Navegando por Autor "Lage, Paulo Cabral"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemNo meio do caminho tem escola? Mineração e ensino de Geografia nas práticas pedagógicas docentes no município de Itabira/MG(0024-08-29) Lage, Paulo Cabral; Doutor Paulo Eduardo Alves Borges da SilvaEsta dissertação de mestrado busca resgatar o debate sobre os impactos socioambientais na cidade de Itabira/MG, investigando suas relações com a prática pedagógica de professores de Geografia que trabalham no município. Itabira, a “ cidade do ferro”, é berço da Companhia Vale do Rio Doce, fundada no município em 1942, e hoje uma das maiores empresas mineradoras do mundo. O estudo se ampara em uma revisão bibliográfica sobre o tema, de forma a apresentar o contexto histórico da atividade mineradora no território itabirano e os impactos socioambientais dela decorrentes. Busca também refletir sobre o papel da Escola e da Geografia no contexto da educação pública brasileira. Analisa os documentos orientadores da prática pedagógica em Geografia (BNCC e CRMG) e coleções didáticas utilizadas nas escolas para investigar de que forma o tema da Mineração aparece nesses documentos. E, através da aplicação de questionários, como o tema se materializa na prática pedagógica dos professores de Geografia em escolas estaduais e municipais de Itabira.
- ItemOs impactos socioambientais da mineração em Itabira/MG(0024-08-29) Lage, Paulo Cabral; Silva, Paulo Eduardo Borges da; Doutor Paulo Eduardo Alves Borges da SilvaEste material foi produzido a partir da dissertação de mestrado “No meio do caminho tem escola? Mineração e ensino de Geografia nas práticas pedagógicas docentes no município de Itabira/MG”. Ao se considerar a carência de materiais que estudem a atividade mineradora de forma crítica, busca-se contribuir para o estudo dos impactos socioambientais da mineração sobre os territórios. Parte-se da realidade de Itabira, a “cidade do ferro”, berço da Companhia Vale do Rio Doce (atual Vale S.A), onde a atividade é desenvolvida em larga escala há mais de 80 anos e os impactos são enormes. O material destina-se a professores da educação básica e contém textos, mapas, fotografias, sugestão de materiais complementares e atividades que podem ser utilizadas integralmente ou adaptadas para o uso nas aulas de Geografia com alunos dos anos finais do ensino fundamental e também do ensino médio. Os elementos apresentados podem ser trabalhados de forma integrada com as disciplinas de História, Ciências da Natureza e Língua Portuguesa. Ao final, apresenta-se também proposta de atividade de campo no município de Itabira, de forma que os alunos possam observar os impactos da mineração a partir da realidade local.