Navegando por Autor "Marie Luce Tavares"
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- ItemDidática e relações interpessoais: o diálogo por uma comunicação não violenta entre professor e aluno no âmbito da EPT(2024-10-04) Dias, Gracielle Paixão Santos; Marie Luce TavaresA relação professor-aluno é fundamental no processo de ensino-aprendizagem, servindo como um pilar central para o desenvolvimento educacional. Nesse contexto, a importância do diálogo e da comunicação respeitosa e sem ruídos se destacam como elementos chave para alcançar uma educação verdadeiramente transformadora. Este estudo, desse modo, explora a relação professor-aluno, sob a luz de dois conceitos complementares: o diálogo, conforme concebido por Paulo Freire, e a Comunicação Não Violenta (CNV), proposta por Marshall B. Rosenberg. Partindo dessas premissas, esta pesquisa tem como objetivo investigar quais são os aspectos da relação professor-aluno na percepção dos estudantes, os quais são impactados por essas barreiras comunicacionais, e como esses elementos interferem na interação e, consequentemente, na aprendizagem. O trabalho foi realizado em uma unidade do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), com alunos dos terceiros anos do Ensino Médio Integrado, maiores de 18 anos, por meio de uma análise da visão desses alunos sobre a comunicação e a relação interpessoal com os professores. Os resultados refletem a complexidade das relações interpessoais no ambiente escolar, sugerindo barreiras comunicacionais que relacionam a compreensão mútua entre professores e alunos, a existência de violência verbal e preconceito, as necessidades que não atendidas nesse processo, o silenciamento, a percepção de indiferença por parte dos professores, bem como as interferências das emoções na relação e nas consequências negativas que ocorrem na aprendizagem. A contribuição resultante deste estudo são dois Produtos Educacionais que têm o objetivo de auxiliar na mudança de comportamento do público pesquisado e, para além disso, no cenário educacional. O primeiro é o instrumento de autoavaliação O que foi que eu disse? E como é?, o qual auxilia professores a conhecer e refletir sobre seu padrão comunicacional. O segundo é a ferramenta Escutatória (escuta + oratória), um dispositivo de registro e acolhimento para identificar e visibilizar casos de bullying e violência, oferecendo espaço seguro para que os estudantes falem e sejam ouvidos.
- ItemDidática e relações interpessoais: o diálogo por uma comunicação não violenta entre professor e aluno no âmbito da EPT(2024-10-04) Dias, Gracielle Paixão Santos; Marie Luce TavaresA relação professor-aluno é fundamental no processo de ensino-aprendizagem, servindo como um pilar central para o desenvolvimento educacional. Nesse contexto, a importância do diálogo e da comunicação respeitosa e sem ruídos se destacam como elementos chave para alcançar uma educação verdadeiramente transformadora. Este estudo, desse modo, explora a relação professor-aluno, sob a luz de dois conceitos complementares: o diálogo, conforme concebido por Paulo Freire, e a Comunicação Não Violenta (CNV), proposta por Marshall B. Rosenberg. Partindo dessas premissas, esta pesquisa tem como objetivo investigar quais são os aspectos da relação professor-aluno na percepção dos estudantes, os quais são impactados por essas barreiras comunicacionais, e como esses elementos interferem na interação e, consequentemente, na aprendizagem. O trabalho foi realizado em uma unidade do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), com alunos dos terceiros anos do Ensino Médio Integrado, maiores de 18 anos, por meio de uma análise da visão desses alunos sobre a comunicação e a relação interpessoal com os professores. Os resultados refletem a complexidade das relações interpessoais no ambiente escolar, sugerindo barreiras comunicacionais que relacionam a compreensão mútua entre professores e alunos, a existência de violência verbal e preconceito, as necessidades que não atendidas nesse processo, o silenciamento, a percepção de indiferença por parte dos professores, bem como as interferências das emoções na relação e nas consequências negativas que ocorrem na aprendizagem. A contribuição resultante deste estudo são dois Produtos Educacionais que têm o objetivo de auxiliar na mudança de comportamento do público pesquisado e, para além disso, no cenário educacional. O primeiro é o instrumento de autoavaliação O que foi que eu disse? E como é?, o qual auxilia professores a conhecer e refletir sobre seu padrão comunicacional. O segundo é a ferramenta Escutatória (escuta + oratória), um dispositivo de registro e acolhimento para identificar e visibilizar casos de bullying e violência, oferecendo espaço seguro para que os estudantes falem e sejam ouvidos.
- ItemEducação Profissional e Tecnológica no Brasil : entre práticas e recursos educacionais: volume 3(2024-08-16) Heleniara Amorim Moura; Marie Luce Tavares; Raquel Aparecida Soares Reis Franco; Rodolpho Gauthier Cardoso dos Santos; Adilson Ribeiro de Oliveira; Cíntia Letícia Cruz Saraiva; Edneia Aparecida Batista; Efigênia de Fátima Cornélio Aladim; Fátima Aparecida de Freitas Dias Costa; Gilcéia Freitas Magalhães Leal; Gilzilene de Jesus Caetano; Gisélia Maria Campos Ribeiro; Ivone Rosa Ferreira de Sá; Jaqueline Cássia da Rocha Pereira; José Fernandes da Silva; Pablo Calegario; Pablo Menezes e Oliveira; Pedro Xavier da Penha; Rafael Vieira Âmbar; Ygor Bruno Fernandes da Silva; Raquel Aparecida Soares Reis Franco; Alexandre Delfino XavierA obra “Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: entre práticas e recursos educacionais” é o terceiro volume da série “Educação Profissional e Tecnológica no Brasil”, coletânea idealizada, produzida e organizada por docentes pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). O livro aborda os Produtos Educacionais no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com o objetivo de repensar a organização dos espaços pedagógicos, as práticas e os recursos educacionais a partir da produção do programa, destacando a multiplicidade de produtos e de temáticas que dialogam e atravessam a EPT no Brasil. Trata-se, portanto, de boa oportunidade para a compreensão do que é o Produto Educacional no contexto da EPT, e ainda de conhecer e/ou refletir sobre aspectos desse campo educacional.
- ItemEscutatória para uma escola sem violência: manual de implantação e fluxo de acolhimento(2024-10-04) Dias, Gracielle Paixão Santos; Marie Luce Tavares; Gracielle Paixão Santos Dias"Escutatória" é uma ferramenta educacional desenvolvida para promover o registro, a identificação e o acolhimento de casos de bullying e violência nas escolas, com base nos princípios da Comunicação Não Violenta (CNV) de Marshall Rosenberg e na pedagogia dialógica de Paulo Freire. Inspirada no texto de Rubem Alves que dá nome ao produto, a Escutatória oferece um canal seguro, confidencial e acessível para que estudantes possam relatar suas experiências, seja de forma anônima ou identificada. A ferramenta combina tecnologia e humanização, permitindo o upload de evidências e garantindo a confidencialidade. Além disso, inclui um fluxo de acolhimento voltado tanto para as vítimas quanto para os agressores, promovendo a escuta ativa, a empatia e a restauração das relações. Seu design foi pensado para atender ao contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), mas possui potencial de adaptação para redes de ensino municipais e estaduais. O objetivo principal da Escutatória é construir uma cultura escolar de diálogo e respeito, transformando a maneira como conflitos e situações de violência são tratados, e contribuindo para uma escola mais segura, inclusiva e humana.