Dissertação
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Dissertação por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise da criação de valor público e sua relação com modos de governança pela perspectiva de gestores: Análise na esfera municipal da região centro-oeste de Minas Gerais(2023-03-09) Bonifácio, Guilherme Henrique Pires; Doutor Lucas Maia dos SantosA presente dissertação teve como objetivo geral descrever o campo de estudo sobre criação de valor público na administração pública nacional e internacional. Enquanto objetivos específicos o presente trabalho realizou uma revisão bibliométrica a partir dos artigos extraídos do serviço de indexação de citações Web of Science da Thomson Reuters e Scopus da Elsevier. O estudo identificou e classificou os valores públicos pela ótica de governança e perspectiva de gestores dos municípios da região de planejamento centro-oeste de Minas Gerais e fez a estruturação da oferta de um curso online a servidores públicos municipais, baseado nos construtos da pesquisa sobre criação de valor público e governança pública. Os objetivos foram motivados pela expectativa de que os gestores públicos municipais possam ter um conhecimento teórico limitado sobre a abordagem de criação de valor público em suas ações gerenciais. Foi proposto enquanto procedimentos metodológicos, a realização de uma pesquisa exploratória e descritiva por meio de triangulação de pesquisa, que permite combinar metodologias diferentes, aqui se propondo a realização de estudo bibliométrico, a aplicação de questionários e análise de componentes principais (ACP). O estudo resultou na constatação de que o campo de pesquisa aborda assuntos como prestação eficiente de serviços pelo governo, participação social, cultura organizacional avaliativa e percepções individuais; a ACP revelou que a governança de rede é predominante na região estudada, com os valores “Desenvolvimento de carreira” e “Foco na eficiência e inovação” fortalecendo-a; e um curso online foi desenvolvido para formação profissional de servidores públicos no que se refere aos temas do presente trabalho. A pesquisa apresenta-se como oportunidade de se aumentar os estudos de administração pública levando em conta que a temática da criação de valor público ainda é pouco explorada por pesquisadores brasileiros.
- ItemAplicação da inteligência artificial para conhecimento e registro digital de produtos com ênfase na classificação tributária(2023-04-10) Silva, Denis Ribeiro da; Doutor Alexandre PimentaA Inteligência Artificial está cada vez mais presente em nossas vidas, desde os equipamentos que fazem parte de nosso uso diário, como nossos smartphones, computadores e assistentes virtuais, até os serviços que utilizamos, como em compras na internet, interações nas redes sociais digitais, portfólios e análise de investimentos, previsão do tempo, avaliação de riscos, dentre diversos outros. A Inteligência Artificial vem sendo aplicada nas atividades que são trabalhosas, onerosas, que fornecem risco à saúde humana, como atividades em ambientes hostis, ou, ainda, atividades que o ser humano não consegue realizar, seja por tempo, capacidade ou custo, como análises preditivas de doenças, análises comportamentais, auditorias e outras. Uma das atividades que são onerosas e trabalhosas, proporcionadas pelas milhares de normas e leis tributárias brasileiras, são aquelas relacionadas à Tributação. Segundo o IBPT (2020), desde 1988, são editadas 829 normas fiscais por dia útil. Neste trabalho, pesquisamos o uso da Inteligência Artificial nessa área, assim como os trabalhos e as aplicações existentes, e propusemos novos produtos técnicos que poderão facilitar as atividades relacionadas à área tributária para os contribuintes. Encontramos lacunas de pesquisa e a falta de ferramentas voltadas ao contribuinte, sendo que as existentes buscam auxiliar o Estado em coibir a evasão de tributos. Diante desse cenário, foram criados um produto bibliográfico, três produtos técnicos relacionados aos objetivos específicos e, por fim, um produto técnico referente ao objetivo principal deste trabalho. Além disso, foram elaborados um artigo de revisão de literatura, que foi publicado no USP International Conference in Accounting 2022; um Algoritmo de Leitura e Processamento de Arquivos XML de Notas Fiscais; um Banco de Dados de Produtos, Pessoas e Dados Fiscais; um Algoritmo Processamento e Exportação de Dados Cadastrais e Fiscais; e, pelo objetivo principal, um Algoritmo de Inteligência Artificial baseado em Árvores de Decisão para a Classificação Tributária ICMS. Esses produtos foram implementados e unificados em um único programa. Nas medições realizadas, os produtos técnicos apresentaram bons resultados, como o tempo de leitura, processamento e persistência dos dados no banco de dados, com uma taxa de 165 documentos por segundo. A precisão do Algoritmo de Inteligência Artificial alcançou 97,2%, obtidos após 2,42 minutos de processamento e treinamento sobre uma base de 2.839.599 movimentos fiscais.
