Guia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Guia por Campus "Ouro Branco"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemACaSa Mestre Caetano: ativividades em campo na Sabará de Mestre Caetano(2023-01-18) Jardim, Cleide Janine; ; Doutor Ronan Daré Tocafundo; Parimpar e Pimpa Estúdio (e-book)O guia, no formato e-book, ACASA Mestre Caetano: atividades em campo na Sabará de Mestre Caetano e o Mapa-Guia Digital ACASA Mestre Caetano: atividades em campo na Sabará de Mestre Caetano para a Educação Profissional e Tecnológica Integrada ao Ensino Médio e o, são ferramentas de apoio ao planejamento, agendamento e realização de atividades educativas em espaços não escolares no município de Sabará, em Minas Gerais, idealizadas e concebidas como uma estratégia embasada na teoria do Terceiro Espaço, de Ken Zeichner, com a intencionalidade de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. São Produtos Educacionais frutos da pesquisa de mestrado Espaços não escolares em Sabará: ensino e aprendizagem em Educação Profissional e Tecnológica para além das fronteiras do IFMG, vinculada ao programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEpt) do IFMG Campus Ouro Branco. Os produtos destinam-se, especialmente, a docentes do ensino médio, mas pode ser aproveitado para outros níveis de ensino ou para outras finalidades, como para quem desejar conhecer espaços municipais, para pesquisas ou mesmo turismo. Dedicação, responsabilidade, ética e carinho formam os pilares para a realização de muitas pesquisas, contatos, construção de uma rede de relacionamentos e de parcerias entre escola e diversos espaços da Cidade. A partir das informações registradas, mapeamos espaços para a realização de atividades educativas, privilegiando a escala local, a fim de fortalecer o pertencimento, a valorização do lugar e a conexão entre a educação, o município e comunidade. No e-book e no Mapa-Guia Digital constam apenas espaços e Instituições receptivas a esta proposta educacional, podendo ocorrer novas adesões em edições futuras dos produtos.
- ItemCírculos de leitura: uma estratégia para a formação do leitor literário(0002-10-23) Sá, Ivone Rosa Ferreira de; Franco, Raquel Aparecida Soares Reis; Doutora Raquel Aparecida Soares Reis Franco; Editora ParimparEste Guia não é um documento prescritivo ou instrucional que exige que o professor proceda de uma determinada maneira para realizar uma tarefa e que cumpra as instruções explicitadas. Entretanto, este material tem por objetivo auxiliar todos os professores e futuros docentes, em especial os de língua portuguesa que atuam nos anos finais do ensino fundamental (8º e 9º) e no ensino médio integrado (1ª a 3ª série), a fortalecer a comunidade de leitores na escola por meio dos círculos de leitura.
- ItemGuia de orientações para professores de educação física sob a perspectiva da Educação Profissional e Tecnológica (EPT)(01-12-24) Brito, Marinalva Maria de; Doutor Ronan Daré Tocafundo; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraO propósito do guia é enfatizar a relevância da compreensão e aplicação dos conceitos fundamentais que sustentam a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), visando promover a autonomia e o pensamento crítico do educando do ensino médio técnico.
- ItemGuia orientador para a implantação da política de qualidade de vida no trabalho do Instituto Federal de Minas Gerais: reflexões, apontamentos éticos e caminhos possíveis(2024-10-31) Campos, Márcio de.; Ribeiro,Gisélia Maria Campos.; Doutora Gisélia Maria Campos RibeiroO “GUIA ORIENTADOR PARA A IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS: Reflexões, apontamentos éticos e caminhos possíveis” foi elaborado como uma ferramenta de apoio aos trabalhadores do IFMG, intencionado a apresentar reflexões teóricas, apontamentos éticos e alguns caminhos metodológicos possíveis para a efetivação e a gestão da Política de Qualidade de Vida no Trabalho. Destaca-se que o presente guia poderá ser uma ferramenta útil para outras instituições, devendo ser lido e contextualizado à luz da realidade organizacional de cada entidade. Por meio dos preceitos da Psicodinâmica do Trabalho, considerando o trabalho em sua dimensão ontológica, as discussões apontaram para o imbricado de questões que envolvem a saúde mental nos contextos laborais, em especial as vivências de prazer e sofrimento. Para além do debate necessário sobre o fenômeno, busca-se contribuir com a sistematização crítica de referenciais que possam, em algum grau, favorecer transformações nas condições, na organização e nas relações sociais do trabalho do IFMG.
