Licenciatura em Matemática
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Licenciatura em Matemática por Orientador "Mestre José Fernades da Silva"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA representação pictória como elemento da prática pedagógica em matemática(2013-11-05) Gonçalves, Kelly Letícia Andrade Viana; Araújo, Edna da Conceição Linhares; Oliveira, Jínia Audenice; Mestre José Fernades da SilvaO presente trabalho, de cunho qualitativo e bibliográfico, discute as concepções e contribuições da representação pictórica, enquanto elemento para a prática pedagógica em Matemática, no viés da resolução de problemas. A pesquisa objetivou, através de um levantamento em literaturas em educação matemática, verificar as possibilidades e contribuições das representações, em especial a representação pictórica na prática docente. Enquanto a representação pictórica se constitui em uma linguagem de comunicação e de expressão baseada em desenhos, gráficos, tabelas e outras formas de representação visual, a prática pedagógica em matemática exige elementos diversos na sua constituição. Nesse sentido, buscar estratégias para a resolução de diferentes problemas se constitui em tarefa necessária ao professor mediador. O aluno, ao ser desafiado por um problema, busca propriedade em seu discurso de resposta e a representação pictórica agencia esse processo de investigação. Assim, a reflexão em torno do objeto em análise é subsidiada por teóricos que realizaram pesquisas valendo-se das representações gráficas e semióticas. Os estudos apontaram a viabilidade das representações pictóricas na comunicação e expressão dos conhecimentos matemáticos e na construção significativa das habilidades cognitivas nesta área. Observou-se que tal recurso ainda é pouco utilizado pelos docentes que, de acordo com as literaturas pesquisadas, a desconhecem em suas práticas pedagógicas.
- ItemUma experiência com laboratório virtual na licenciatura em matemática(2013-11-19) Guedes, Lauro Weleson; Mestre José Fernades da Silva; Especialista Bruno de Souza Toledo; Mestre Rosinei Soares de FigueiredoEsta pesquisa teve foco em obter uma experiência com um Laboratório Virtual de Matemática utilizando os alunos do curso de Licenciatura em Matemática para avaliar as possibilidades e, talvez, as impossibilidades do uso desse laboratório para a formação inicial deles. O trabalho foi desenvolvido com base em várias bibliografias relacionadas à utilização da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. O estudo foi feito com base em referenciais sobre a tecnologia, plataformas educacionais e suas possibilidades para o processo de ensino aprendizagem em Educação Matemática. Discutiu-se, também, sobre educação a distância e a utilização de ambientes virtuais na aprendizagem. Abordou-se sobre a utilização da plataforma CMS e valeu-se dela para as atividades na formação inicial de professores de Matemática. No que tange à metodologia, esta se deu por meio de estudos bibliográficos, documentais e de um cenário de realização de atividades virtuais. Realizou-se, para tanto, um curso na plataforma do ambiente virtual criado e os dados foram coletados por meio das produções dos alunos participantes. Para complementar os resultados, foi realizada uma entrevista semiestruturada ao grupo de alunos, que foi filmada, tendo as falas transcritas posteriormente. Ao final, foram expostas as contribuições de uma plataforma educacional, mostrando as produções geradas pela pesquisa, as declarações dos alunos participantes e as possibilidades do laboratório virtual para a formação inicial de professores de Matemática. Tais resultados corroboraram para explicitar que o uso de ambientes virtuais pode contribuir significativamente.