- ItemO excesso de confiança nas decisões de investimento(2023-04-17) Soares, Cláudia Cardoso; Doutor Daniel Fonseca Costa; Doutor Bruno César de Melo MoreiraO viés de excesso de confiança tem sido amplamente estudado no campo de Finanças Comportamentais, com o propósito de compreender como o respectivo viés se manifesta no processo de tomada de decisão, sobretudo em ambientes de risco e incerteza. Entretanto, há a necessidade de se desenvolver métodos mais confiáveis de avaliação e mensuração do excesso de confiança em situações de investimento. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo construir e validar uma escala para avaliar o excesso de confiança em processos de tomada de decisão de investimentos. A escala tem como propósito mensurar o nível do viés apresentado pelo investidor, considerando os tipos de excesso de confiança: Overprecision, Overestimation e Overplacement. Além da revisão sistemática, a metodologia utilizada foi um survey disponibilizado pela internet e respondido por uma amostra de 413 indivíduos. Diante disso, o trabalho resultou em três produtos, sendo dois artigos científicos e um artigo tecnológico, os quais analisaram a manifestação do viés de excesso de confiança na tomada de decisão de investimentos. O primeiro produto, denominado de “Métodos de mensuração do viés de excesso de confiança nas decisões de investimento: uma revisão sistemática de literatura”, é caracterizado como um artigo de revisão sistemática de literatura sobre o Excesso de Confiança em decisões de investimento, buscou evidenciar como a literatura tem abordado o excesso de confiança nas decisões de investimento, compreender como o excesso de confiança tem sido mensurado e avaliado, e discutir as lacunas existentes sobre a relação do excesso de confiança com as decisões de investimentos. O segundo produto trata-se de um artigo científico que apresenta a construção, a validação e os resultados da aplicação da escala para avaliar o excesso de confiança nas decisões de investimento. O terceiro produto refere-se a um artigo tecnológico cujo objetivo é demonstrar a aplicação e a utilização da escala em ambientes onde necessita avaliar o excesso de confiança em decisões de investimentos. Com isso, o trabalho demonstra a necessidade de métodos eficazes de mensuração dos vieses cognitivos e a influência de sua manifestação no processo de tomada de decisão de investimentos.
