Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) por Programas e cursos "Programa de Pós graduação em Educação Profissional e Tecnológica"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFormação de professores de Educação Física para atuação na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)(0001-12-24) Brito, Marinalva Maria de; Doutor Ronan Daré Tocafundo; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraA nova concepção da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e da Educação Física após a promulgação da LDB de 1996 rompeu com velhos paradigmas de ensino profissional instrumentalizado e unilateral. Hoje a EPT visa à formação humana integral do educando e tem como foco principal preparar o estudante para o mundo do trabalho e para a vida em sociedade, agregando os conhecimentos teóricos e práticos à ciência, tecnologia e cultura. A educação Física deixa de ter como foco apenas a área das ciências da saúde, integrando à sua área de conhecimento outros conteúdos das ciências humanas e sociais. Essas mudanças provocaram, inevitavelmente, a necessidade de qualificação docente. Assim, nesta pesquisa, tratamos do problema central da formação de professores de Educação Física para atuação na Educação Profissional Tecnológica (EPT), buscando compreender como os pressupostos basilares dessa modalidade estiveram presentes durante a formação docente e como os professores se apropriam deles na prática docente. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa cujo método foi um estudo de caso aplicado no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). A amostra foi composta por 5 professores de Educação Física de cinco campi do IFMG. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista e para a análise dos dados foi aplicada a metodologia de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados da pesquisa revelaram algumas lacunas na formação acadêmica inicial e continuada de professores que, necessariamente, precisam ser preenchidas para atender os objetivos e finalidades da EPT. Um produto educacional foi elaborado no sentido de contribuir para a compreensão das premissas fundamentais que sustentam a EPT.