Trabalho de Conclusão de Curso
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso por Orientador "Mestre Flávio Rocha Puff"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemBioindicadores em áreas de Mineração(2021-04-28) Corrêa, Jurandir Martins; Mestre Flávio Rocha PuffO presente trabalho consistiu em realizar uma abordagem bibliográfica sobre os mecanismos naturais de controle ambiental, “bioindicadores” em áreas de mineração, aliadas a outras práticas, de forma que possibilitasse monitorar a qualidade do sistema em questão. Estabelecendo, assim, parâmetros de controles que permitam justificar, perante os órgãos públicos e a sociedade civil, o compromisso com o meio ambiente e o caráter sustentável da empresa junto ao empreendimento. Há, portanto, a possibilidade de utilizar esses bioindicadores para monitoramento e controle, mas também para garantir um selo de responsabilidade ambiental. As substâncias químicas introduzidas no ambiente podem penetrar nos diversos ecossistemas em toda biosfera. A contaminação química pode afetar os ecossistemas, causando mudanças nas funções de organismos particulares. Os efeitos adversos, causados por contaminações no ambiente podem ser observados nos bioindicadores através das mudanças em seu comportamento e no seu processo metabólico. Nos últimos anos, as investigações concentraram-se na busca de bioindicadores (plantas e organismos animais) que acumulam substâncias tóxicas. O objetivo do presente estudo foi discutir seleções métodos de avaliação da qualidade ambiental com base em organismos vivos usados como bioindicadores, com enfoque nos ecossistemas aquáticos.
- ItemEducação ambiental: a formação de uma consciência cidadã e ambiental na Escola Municipal Dr. Inocente Soares Leão – Guanhães - MG(2015-10-03) Reis, Alessandra Maria dos; Mestre Flávio Rocha PuffConsiderando a situação atual em que se encontra o Meio Ambiente, faz-se necessário desenvolver posturas e ações voltadas para a conscientização ambiental da população. Por ser a educação formal uma aliada neste processo, a Educação Ambiental deve ser trabalhada desde os primeiros graus de escolaridade, formando o sujeito consciente. Partindo deste princípio, este trabalho teve como objetivo avaliar como a questão ambiental é tratada pela Escola Municipal Dr. Inocente Soares Leão, pertencente à cidade de Guanhães, Minas Gerais. Para isto, foi desenvolvido um banco de dados a partir da aplicação de questionários para os alunos das 4ª séries (5º ano) do Ensino Fundamental e seus professores, num total de 43 alunos e duas professoras, avaliando os níveis de conhecimento e conscientização dos mesmos com o intuito de colher informações que auxiliem no aprimoramento das práticas em Educação ambiental na instituição. Fez-se uma revisão bibliográfica com o intuito de formar bases para discutir a importância em se trabalhar a Educação Ambiental e a partir dela formar cidadãos conscientes, comprometidos com as causas ambientais, capazes de refletir e buscar soluções para as diversas situações encontradas. Com questionários respondidos seguiu-se para a análise dos resultados, tendo como foco identificar as metodologias usadas pelos professores para abordar a temática ambiental no ambiente escolar, a existência de incentivos e qualificação que auxiliem no processo e desperte cada vez mais o interesse dos alunos em discutir os temas e ajude-os no desenvolvimento do exercício da cidadania, através de práticas e valores ser atuantes frente à questão socioambiental, buscando a melhoria da qualidade de vida e a proteção ambiental.
- ItemSacolas plásticas(2020-07-29) Magalhâes Júnior, Rudolph Guerick de Miranda; Mestre Flávio Rocha PuffNa última década, o mundo consome cerca de um milhão de sacos plásticos por minuto, o que faz deste material o detrito que mais polui as cidades, causando sobrecarregamento de aterros e entupimento de redes hídricas, inundações e degradação ambiental. Para minimizar os prejuízos causados pelas sacolas plásticas faz-se necessário a utilização de sacolas retornáveis ou outro tipo de coletor, como caixas de papelão, bolsas, entre outros meios. Diante desta realidade, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre a temática para observar sobre o uso das mesmas. Notou-se que a utilização de sacolas plásticas é muito intensa em todas as idades e graus de escolaridade, e que tais clientes têm consciência dos danos causados ao meio ambiente pelo mau uso destas, e são a favor da substituição, apesar de muitos usarem estas sacolas para o descarte do lixo. Sendo assim, é de extrema importância a execução de trabalhos que conscientizem a comunidade em geral, com o intuito de reduzir o uso das sacolas plásticas.