Navegando por Autor "De Paula, Júlio César"
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- ItemBases conceituais para um Ensino Médio Necessário(2025-04-30) De Paula, Júlio César; Silva, José Fernandes daO livro Bases Conceituais para um Ensino Médio Necessário, de Júlio César de Paula e José Fernandes da Silva, emerge como fruto de uma pesquisa aplicada no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFMG – Campus Ouro Branco. Com um olhar crítico e profundamente comprometido com a realidade docente. A obra propõe uma reflexão densa e articulada sobre os caminhos possíveis e desejáveis para o Ensino Médio brasileiro diante das recentes transformações educacionais. Ancorado em referências fundamentais como Saviani, Frigotto e Marx, o texto percorre as raízes históricas da dualidade estrutural que permeia o Ensino Médio – entre a formação propedêutica voltada às elites e a formação tecnicista destinada à classe trabalhadora – para, a partir daí, propor uma concepção de escola integrada, politécnica e omnilateral, centrada no trabalho e na pesquisa como princípios educativos. Mais que uma análise teórica, o livro se coloca como instrumento prático para docentes que atuam nos itinerários formativos do Novo Ensino Médio. Nesse sentido, oferece sugestões metodológicas, indicações de materiais complementares e exemplos de produtos educacionais que fortalecem o vínculo entre teoria e prática.Trata-se, portanto, de um material que dialoga com a realidade concreta da sala de aula, sem abdicar da densidade conceitual. Um convite à ação reflexiva para aqueles que acreditam que outro Ensino Médio é não só possível, como necessário.
- ItemNOVO ENSINO MÉDIO E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA(2025-04-30) De Paula, Júlio César; Dr. José Fernandes da SilvaA presente pesquisa investiga a precarização e a deterioração das condições de trabalho dos docentes na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), em especial aqueles que atuam nos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio (NEM). A partir de uma abordagem qualitativa, sustentada pelo referencial teórico do materialismo histórico-dialético, analisamos como a reestruturação produtiva do capital e a implementação de políticas neoliberais têm intensificado a fragmentação da carreira docente, ampliando a flexibilização, a instabilidade contratual e o esvaziamento de sentido na profissão. Metodologicamente, realizamos uma análise documental e bibliográfica crítica das normativas que orientam a EPT, associada à pesquisa de campo em uma instituição pública de ensino. Foram aplicados questionários e entrevistas semiestruturadas com professores que atuam nos Itinerários Formativos, permitindo captar suas percepções sobre os efeitos das recentes reformas educacionais em sua prática profissional. Os resultados indicam que a implementação do NEM, mesmo com suas mais recentes alterações, reforça a dualidade estrutural do ensino médio brasileiro, restringindo o acesso à formação integral e reduzindo a autonomia docente. O avanço da lógica mercantil na educação intensifica a sobrecarga laboral e desarticula a coletividade da categoria, dificultando formas de resistência e organização sindical. Ademais, a substituição de conteúdos críticos por competências pragmáticas direcionadas ao mercado de trabalho compromete a função social da educação, enfraquecendo o potencial emancipatório do ensino. A relevância deste estudo reside na necessidade de compreender para enfrentar o processo de precarização docente como parte de uma dinâmica mais ampla de desmonte das políticas públicas e de desvalorização da educação pública como direito social. Ao trazer à tona as vivências dos professores no contexto da reforma do ensino médio, buscamos contribuir para o debate sobre as diferentes formas de exploração do trabalho docente como expressões da luta de classes, além de alternativas que fortaleçam a EPT, resguardando seu papel na formação crítica e integral da juventude trabalhadora.