Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 7
- ItemGuia prático para comunicação acadêmico-científica no Ensino Médio Integrado(2025-03-31) RODRIGUES, Marcos Cristhyam de Jesus Pereira da Cruz; Doutor Adilson Ribeiro de Oliveira; Bárbara Larissa Alexandre Filgueira Mota; Hemerson Soares da Silva.O material educacional “Guia prático para comunicação acadêmico-científica no Ensino Médio Integrado” é resultado não somente da dissertação “Letramentos e formação humana integral em práticas extensionistas na Educação Profissional e Tecnológica: um estudo de caso”, apresentada ao programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Minas Gerais – campus Ouro Branco, pelo mestre Marcos Cristhyam de Jesus Pereira da Cruz Rodrigues, sob a orientação do professor doutor Adilson Ribeiro de Oliveira, como também das experiências e das atuações dos autores nos três eixos que constituem a base do conhecimento acadêmico: ensino, pesquisa e extensão, e cujas práticas pedagógicas contribuem, dentro da Educação Profissional e Tecnológica, para uma formação omnilateral dos estudantes, tanto do Ensino Médio Integrado quanto das outras modalidades e níveis de ensino. Logo, tem-se aqui um material que reúne esse rico aprendizado dos autores, que são muito didáticos na explicação dos conteúdos, na apresentação das informações verbais e não verbais, como quadros e diagramas, nos exemplos e nas sugestões oferecidas ao leitor. No que se refere ao conteúdo abordado, o guia está dividido em quatro capítulos em que são tratados desde aspectos linguístico-textuais da linguagem acadêmico-científica até modos de se apropriar de maneira eficiente dessa linguagem e também de conceitos e de teorias por meio de exemplos claros e ilustrativos de gêneros comuns no ambiente escolar desde o ensino médio, como por exemplo, relatórios, artigos e comunicações orais em eventos acadêmico-científicos.
- ItemGuia orientador para a implantação da política de qualidade de vida no trabalho do Instituto Federal de Minas Gerais: reflexões, apontamentos éticos e caminhos possíveis(2024-10-31) Campos, Márcio de.; Ribeiro,Gisélia Maria Campos.; Doutora Gisélia Maria Campos RibeiroO “GUIA ORIENTADOR PARA A IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS: Reflexões, apontamentos éticos e caminhos possíveis” foi elaborado como uma ferramenta de apoio aos trabalhadores do IFMG, intencionado a apresentar reflexões teóricas, apontamentos éticos e alguns caminhos metodológicos possíveis para a efetivação e a gestão da Política de Qualidade de Vida no Trabalho. Destaca-se que o presente guia poderá ser uma ferramenta útil para outras instituições, devendo ser lido e contextualizado à luz da realidade organizacional de cada entidade. Por meio dos preceitos da Psicodinâmica do Trabalho, considerando o trabalho em sua dimensão ontológica, as discussões apontaram para o imbricado de questões que envolvem a saúde mental nos contextos laborais, em especial as vivências de prazer e sofrimento. Para além do debate necessário sobre o fenômeno, busca-se contribuir com a sistematização crítica de referenciais que possam, em algum grau, favorecer transformações nas condições, na organização e nas relações sociais do trabalho do IFMG.
- ItemCírculos de leitura: uma estratégia para a formação do leitor literário(0002-10-23) Sá, Ivone Rosa Ferreira de; Franco, Raquel Aparecida Soares Reis; Doutora Raquel Aparecida Soares Reis Franco; Editora ParimparEste Guia não é um documento prescritivo ou instrucional que exige que o professor proceda de uma determinada maneira para realizar uma tarefa e que cumpra as instruções explicitadas. Entretanto, este material tem por objetivo auxiliar todos os professores e futuros docentes, em especial os de língua portuguesa que atuam nos anos finais do ensino fundamental (8º e 9º) e no ensino médio integrado (1ª a 3ª série), a fortalecer a comunidade de leitores na escola por meio dos círculos de leitura.
- ItemJúri simulado com a temática "processo de vacinação": guia do professor(0012-03-24) Castro, Paula Silva Guimarães; Doutor Gustavo Pereira PessoaTrata-se de um roteiro de júri simulado, guia do professor, que consiste consiste em uma ferramenta que traça o caminho de forma detalhada, facilitando o professor na aplicação da estratégia pedagógica, desde as etapas preliminares, quando considera o conhecimento prévio dos alunos e fomenta a pesquisa como subsídio para construção de suas argumentações, até a simulação do júri, deixando evidente que a temática proposta é o “processo de vacinação”, entretanto, ressaltando que outros temas controversos na sociedade podem ser trabalhados utilizando a ferramenta, considerando as adaptações necessárias, de acordo com o contexto e o público para a sua aplicação.
- ItemGuia de orientações para professores de educação física sob a perspectiva da Educação Profissional e Tecnológica (EPT)(01-12-24) Brito, Marinalva Maria de; Doutor Ronan Daré Tocafundo; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraO propósito do guia é enfatizar a relevância da compreensão e aplicação dos conceitos fundamentais que sustentam a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), visando promover a autonomia e o pensamento crítico do educando do ensino médio técnico.