- ItemAnálise da metodologia de pesquisa de preços e o impacto nas compras do Instituto Federal de Minas Gerais(2023-04-17) Oliveira, Rinaldo Alves de; Doutor Lucas Maia dos SantosCompras públicas representam uma parcela importante do PIB de um país, sendo sua gestão eficiente de grande importância para aumento da qualidade e quantidade das aquisições para atingimento da atividade fim das organizações/instituições. A presente dissertação teve como objetivo geral analisar as fontes de pesquisa de preços e sua relação com o resultado das aquisições de bens e produtos em processos de pregão eletrônico no Instituto Federal de Minas Gerais. Para atingir esse propósito foram realizados a investigação da associação entre os procedimentos de pesquisa de preço e a redução dos valores dos itens nas compras por pregão eletrônico, a avaliação da percepção dos servidores envolvidos nos processos de compra em relação à regulamentação do procedimento de pesquisa de preços e seus efeitos nas compras no IFMG e desenvolvido um manual prático baseado nas normas legais vigentes para otimizar o planejamento e execução de pesquisas de preço. O estudo de abordagem mista foi realizado com a coleta de dados: das planilhas de formação de preços, dos valores homologados nas atas dos pregões eletrônicos (SRP) de bens e materiais realizados no período de 2018 a 2020 e, como técnica de análise, foi utilizada a regressão múltipla, somada aos dados qualitativos e quantitativos do questionário enviado aos servidores dos setores de compras. Os resultados indicaram a necessidade de análise dos métodos utilizados para referenciar os preços estimados e reduzir o valor da aquisição e, a regulamentação contribuiu de forma positiva para o aumento dos índices de eficácia e economicidade, enquanto as deficiências apontadas indicaram necessidades de atualização e capacitação, o que possibilitou o desenvolvimento do manual de pesquisa de preços. A pesquisa apresenta-se como um instrumento de auxílio à tomada de decisão dos gestores e servidores envolvidos nos processos de compras, enriquece a literatura sobre a temática de pesquisa de preços, contribui para estudos futuros sobre o tema e colabora na promoção da transparência e acompanhamento de gastos pela sociedade e na difusão do conhecimento obtido aos demais órgãos públicos.
- ItemEconomia comportamental e educação: aplicação de Nudges em estudantes de graduação(2023-05-04) Castro e Alves, Tatiane Katheryne; Doutor Bruno César de Melo Moreira; Doutor Daniel Fonseca CostaO nudge é um instrumento utilizado para direcionar o ser humano a melhores decisões, mediante, por exemplo, a realização de pequenas mudanças no enquadramento das informações. Os nudges possuem uma natureza intervencionista, capazes de alterar o comportamento dos agentes a rumos preestabelecidos sem, contudo, proibir alguma opção ou alterar de maneira significativa os incentivos econômicos. Recentemente, observa-se o interesse crescente quanto à utilização de instrumentos baseados em insights comportamentais no ensino, porém, de forma embrionária, o que demonstra uma carência de pesquisas a respeito do tema, principalmente no Brasil. O setor educacional tem apresentado problemas na limitação da aprendizagem, no desinteresse e nas evasões. É notória, por exemplo, a dificuldade que parte dos acadêmicos apresentam para atingir os objetivos curricularmente propostos, principalmente em cursos onde há disciplinas relacionadas à área de ciências exatas (BRAGA; MIRANDA PINTO; CARDEAL, 1997; ARANTES et al., 2021). Tais dificuldades advém também da presença de vieses cognitivos, como a aversão à perda, viés do presente e procrastinação (JABBAR, 2011; LEAVER, 2016; PEREIRA, 2021). Direcionamentos comportamentais, como os nudges aplicados na Educação, podem se mostrar como soluções eficazes, uma vez que pesquisas (ATAÍDE; LIMA; ALVES, 2006; CIRIBELLI; FERREIRA, 2014) apontam a sua assertividade quanto à melhoria da frequência dos alunos nas aulas, seu engajamento frente aos estudos e entrega de atividades e consequente aperfeiçoamento do desempenho acadêmico. Dado o cenário exposto, foram elaborados dois produtos que evidenciam a relação entre Economia Comportamental e Educação: um artigo científico e um artigo tecnológico. O artigo científico teve como objetivo avaliar, por meio de um experimento desenvolvido com alunos de graduação de uma IES brasileira, se a aplicação de nudges como lembretes e normas sociais proporciona um melhor desempenho acadêmico dos universitários. A utilização dos nudges foi justificada pela sua pertinência e viabilidade. Apesar de relevantes, os testes estatísticos não apontaram diferenças estatisticamente significativas entre o grupo controle e os grupos de tratamento que receberam as intervenções. Esse resultado pode ser explicado por fatores de identidade social, microincentivos, personificação dos nudges, frequência e linha temporal de envio das mensagens. Novos artigos científicos podem integrar preceitos de outros campos sociais, como a sociologia e a etnografia e abarcar metodologias qualitativas para compreender as intervenções comportamentais à luz dos sujeitos de pesquisa. Salienta-se que a pesquisa lançou luzes sobre debates necessários acerca da vasta aplicabilidade e importância da correta estruturação e intervenção dos incentivos comportamentais. O segundo produto, o artigo tecnológico, é exemplificado como um guia prático referente aos métodos empregados para a aplicação dos direcionamentos comportamentais. Esse guia serve como base para o delineamento de políticas públicas que proporcionem um maior engajamento dos estudantes frente às Instituições de Ensino e consequentemente melhorem a sua qualidade de vida no âmbito em questão. O produto técnico tem potencial para prover entes públicos e privados de uma ferramenta de utilização ampla da Arquitetura de Escolha que diminua os ônus sociais e financeiros acarretados pelas limitações do processo educacional.
