Licenciatura em Matemática
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Licenciatura em Matemática por Orientador "Mestre Sandro Salles Gonçalves"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO uso do Teodolito artesanal como material didático no ensino da trigonometria(2019-12-17) Nunes, Jefferson Eduardo da Silva; Vasconcelos, Júnior Dias de; Mestre Sandro Salles GonçalvesO processo de ensino e aprendizagem vem sendo amplamente debatido nos últimos tempos em pesquisas, cursos de formação de professores, cursos de especializações lato e strictu sensu. Dentre essas discussões, ancora-se a dificuldade em torno da aprendizagem de conceitos de trigonometria: desde os mais básicos até as complexas relações trigonométricas que envolvem arcos, congruências e identidades. Este trabalho visou estudar as contribuições que a construção e utilização do Teodolito Artesanal como material didático pôde contribuir no ensino da Trigonometria, especificamente no ensino das relações trigonométricas no triângulo retângulo, para alunos do segundo ano do Ensino Médio, em uma escola de zona rural do município de São João Evangelista, Minas Gerais. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, teve como instrumento de coleta de dados a observação, registros em cadernos e anotações a partir de uma atividade aplicada aos estudantes participantes. Os resultados apontam que a construção e utilização do teodolito artesanal, bem como a sua utilização em aulas práticas, pode contribuir para melhor entendimento das relações trigonométricas no triângulo retângulo. Destacamos que o uso de materiais manipuláveis, especialmente em matemática, possui relevante importância no processo de aprendizagem por parte dos estudantes por envolvê-los em atividades mais instigantes e torna-los parte do processo e não apenas destinatários desse.
- ItemOs instrumentos externos de avaliação e suas implicações na prática pedagógica do professor de matemática(2014-11-14) Gonçalves, Bruno Pinheiro dos Reis; Monteiro, Edson antônio Santos; Batista, Jéffesson Anatário Nazário; Mestre Sandro Salles GonçalvesEsta pesquisa teve como principal objetivo analisar os impactos proporcionados pelas avalições externas ao planejamento e desenvolvimento das aulas de matemática do 9º ano do ensino fundamental, assim como os impactos causados por essas avaliações na prática do professor de Matemática da referida série na Escola Estadual “Josefina Pimenta”, na cidade de São João Evangelista, Minas Gerais. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, teve sua elaboração baseada nas concepções metodológicas de pesquisa sugeridas por Romberg (1996), destacando que “toda pesquisa começa com uma curiosidade sobre um fenômeno particular do mundo real”. Diante de nosso objetivo, desenvolvemos entrevistas semiestruturadas com o professor de Matemática do 9º ano e com a especialista em educação da escola de realização desta pesquisa. Também foi feita uma entrevista semiestruturada com profissionais da SRE-Guanhães que lidam com questões referentes às avaliações externas. Determinados os procedimentos metodológicos, evidenciamos a necessidade de uma abordagem bibliográfica sobre o tema da avaliação em um contexto geral e, especificamente, no contexto da Matemática. Complementando, foi realizado um estudo quanto às leis que regulamentam as avaliações, buscando informações que nos fossem úteis à sua caracterização. Com o foco nas avaliações externas, fizemos uma abordagem do PROEB. Procuramos fazer uma caracterização objetiva desse programa, a fim de facilitar possíveis interpretações no decorrer deste trabalho. Também tivemos como objetivo identificar se há um alinhamento entre as diferentes fontes consultadas, acervo bibliográfico e as entrevistas, no que diz respeito aos objetivos das avaliações, internas e externas. Ao fim, realizamos algumas considerações com base nos levantamentos teóricos associados aos resultados derivados das entrevistas, buscando estabelecer algumas considerações sobre o que foi proposto.
- ItemUm estudo da disciplina de cálculo nos cursos de Bacharelado em Agronomia, Licenciatura em Matemática e Sistemas de Informação do IFMG/SJE(2019-12-16) Felix, Carpóforo Calixto; Silva, Welerson Vicente; Mestre Sandro Salles GonçalvesNesta pesquisa, sob a temática do Cálculo Diferencial e Integral, buscou-se responder se a disciplina de Fundamentos de Matemática tem contribuído para a melhoria nos índices de aprovação na disciplina de Cálculo Diferencial. Delimitou-se no objetivo geral a realização de uma análise histórica da disciplina de Cálculo Diferencial em três cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus São João Evangelista. Como objetivos específicos destacam-se a realização de um estudo do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) dos cursos, e ainda, a análise e comparação do desempenho dos alunos da disciplina de Cálculo nesses cursos. Nesta pesquisa, de cunho qualitativo, buscou-se evidenciar a importância de uma disciplina de pré-requisito para que os alunos tenham um bom desempenho no Cálculo. Inicialmente, analisou-se os PPC’s dos cursos pesquisados, com foco nas disciplinas de Fundamentos de Matemática e Cálculo Diferencial e Integral. Posteriormente, analisou-se o desenvolvimento dos alunos dos três cursos em questão, na disciplina de Cálculo. Os resultados, embora muito preliminares, apontam que há uma relação positiva entre a inserção de uma disciplina de revisão como a de Fundamentos de Matemática e a sensível melhora dos estudantes na disciplina de Cálculo.