Mestrado em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Mestrado em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental por Programas e cursos "Programa de Mestrado Profissional em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental (MPSTA)"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAssinatura geoquímica e suas implicações para o meio ambiente: Bacia do Rio São Francisco, região entre os municípios de Abaeté e Belo Horizonte.(2023-05-24) Ferreira de Queiroz, Sabrina; Cristina Santos Almeida, Ariana; Duarte Marques, EduardoLevantamentos geoquímicos multielementares (LGM) e o estabelecimento de concentrações de background geoquímico de elementos químicos em sedimentos, solos, rochas e água, a partir de técnicas avançadas de processamento de dados e análises estatísticas, constituem ferramentas importantes ao entendimento dos processos que controlam a dispersão e o comportamento de tais elementos. Tal procedimento possui notável relevância para estudos ambientais ligados à gestão territorial sustentável. A definição destes valores de background permite a confrontação com as legislações e os regulamentos, que estabelecem limites de concentração para elementos potencialmente tóxicos no meio ambiente, muitas vezes sem levar em conta a complexidade e a heterogeneidade da região estudada. O objetivo desta pesquisa é descrever a assinatura geoquímica a partir da definição do background geoquímico e da composição química dos sedimentos de corrente, contribuindo para o conhecimento acerca da distribuição e do comportamento dos elementos químicos, principalmente os potencialmente tóxicos na região entre os municípios de Abaeté e Belo Horizonte — identificando a influência dos grandes domínios geológicos e das ações antrópicas sobre tais elementos. Dados obtidos de projetos geoquímicos, executados pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), foram submetidos a uma análise estatística robusta e métodos consolidados na literatura especializada, caracterizados por análises estatísticas: univariada e bivariada. Como resultado, foram obtidas informações geoespaciais (mapas de distribuição geoquímica atrelados a mapas de geologia e de uso e ocupação; mapas de fator de enriquecimento de metais e fator de contaminação) onde constataram-se fortes evidências de contribuição geológica e possíveis, e pontuais, contaminações relacionadas à atividade humana. A determinação do background e a definição dos compartimentos geoquímicos revelaram forte similaridade com os domínios geológicos, mostrando que as associações geoquímicas são controladas pela geologia. Desta forma, considera-se essencial a definição de valores de referência com base em compartimentos geológicos e se reforça que utilizar valores de referência uniformes para grandes áreas é inadequado. Os valores de background obtidos permitem o monitoramento e o controle das concentrações anômalas de elementos potencialmente tóxicos, principalmente quando associadas à utilização de índices ambientais, auxiliando nas políticas ambientais e em estudos de impactos ambientais e sociais.
- ItemIndicadores mundiais e locais de sustentabilidade para Instituições Federais de Ensino(2023-05-19) Resende, Diovânni Antônio; Ana Cardoso Clemente Filha Ferreira de Paula; Ludimilla Portela Zambaldi Lima SuzukiEstudos propõem a realização de análises de sustentabilidade de instituições educacionais por meio de indicadores, e são adotados rankings acadêmicos que refletem os parâmetros relacionados às políticas de sustentabilidade nas universidades, não somente no Brasil como em todo o mundo. Ademais, alguns tipos de instituições de ensino carregam, ainda, características que as tornam sobremaneira ligadas à questão ambiental, como é o caso das instituições de ensino federais, sobretudo, das que têm tipologia agrícola. Alguns indicadores são utilizados para realizar a mensuração e o gerenciamento da sustentabilidade em instituições de ensino, inclusas as federais, e é em torno dessa premissa que se realiza o presente estudo, que toma por objeto o IFMG Campus Bambuí-MG. O objetivo da pesquisa é avaliar indicadores de sustentabilidade globais para instituições de ensino e propor indicadores de sustentabilidade locais aplicados ao IFMG Campus Bambuí. Para tanto, busca entender o conceito de gestão ambiental e desenvolvimento sustentável; conhecer o papel das instituições de ensino, em especial as com tipologia agrícola, na sustentabilidade; estudar modelos existentes de indicadores de sustentabilidade e verificar sua pertinência para avaliação em instituições de ensino federais; selecionar ou compor um conjunto de indicadores de sustentabilidade aplicáveis ao IFMG Campus Bambuí e replicáveis em outras instituições similares; e pormenorizar os indicadores selecionados e propor ações que visem a sua melhoria contínua. Trata-se de uma pesquisa de tipologia qualitativa, caracterizada como aplicada, bibliográfica e de campo, e o resultado final é representado pela composição da relação de indicadores propostos, sua pormenorização e o desenvolvimento de dois produtos técnicos, caracterizados por um conjunto de planilhas que permite o acompanhamento, em tempo real, dos indicadores na instituição, e de um modelo de Procedimento Operacional Padrão (POP), com três exemplos preenchidos, para desenvolvimento de processos que contribuam para com a melhoria dos indicadores. O conceito de sustentabilidade, o qual extrapola o campo ecológico e alcança também os pilares econômico e social, fazem igualmente importantes essas três vertentes quando se trata de promover uma instituição sustentável. Neste ínterim, as instituições educacionais ocupam lugar de destaque, visto que carregam a função de formar cidadãos. Para elas é imprescindível estabelecer esses indicadores, a fim de se obter um perfil fiel da relação que tem com preceitos da sustentabilidade.