Ouro Preto
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Ouro Preto por Programas e cursos "Especialização em Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA formação de leitores literários entre professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental(2024-07-31) Ingrid Tomazia da Silva; Doutor Paulo Ricardo Moura da SilvaO presente trabalho tem o objetivo de investigar a participação em práticas de leitura literária de professores de Língua Portuguesa que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental no município de Mariana – MG, tendo em vista a formação que esses professores tiveram durante toda sua vida. A pesquisa se justifica por acreditarmos ser importante conhecer a história de vida dos docentes para que se possa averiguar como se deu a sua formação leitora e como essa formação contribuiu para a prática de leitura atualmente. Evidenciou-se, neste trabalho, o papel de destaque da família para que o aluno, então professor, se tornasse leitor, uma vez que o processo de formação leitora tende a se iniciar na infância, quando somos impelidos pelos nossos pais, ou algum outro membro da família, a nos aproximar dos livros literários, ou por ter visto em algum momento um adulto da família ler, ou se empenhar para que nos tornássemos leitores. Com base nos resultados obtidos, foi possível perceber que apesar de terem tido um bom contato com os livros desde a infância, os professores não têm conseguido inserir a leitura no cotidiano como gostariam por consequência da rotina de trabalho.
- ItemEstudos sobre formação leitora e a leitura escolarizada entre alunos do Ensino Médio: Estado da Arte(2024-08-08) Gabriela Mendes Morais; Doutora Rafaela Kelsen DiasEste trabalho concentrou-se em analisar como os alunos do Ensino Médio são formados como leitores literários, com foco na leitura escolarizada. Utilizou-se o método de Estado da Arte para investigar e analisar pesquisas existentes sobre o ensino de literatura, com base em uma amostragem previamente definida sobre o que já foi publicado sobre o tema. Assim, o objetivo principal foi encontrar textos científicos sobre práticas de ensino de literatura no Ensino Médio e os objetivos específicos incluíram a seleção e análise de trabalhos acadêmicos que oferecessem diferentes perspectivas sobre o tema. No decorrer da pesquisa foram identificadas quatro categorias principais, presentes no quantitativo de estudos analisados e que se manifestaram de maneira intercalada, mas que, em alguns casos, de forma integrada. Portanto, a revisão realizada se revelou importante para propor novas discussões e contribuir para o avanço da área, considerando estudos anteriores e a necessidade de novos enfoques.
- ItemOs desafios da educação de jovens, adultos e idosos: diálogo entre a produção textual e a vivência dos gêneros no cotidiano(2024-02-23) Viana, Vitória Maria Coelho; Doutora Érica Alessandra Fernandes AnicetoA Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) é uma modalidade de ensino que, durante anos, vem sendo discutida em diversos ambientes escolares. Nessa perspectiva, ao considerar tanto a concepção da EJAI no Brasil quanto a relação do ensino de Língua Portuguesa na educação básica, esta pesquisa propôs analisar a vivência dos gêneros textuais no cotidiano discente e como a prática do letramento está inserida em todo o processo da escrita. Sob esse viés, no decorrer da investigação foi aplicada, na Escola Estadual Dom Pedro II, no município de Ouro Preto-MG, uma oficina de redação que tinha como objetivo relacionar a produção escrita dos estudantes com a vida cotidiana, uma vez que, ao relacionar vida e texto, é possível perceber os verdadeiros contornos do letramento. Algumas diretrizes teóricas foram abordadas, levando em conta o contexto da EJAI no Brasil, então, esta pesquisa, que se insere na área da Linguística Aplicada, abordou, especialmente, os gêneros textuais, os gêneros publicitários e o letramento como prática social. Além dos contornos teóricos, a metodologia de trabalho buscou apresentar o estudo de caso como foco da pesquisa, ao apontar para as características dos sujeitos que compuseram este trabalho, o perfil da escola, a análise de uma entrevista com a docente parceira do trabalho e, finalmente, um questionário com os próprios estudantes, haja vista a intenção de compreender quem são os componentes dessa modalidade de ensino. A análise dos dados gerados foi realizada por meio da produção escrita de uma propaganda feita pelos discentes após as oficinas de redação. Nesses textos, foi possível perceber o quanto os estudantes atribuíram significado à própria produção textual, ao fomentar, ainda mais, a ideia de letramento. Finalizada a investigação, concluiu-se que são vários os desafios em relação ao ensino não regular no Brasil, justamente porque a perspectiva de um ensino supletivo que contemple todos os públicos está, cada vez mais, minimizada, tendo em vista uma crescente juvenilização da EJAI. Mesmo com todos os desafios, é possível, em um ensino de Língua Portuguesa na educação básica, em uma modalidade não regular como a EJAI, atribuir significado à vivência dos gêneros textuais no cotidiano da escola e da vida desses estudantes.