- ItemGovernança e conflitos de agência: estudo de caso em uma cooperativa agrícola de Minas Gerais(2023-05-11) Martins Neto, Rafael Izidoro; Doutor Adriano Olímpio TonelliO orçamento público pode ser compreendido como uma ferramenta para elaboração do plano de ações governamental, na qual são geradas as prioridades e políticas públicas a serem executadas. Este artigo tem como objetivo analisar o equilíbrio orçamentário através de indicadores denominados quocientes orçamentários dos quatro municípios mais populosos do estado de Minas Gerais entre os anos de 2016 a 2020. Os dados foram obtidos junto ao portal da transparência de cada município. Foi possível perceber a importância da publicidade e transparência dos dados públicos para a fiscalização exercida pela população a respeito dos atos envolvendo o uso dos recursos públicos.
- ItemUso de ‘Nudges’ para encorajar o envolvimento e melhorar o desempenho acadêmico de alunos(2023-05-24) Silva, Philipe Fioravante da; Doutor Bruno César de Melo Moreira; Doutor Daniel Fonseca CostaA Economia Comportamental, através do envio de nudges, tem se tornado um meio crescentemente utilizado como ferramenta promotora de melhoria na oferta de políticas públicas. Na esfera educacional, a literatura apresenta que simples intervenções comportamentais podem contribuir com a melhoria de índices educacionais que impactam a eficiência da política pública. O presente estudo científico, tem como objetivo analisar se a aplicação de nudges, por meio do envio de mensagens, condiciona uma melhoria no desempenho escolar de estudantes do ensino técnico. Foi conduzido um experimento, com uma intervenção no formato de Randomized Complete Block Design (RCBD). Participaram do experimento 159 estudantes de forma voluntária, com idades entre 15 e 19 anos, que estavam matriculados no ensino médio/técnico de uma instituição federal de ensino. Os alunos inicialmente foram separados em 9 blocos, representados pelo ano e curso dos estudantes e, posteriormente, foram aleatoriamente separados em 3 grupos de tratamento: Grupo Experimental 1 em que os alunos receberam lembretes em uma "linguagem softer"; Grupo Experimental 2 em que os alunos receberam lembretes em uma "linguagem harder”; e Grupo Controle sem exposição à nudges. A intervenção experimental ocorreu durante todo o 3° trimestre escolar de 2022 e os resultados mostraram que os tratamentos possuem o mesmo efeito para a média das notas dos alunos, inexistindo diferença estatisticamente relevante entre os tratamentos testados e o desempenho escolar.
