Trabalho de Conclusão de Curso
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso por Orientador "Mestra Denília Andrade Teixeira dos Santos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO enlace da matemática com a arte: da frieza à sensibilidade(2017-12-11) Silva, Ademilson de Souza da; Silva, Dayane de Oliveira; Mestra Denília Andrade Teixeira dos Santos; Doutor José Fernandes da SilvaEsta pesquisa, de cunho qualitativo, elaborada por meio de observação direta, tem como objeto de estudos as aulas de Arte no IFMG campus São João Evangelista, tendo como objetivo principal avaliar o ensino da Arte como instrumento potencializador de aprendizagem para a Matemática, possibilitando um modo de ensinar ambas de forma interdisciplinar. Considerando a exploração das relações entre as construções Matemáticas por trás da beleza da Arte, acreditamos que os conhecimentos matemáticos, assim como os conhecimentos das demais disciplinas, trabalhados isoladamente, não favorecem o entendimento global das situações vivenciadas pelos estudantes. A partir das observações em sala de aula, foi feito um levantamento das pinturas realizadas pelos alunos destacando a presença da Matemática em suas obras. Os dados foram coletados por meio de fotografias, gravações de áudios e entrevistas semiestruturadas que após analisadas e discutidas, deram origem aos pontos chaves em diálogo com os objetivos da pesquisa. A Matemática e a Arte são conteúdos curriculares relevantes na escolarização de um estudante, para a formação de habilidades e conhecimentos para a vida. A Matemática enquanto ciência exata estimula o pensar crítico, cognitivo, ajudando a estruturar e formalizar o pensamento e o raciocínio lógico, facilitando em determinados momentos enfrentar e solucionar situações de nível fácil ao complexo, com o auxílio de uma visão científica da realidade. Enquanto que a Arte estimula o estudante a ter uma visão ampla de mundo, proporcionando a este um conhecimento cultural maior, abrindo espaço para conhecer e valorizar sua própria cultura. A pesquisa traz como um dos resultados destacados, a possibilidade de explorar não só conceitos da Matemática e da Arte nas aulas desta última, mas sim, ir mais além e incorporar contribuições de outras áreas do conhecimento, assim como a Física com seus efeitos ópticos, Químicas com a transformação de cores primárias em secundárias, assim como a História e Religião e o Português que estão diretamente ligadas entre si. Desta forma, percebe-se a necessidade de destacar a interação de novas disciplinas para o ensino de Matemática, assim como o de outras áreas do conhecimento.
- ItemUma abordagem etnomatemática no resgate das unidades de medidas em uma comunidade quilombola: aproximando gerações(2017-12-12) Sousa, Natália Cristina Cardoso; Gonçalves, Natália Êmilly da Silva; Mestra Denília Andrade Teixeira dos Santos; Mestra Jossara Bazílio de Souza BicalhoO presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada na Escola Municipal São Félix Quilombola (Cantagalo – MG), tendo, como objetivo principal, a aproximação das gerações através do resgate das Unidades de Medidas encontradas na Comunidade. Neste trabalho, buscamos ressaltar a relevância do encontro da Etnomatemática com a Matemática, evidenciando a presença daquela nas práticas cotidianas da Comunidade e desta nos conteúdos curriculares em sala de aula. Uma das inquietações que gerou essa pesquisa encontra-se em relatos da professora da escola na Comunidade, que afirma sentir um distanciamento entre os saberes culturais dos mais jovens com os saberes mantidos pelas gerações mais velhas. Uma das oportunidades de aproximação desses saberes culturais diz respeito às unidades e instrumentos de medidas utilizados pela Comunidade ao longo dos anos, dando origem à pesquisa relatada. A partir de visitas à escola, foi possível abordar as Unidades de Medidas do moinho que há na comunidade, além de observações e entrevistas com os alunos para coleta dos dados e discussões de acordo com os objetivos da pesquisa. Tivemos, como principal aporte teórico, o trabalho de conclusão de curso intitulado “Unidades de medidas em uma comunidade quilombola: um estudo etnomatemático”, de autoria dos alunos Leila Maria do Nascimento; Renato José Carvalho e Ronise Aparecida Carvalho, desenvolvido em 2014 no IFMG/SJE, sob orientação do professor José Fernandes da Silva; o Programa Etnomatemática, que tem Ubiratan D'Ambrosio como seu fundador, assim como estudos sobre o contexto histórico e legal das comunidades quilombolas, buscando, como fonte principal, o Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva (CEDEFES). Documentos bibliográficos e entrevistas a membros mais velhos da comunidade auxiliaram no levantamento dos dados acerca das Unidades de Medidas presentes na Comunidade Quilombola São Félix. A pesquisa apontou como resultado que os saberes das crianças nesta Comunidade têm sido influenciados pelos saberes trazidos pelos recursos tecnológicos, como a televisão e a internet, separando-os da cultura local. Porém, quando levados à reflexão e à participação em ações de resgate cultural como o proposto pela pesquisa, reconhecem e valorizam sua cultura, compreendendo sua importância na formação cultural do povo brasileiro.