Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação
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Navegando Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação por Orientador "Doutor Leandro Freitas de Abreu"
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- ItemIdentificação de potenciais focos de dengue usando redes neurais artificiais com dados de sensoriamento remoto(2023-12-18) Reis, Letícia Fernandes dos; Doutor Leandro Freitas de Abreu; Mestre Virgil Del Duca AlmeidaEste trabalho tem como objetivo verificar a viabilidade de usar uma rede neural artificial (RNA) em imagens de sensoriamento remoto para identificar grandes focos de mosquito da dengue, proporcionando uma maneira automática e eficaz aliada ao combate à doença. O foco escolhido no trabalho foi a piscina, que possui uma grande área, não fica abastecida apenas no período de chuva e quando não está tratada se torna um grande criadouro dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus transmissores da doença. Para isso foi necessário definir o tipo adequado de rede neural artificial para fazer a detecção automática de piscinas usando imagens de sensoriamento remoto, foi utilizada a rede neural convolucional (CNN) YOLOv8, pela sua notoriedade no desempenho de detecção de imagem. Em seguida foi preparado o banco de dados para o treinamento da rede, separando os dados de treinamento e validação, transformando as anotações COCO em anotações YAML, que podem ser identificadas corretamente pelo modelo. E nos resultados foi analisado o desempenho e a eficácia das respostas obtidas nas etapas de treinamento e validação e observar o comportamento do modelo em um novo conjunto de dados.
- ItemProjeto de sistema de controle de temperatura ambiente para a igreja Comunidade Conecte(2023-12-14) Carvalho, Luiz Henrique Pereira; Doutor Leandro Freitas de AbreuApresenta-se neste trabalho um projeto de sistema de controle de temperatura ambiente para a Igreja Comunidade Conecte. Para tanto, são apresentadas três estratégias de controle diferentes para um sistema de condicionamento de ar, visando uma maior eficiência de energia elétrica e melhor conforto térmico para os frequentadores do templo. A partir de ensaios práticos e coleta de dados, pode-se obter um modelo matemático do sistema em análise e, com este, projetar os controladores on-off, PI e PI com a adição de uma ação antecipativa de tempo, controle feedforward. Analisou-se o desempenho dos controladores para atingir uma temperatura ambiente desejada com e sem perturbação através de simulações computacionais. Por fim, é estimada ainda a economia de energia elétrica feita com a utilização das técnicas de controle propostas. O sistema de controle projetado pode ser estendido a outros processos e sistemas de naturezas diversas.
- ItemProjeto, construção e análise de um simulador automobilístico(2022-12-12) Aquino, Vinicius Alefe de; Doutor Leandro Freitas de AbreuO presente trabalho tem como objetivo o projeto, desenvolvimento e construção de um simulador automobilístico – componente de hardware composto por volante e pedais capaz de simular, através da utilização de softwares específicos, a condução de um veículo automotor – que possa ser utilizado junto a softwares de simulação, possuindo um sistema ativo de force feedback. Foi construída uma base estrutural para o volante e outra base para os pedais, essas, responsáveis pela interface física de utilização do usuário e pelo suporte a implementação dos elementos elétricos e eletrônicos utilizados no projeto. O sistema eletroeletrônico foi constituídopor elementos sensores de instrumentação, por elementos atuadores e de acionamentos elétricos, sendo todos elementos comandados por uma central eletrônica microprocessada. Na construção final do projeto, para a leitura posicional do volante, foi utilizado um encoder incremental e para a leitura de variação dos pedais foram utilizados sensores de efeito hall lineares. Na composição do sistema de atuação foi utilizado um motor de corrente contínua bem como um circuito de acionamento em ponte completa. Foram utilizados também técnicas de processamento de sinais e algoritmos de correção posicional para o tratamento de variáveis lidas dos sensores utilizados. Ao fim do projeto, o simulador construído pôde ser aplicado a softwares de simulação apresentado boa comunicação. Os resultados obtidos foram considerados satisfatórios tendo em vista também a aplicação bem sucedida dos elementos de instrumentação e atuadores do projeto, atendendo os objetivos gerais e específicos do projeto. Palavras-chave: Simulador Automobilístico; Force Feedback; Microcontrolador; Eletrônica; Instrumentação.
