Navegando por Autor "Magalhães Júnior, Edivar"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemComo criar materiais didáticos para o ensino de geografia escolar: guia prático para professores(2025-05-13) Magalhães Júnior, Edivar; Doutor Venilson Luciano Benigno FonsecaEste produto educacional é resultado da pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional – PROFGEO, na linha de pesquisa Saberes e Conhecimentos da Geografia no Espaço Escolar, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Ouro Preto. A proposta aqui apresentada foi elaborada a partir da dissertação intitulada “Diretrizes para a elaboração de materiais didáticos por professores do ensino de geografia escolar: criar para ensinar”, defendida em 13 de maio de 2025 por Edivar Magalhães Júnior, sob orientação do Prof. Venilson Luciano Benigno Fonseca. A pesquisa teve como objetivo refletir sobre os processos de criação de materiais didáticos no ensino de Geografia, oferecendo diretrizes que colaborem com a prática docente. Visando à articulação entre os resultados acadêmicos e sua aplicação no cotidiano escolar, desenvolveu-se, como desdobramento da dissertação, este produto educacional: o guia “Como Criar Materiais Didáticos para o Ensino de Geografia: Guia Prático para Professores”. Este material foi pensado para auxiliar professores de Geografia na criação de recursos didáticos mais eficazes, significativos e coerentes com os fundamentos da disciplina e com as demandas do ensino. Espera-se que o guia contribua com práticas pedagógicas mais criativas, críticas e contextualizadas, fortalecendo o ensino de Geografia nas escolas. A dissertação e seu produto educacional foram realizadas com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, por meio de concessão de bolsa de estudos.
- ItemDiretrizes para a elaboração de materiais didáticos por professores do ensino de geografia escolar: criar para ensinar(2025-05-13) Magalhães Júnior, Edivar; Doutor Venilson Luciano Benigno FonsecaEsta dissertação tem como objetivo propor diretrizes pedagógicas que orientem professores de geografia da Educação Básica na criação de materiais didáticos autorais, contextualizados e alinhados às diretrizes curriculares nacionais. O estudo parte da constatação de que muitos materiais utilizados nas escolas são desatualizados, descontextualizados e desajustados às realidades locais e aos estilos de aprendizagem dos alunos, além de não contemplarem a autonomia criativa do professor. A pesquisa adota como referencial teórico e metodológico o modelo de design instrucional ADDIE — Análise (Analysis), Design (Design), Desenvolvimento (Development), Implementação (Implementation) e Avaliação (Evaluation) — adaptado à prática docente conforme Filatro (2023). A partir dessa abordagem, o trabalho sistematiza um conjunto de diretrizes aplicáveis à produção de materiais didáticos para o ensino de geografia, destacando a importância da intencionalidade pedagógica e do uso de diferentes mídias e tecnologias educacionais. Os métodos incluem análise documental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), revisão bibliográfica sobre materiais didáticos e design instrucional, além da elaboração de um produto educacional prático: o guia “Como Criar Materiais Didáticos para o Ensino de geografia”. Este guia visa apoiar o planejamento docente, promovendo práticas pedagógicas inovadoras, críticas e contextualizadas. Como conclusão, a dissertação defende que a elaboração de materiais didáticos não deve ser um ato técnico isolado, mas sim uma prática pedagógica consciente e transformadora. A valorização da autoria docente, aliada ao uso de metodologias estruturadas como o design instrucional, pode contribuir significativamente para o aprimoramento do ensino de geografia e a formação de cidadãos críticos e reflexivos.
- ItemPROFGEO: convergindo trajetórias em direção ao ensino de Geografia do IFMG(2024-10-01) Fonseca, Venilson Luciano Benigno; Novais, André Luiz Barbosa; Magalhães Júnior, Edivar; Vieira, Cristiano Alexandre; Cupolillo, Fulvio; Santos, Saul Lima; Gomes Braga, Fernando; Costa Júnior, Clóvis dos Santos; Lima, Camila Rodrigues de; Dutra, Paulo Alexandre Gomes Campos; Delpupo Souza, Caroline; Sousa, Leonardo Coelho de; Silva, Cecília Félix Andrade; Paula, Geovana Maria Freitas de; Lacerda, Lucas Henrique; Cardoso, Leandro Andrade; Delpupo Souza, Caroline; Editora IFMGComo primeiro produto bibliográfico derivado das ações da comunidade do PROFGEO/IFMG, esta obra pretende representar a materialização de um exercício coletivo de convergência das experiências pregressas de docentes e discentes, com os pretensos legados teóricos que se almeja construir enquanto programa. O volume busca avançar na compreensão do processo e do momento de implementação do PROFGEO, a partir do resgate de construções e pesquisas em curso, em franco diálogo com o ensino de Geografia. Além disso, serão propostos exercícios e olhares acerca da Geografia e de seu ensino, sempre por meio da articulação entre experiências pregressas e apontamentos futuros no âmbito do PROFGEO. Por fim, a obra centra-se em debates sempre articulados com as linhas de pesquisa do programa: Linha 1 – Saberes e conhecimentos da Geografia no espaço escolar; Linha 2 – Formação docente em Geografia; Linha 3 – As linguagens no ensino de Geografia.