- ItemGuia prático para comunicação acadêmico-científica no Ensino Médio Integrado(2025-03-31) RODRIGUES, Marcos Cristhyam de Jesus Pereira da Cruz; Doutor Adilson Ribeiro de Oliveira; Bárbara Larissa Alexandre Filgueira Mota; Hemerson Soares da Silva.O material educacional “Guia prático para comunicação acadêmico-científica no Ensino Médio Integrado” é resultado não somente da dissertação “Letramentos e formação humana integral em práticas extensionistas na Educação Profissional e Tecnológica: um estudo de caso”, apresentada ao programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Minas Gerais – campus Ouro Branco, pelo mestre Marcos Cristhyam de Jesus Pereira da Cruz Rodrigues, sob a orientação do professor doutor Adilson Ribeiro de Oliveira, como também das experiências e das atuações dos autores nos três eixos que constituem a base do conhecimento acadêmico: ensino, pesquisa e extensão, e cujas práticas pedagógicas contribuem, dentro da Educação Profissional e Tecnológica, para uma formação omnilateral dos estudantes, tanto do Ensino Médio Integrado quanto das outras modalidades e níveis de ensino. Logo, tem-se aqui um material que reúne esse rico aprendizado dos autores, que são muito didáticos na explicação dos conteúdos, na apresentação das informações verbais e não verbais, como quadros e diagramas, nos exemplos e nas sugestões oferecidas ao leitor. No que se refere ao conteúdo abordado, o guia está dividido em quatro capítulos em que são tratados desde aspectos linguístico-textuais da linguagem acadêmico-científica até modos de se apropriar de maneira eficiente dessa linguagem e também de conceitos e de teorias por meio de exemplos claros e ilustrativos de gêneros comuns no ambiente escolar desde o ensino médio, como por exemplo, relatórios, artigos e comunicações orais em eventos acadêmico-científicos.
- ItemJúri simulado com a temática "processo de vacinação": guia do professor(0012-03-24) Castro, Paula Silva Guimarães; Doutor Gustavo Pereira PessoaTrata-se de um roteiro de júri simulado, guia do professor, que consiste consiste em uma ferramenta que traça o caminho de forma detalhada, facilitando o professor na aplicação da estratégia pedagógica, desde as etapas preliminares, quando considera o conhecimento prévio dos alunos e fomenta a pesquisa como subsídio para construção de suas argumentações, até a simulação do júri, deixando evidente que a temática proposta é o “processo de vacinação”, entretanto, ressaltando que outros temas controversos na sociedade podem ser trabalhados utilizando a ferramenta, considerando as adaptações necessárias, de acordo com o contexto e o público para a sua aplicação.
- ItemMapa-guia digital aCaSa Mestre Caetano: atividades em campo na Sabará de Mestre Caetano para a Educação Profissional e Tecnológica integrada ao Ensino Médio(2023-01-18) Jardim, Cleide Janine; Doutor Ronan Daré TocafundoO Mapa-Guia Digital ACASA Mestre Caetano: atividades em campo na Sabará de Mestre Caetano para a Educação Profissional e Tecnológica Integrada ao Ensino Médio e o e-Book ACASA Mestre Caetano, são ferramentas de apoio ao planejamento, agendamento e realização de atividades educativas em espaços não escolares no município de Sabará, em Minas Gerais, idealizadas e concebidas como uma estratégia embasada na teoria do Terceiro Espaço, de Ken Zeichner, com a intencionalidade de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. São Produtos Educacionais frutos da pesquisa de mestrado Espaços não escolares em Sabará: ensino e aprendizagem em Educação Profissional e Tecnológica para além das fronteiras do IFMG, vinculada ao programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFMG Campus Ouro Branco. Os produtos destinam-se, especialmente, a docentes do ensino médio, mas pode ser aproveitado para outros níveis de ensino ou para outras finalidades, como para quem desejar conhecer espaços municipais, para pesquisas ou mesmo turismo. Dedicação, responsabilidade, ética e carinho formam os pilares para a realização de muitas pesquisas, contatos, construção de uma rede de relacionamentos e de parcerias entre escola e diversos espaços da Cidade. A partir das informações registradas, mapeamos espaços para a realização de atividades educativas, privilegiando a escala local, a fim de fortalecer o pertencimento, a valorização do lugar e a conexão entre a educação, o município e comunidade. No e-book e no Mapa-Guia Digital constam apenas espaços e Instituições receptivas a esta proposta educacional, podendo ocorrer novas adesões em edições futuras dos produtos.