- ItemReforma e automação de um torno CNC(2019-12-13) Souza, Samantha Pereira de; Doutor Leandro Freitas de AbreuPara que um equipamento tenha seu desempenho explorado de forma a atingir um alto nível de eficiência, é necessário que o mesmo esteja conforme a necessidade do processo. É de característica de um torno CNC um alto nível de precisão e controle no processo de usinagem, características que são garantidas se o sistema da máquina atua de forma eficaz. Um equipamento CNC com defasagem na tecnologia de controle, incompatibilidade entre os módulos do sistema e modificações não padronizadas dificilmente atingirá o objetivo do processo. Neste trabalho é apresentado o processo de reforma de um torno CNC e reestruturação de todo o sistema eletrônico, construção da lógica de CLP, configuração do CNC e outras particularidades do equipamento. Após a reforma a máquina apresenta maior integração entre CNC, CLP e inversores onde a comunicação entre os sistemas é completa e eficaz, o comissionamento e optimização dos eixos se torna mais compatível com a a máquina e o processo , impactando em um menor índice de quebra e redução do tempo de manutenção corretiva. Palavras-chaves: CNC, Automação, CLP, Torno, Fanuc.
- ItemUma abordagem para detecção de Concept Drift no contexto de detecção de eventos em processos industriais(2022-07-04) Lara, Daniel da Silva Diogo; Doutor Leandro Freitas de AbreuSistemas dinâmicos podem apresentar alterações de estado estacionário de forma inesperada. Algumas destas alterações podem ser ocasionadas por atuação humana como mudança de um setpoint, por exemplo. Outras podem ser ocasionadas por falhas ou condições indevidas da planta. O novo estado pode ser válido ou não a depender das razões que ocasionaram a mudança. Apesar disso, é bastante interessante que sistemas dinâmicos críticos sejam, de alguma maneira, avaliados de forma automática com relação ao seu comportamento em estado estacionário. Sistemas industriais geralmente não são monitorados por um humano a todo tempo. Em sua maioria, cada processo possui um número grande de variáveis dificultando essa monitoração detalhada por uma pessoa. Neste sentido, esse trabalho propõe um método para identificação automática e não supervisionada de drifts abruptos. A implementação foi constituída de uma filtragem multidimensional de variáveis de processo no domínio da frequência seguida por uma classificação realizada por meio de uma rede neural. Os resultados foram comparados com outros dois métodos bastante referenciados na literatura (DDM e EDDM). Para avaliação, foram utilizadas oito bases bem referenciadas e conhecidas na literatura para esse fim. Foi possível perceber que, para processos cujas variáveis possuem um comportamento complexo, em algumas bases, o método proposto apresentou um desempenho superior aos comparados.
- ItemUtilização da análise quantitativa de recorrência e coeficientes cepstrais de frequência mel para reconhecimento de incêndio em vegetação usando sinal de áudio(2019-12-12) Amaral, Bruno Santos Gollo do; Doutor Leandro Freitas de AbreuNeste trabalho buscou-se avaliar a possibilidade de detectar incêndios em ambientes de vegetação por meio de sinais de áudio. Para isso, idealizou-se a utilização de um algoritmo de aprendizagem, mais especificamente uma Máquina de Vetores de Suporte, que realiza a tarefa de classificação binária entre áudios correspondentes ou não a fogo de acordo com as características que o alimentam. Para o treinamento dessa máquina foram obtidos na internet áudios de incêndio em vegetação e sons típicos dos ambientes de mata e campo como sons de animais, vento, água corrente e chuva por exemplo. A principal técnica proposta para a extração de características dos sinais é a Análise Quantitativa de Recorrência que é voltada para a análise de sistemas caóticos ou não lineares. Aliada a esta, empregaram-se os Coeficientes Cepstrais de Frequência Mel que facilitaram a aplicação daquela técnica, mas também contribuíram para o aumento da acurácia do algoritmo de classificação que, nos melhores modelos treinados, atingiram 95,1% de acurácia com uma taxa de falso negativo de 3%. Desta forma, concluiu-se que os métodos aqui utilizados são realmente capazes de realizar a detecção de incêndio em sinais de áudio de forma satisfatória quando comparados com resultados de outros trabalhos.