- ItemSustainable banking: adoção de práticas bancárias sustentáveis no contexto do cooperativismo de crédito brasileiro(2023-05-24) Sousa, Kennedy Gomes de; Doutor Miguel Rivera Peres Júnior; Doutor Lélis Pedro de AndradeA utilização de critérios socioambientais pelas instituições financeiras pode estimular práticas empresariais mais responsáveis e incentivar a transição para uma economia de baixo carbono e mais sustentável. A partir desse contexto, este estudo busca analisar de que forma o sistema cooperativo de crédito brasileiro tem lidado com a necessidade de adoção de práticas bancárias sustentáveis (sustainable banking). Desta forma, o objetivo geral é analisar o posicionamento do sistema cooperativo de crédito brasileiro em relação à adoção de práticas de sustainable banking. Este objetivo se desdobra em dois outros dois objetivos específicos: analisar as práticas de sustainable banking das federações dos quatro maiores sistemas cooperativistas de crédito brasileiro; e realizar a mesma análise em uma central de crédito cooperativo. Para isso, empregou-se a metodologia proposta por Kumar e Prakash para a construção de um artigo teórico-empírico sobre as práticas bancárias sustentáveis adotadas por essas instituições financeiras. O estudo incluiu uma revisão da literatura sobre o tema e uma pesquisa qualitativa para avaliar as práticas de sustainable banking implementadas pelas confederações. Além disso, foi elaborado um relatório técnico conclusivo sobre estas práticas em uma central de crédito cooperativo com o objetivo de fornecer propostas para a referida central de modo a acentuar sua atuação em práticas sustentáveis. Os resultados apresentam uma situação favorável para o cooperativismo de crédito brasileiro. No entanto, é importante maximizar o potencial das práticas implementadas, pois o estudo identificou uma grande oportunidade de crescimento em produtos e serviços, o que pode fortalecer o setor como uma referência em práticas bancárias sustentáveis. Isso contribuiria para posicionar o setor como um segmento que adota tais práticas de forma abrangente. Desta forma, o estudo contribui de forma prática ao setor no despertar das práticas de sustainable banking e no meio acadêmico ao adaptar e corrigir o framework e na expansão da discussão do tema no setor.
- ItemUma Análise sobre a Gestão de Riscos nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia(2023-05-24) Terra, Juliano Mendonça; Doutor Washington Santos da Silva; Doutor Lélis Pedro de AndradeEsse estudo teve como objetivo elicitar a percepção dos responsáveis pela gestão de riscos dos institutos federais, sobre as práticas adotadas, identificação dos principais riscos, desafios da implantação e impactos e contribuições decorrentes da implantação da gestão de riscos. A aplicação da pesquisa nos institutos federais se deu pela relevância da autarquia no cenário educacional nacional, singularidade do desenho organizacional e inexistência de estudos específicos sobre a gestão de riscos nessa autarquia federal. A metodologia envolveu a realização de um censo, o qual envolveu a aplicação de um questionário desenvolvido por Araújo (2019) a todos os responsáveis pela gestão de riscos dos trinta e oito institutos federais, obteve-se uma taxa de respostas de 75% (27 respondentes e 2 institutos declararam não ter iniciado a implantação da gestão de riscos), na sequencia foi realizada uma análise exploratória e descritiva dos dados. Entre os principais resultados, há evidências de um esforço relevante da administração dos institutos federais para a implantação da gestão de riscos, sendo que os responsáveis diretos percebem sua importância e potencial, entretanto, constataram-se diversas e importantes fragilidades no status atual de implantação, como a falta de mapeamento de processos, possíveis capacitações ineficientes, excesso de demandas dos servidores, falta de engajamento e desconhecimentos de ferramentas tecnológicas que facilitam a gestão de riscos. Outro resultado importante, é a indicação que as instituições têm uma preocupação maior com riscos operacionais do que com riscos financeiros. Ao analisar as fragilidades na implantação da gestão de riscos nos institutos federais, observou-se a possibilidade de que a administração dessas instituições apresente condições precárias para atender à exigência legal de implementação da gestão de riscos. No entanto, além dessa finalidade, outros aspectos como a sobrecarga de demandas, a falta de mapeamento de processos e a ausência de um modelo de gestão de pessoas adequado também podem ser considerados como indicadores de recursos precários e capacidade administrativa limitada para alcançar os objetivos e finalidades dos institutos federais.