Especialização em Gestão e Conservação do Patrimônio Cultural
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Especialização em Gestão e Conservação do Patrimônio Cultural por Orientador "Mestre Rodrigo Otavio de Marco Meniconi"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA Câmara de Mariana e os conceitos adotados em sua restauração(2025-03-20) Neves, William dos Santos; Mestre Rodrigo Otavio de Marco MeniconiO presente trabalho analisa o processo de restauração da antiga Câmara e Cadeia de Mariana, realizado entre 2021 e 2023, com foco nas intervenções voltadas à preservação do patrimônio histórico. A pesquisa utiliza fotografias para documentar as modificações em esquadrias, estrutura, pisos e alvenarias, comparando as práticas de restauração com os princípios teóricos aplicados. A análise foi conduzida por meio de visitas ao edifício, utilizando equipamentos fotográficos e de construção civil para registrar as alterações e avaliar a adequação das intervenções. Além disso, foram realizadas pesquisas em arquivos históricos e entrevistas com os responsáveis pelo projeto de restauração. O trabalho busca verificar a eficácia das técnicas adotadas no processo de preservação, contribuindo para a documentação e reflexão sobre a importância da conservação do patrimônio cultural no contexto das práticas de restauração modernas, com a aplicação dos teóricos da restauração. A pesquisa também pretende abordar a restauração de elementos específicos, como o estuque, e sua relevância para o processo de preservação.
- ItemO Instituto Nacional de Cinema Educativo e as representações do patrimônio cultural brasileiro na cinematografia de Humberto Mauro (1936 - 1964)(2024-04-30) Costa, Lucas Moraes Augusto; Mestre Rodrigo Otavio de Marco MeniconiO presente trabalho tem como objetivo principal analisar a história do Instituto Nacional de Cinema Educativo, bem como discutir a representação do patrimônio cultural brasileiro no conjunto de sua produção cinematográfica na temática cidades históricas mineiras, realizada na década de 1950, pelo cineasta mineiro e Chefe do Serviço de Técnica Cinematográfica do INCE, Humberto Mauro. Abordaremos cinco cidades e o conjunto de seus patrimônios culturais pela visão cinematográfica de Mauro e o trabalho do cineasta relativo as manifestações culturais, como os bens de natureza material e aqueles de natureza imaterial. Neste sentido, o presente estudo propõe-se a avaliar o papel do INCE, criado em 1936, órgão subordinado ao então Ministério de Educação e Saúde, na criação de uma suposta identidade nacional, elemento central no escopo ideológico do projeto nacionalista e autoritário do governo Getúlio Vargas (1937-1945) e o seu papel nas décadas posteriores ao fim do Estado Novo.