilização da escala em ambientes onde necessita avaliar o excesso de confiança em decisões de investimentos. Com isso, o trabalho demonstra a necessidade de métodos eficazes de mensuração dos vieses cognitivos e a influência de sua manifestação no processo de tomada de decisão de investimentos.
- ItemUma Análise sobre a Gestão de Riscos nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia(2023-05-24) Terra, Juliano Mendonça; Doutor Washington Santos da Silva; Doutor Lélis Pedro de AndradeEsse estudo teve como objetivo elicitar a percepção dos responsáveis pela gestão de riscos dos institutos federais, sobre as práticas adotadas, identificação dos principais riscos, desafios da implantação e impactos e contribuições decorrentes da implantação da gestão de riscos. A aplicação da pesquisa nos institutos federais se deu pela relevância da autarquia no cenário educacional nacional, singularidade do desenho organizacional e inexistência de estudos específicos sobre a gestão de riscos nessa autarquia federal. A metodologia envolveu a realização de um censo, o qual envolveu a aplicação de um questionário desenvolvido por Araújo (2019) a todos os responsáveis pela gestão de riscos dos trinta e oito institutos federais, obteve-se uma taxa de respostas de 75% (27 respondentes e 2 institutos declararam não ter iniciado a implantação da gestão de riscos), na sequencia foi realizada uma análise exploratória e descritiva dos dados. Entre os principais resultados, há evidências de um esforço relevante da administração dos institutos federais para a implantação da gestão de riscos, sendo que os responsáveis diretos percebem sua importância e potencial, entretanto, constataram-se diversas e importantes fragilidades no status atual de implantação, como a falta de mapeamento de processos, possíveis capacitações ineficientes, excesso de demandas dos servidores, falta de engajamento e desconhecimentos de ferramentas tecnológicas que facilitam a gestão de riscos. Outro resultado importante, é a indicação que as instituições têm uma preocupação maior com riscos operacionais do que com riscos financeiros. Ao analisar as fragilidades na implantação da gestão de riscos nos institutos federais, observou-se a possibilidade de que a administração dessas instituições apresente condições precárias para atender à exigência legal de implementação da gestão de riscos. No entanto, além dessa finalidade, outros aspectos como a sobrecarga de demandas, a falta de mapeamento de processos e a ausência de um modelo de gestão de pessoas adequado também podem ser considerados como indicadores de recursos precários e capacidade administrativa limitada para alcançar os objetivos e finalidades dos institutos federais.