Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 46
  • Item
    O uso do Teodolito artesanal como material didático no ensino da trigonometria
    (2019-12-17) Nunes, Jefferson Eduardo da Silva; Vasconcelos, Júnior Dias de; Mestre Sandro Salles Gonçalves
    O processo de ensino e aprendizagem vem sendo amplamente debatido nos últimos tempos em pesquisas, cursos de formação de professores, cursos de especializações lato e strictu sensu. Dentre essas discussões, ancora-se a dificuldade em torno da aprendizagem de conceitos de trigonometria: desde os mais básicos até as complexas relações trigonométricas que envolvem arcos, congruências e identidades. Este trabalho visou estudar as contribuições que a construção e utilização do Teodolito Artesanal como material didático pôde contribuir no ensino da Trigonometria, especificamente no ensino das relações trigonométricas no triângulo retângulo, para alunos do segundo ano do Ensino Médio, em uma escola de zona rural do município de São João Evangelista, Minas Gerais. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, teve como instrumento de coleta de dados a observação, registros em cadernos e anotações a partir de uma atividade aplicada aos estudantes participantes. Os resultados apontam que a construção e utilização do teodolito artesanal, bem como a sua utilização em aulas práticas, pode contribuir para melhor entendimento das relações trigonométricas no triângulo retângulo. Destacamos que o uso de materiais manipuláveis, especialmente em matemática, possui relevante importância no processo de aprendizagem por parte dos estudantes por envolvê-los em atividades mais instigantes e torna-los parte do processo e não apenas destinatários desse.
  • Item
    Educação Finaceira via resolução de problemas no âmbito do ensino médio: uma abordagem no contexto do Programa Rsidência Pedagógica
    (2019-12-12) Reis, Fabíola Soares dos; Silva, Patrícia Aparecida Pereira da; Doutor José Fernandes da Silva
    O presente estudo teve como objetivo investigar a Educação Financeira no âmbito do Programa Residência Pedagógica, junto às turmas do 3º ano do Ensino Médio da E.E. “Dr. Antônio da Cunha Pereira”, situada em Peçanha – MG. Para alcançar o objetivo, busca-se desenvolver o senso crítico dos alunos, de modo a contribuir para a formação financeira de jovens, tendo como questão norteadora: Quais compreensões os alunos do 3º ano do Ensino Médio, da EE “Dr. Antônio da Cunha Pereira”, apresentam acerca de Educação Financeira? O método de pesquisa utilizado é direcionado por autores como Losano (2013), Gatti (2014), D‟aquino (2014), Brasil (2018) e outros, tendo o intuito de explanar sobre a matemática financeira via resolução de problemas para o Ensino Médio que, segundo Beltrão (2008), não consiste somente em aprender a economizar, cortar gastos, poupar e acumular dinheiro, mas sim uma busca de melhor qualidade de vida hoje e no futuro, ajustando a segurança material necessária para aproveitar as oportunidades e conseguir uma garantia para eventuais imprevistos. O resultado esperado com essa pesquisa contribuiu para que alunos e professores tivessem uma melhor compreensão sobre a temática, pois, trata-se de um recurso metodológico para beneficiar o processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa qualitativa apresenta certa complexidade e, ao mesmo tempo, dinamismo, uma vez que, seu enfoque é discutir e analisar o processo formativo e não especificamente os resultados, bem como, envolve subjetividades na construção de hipóteses, de maneira indutiva. Conclui-se, portanto, apresentando os resultados da pesquisa que auxiliaram na compreensão do atual contexto econômico-financeiro e suas características em relação ao comportamento das pessoas referente às suas finanças
  • Item
    A modelagem matemática como metodologia de ensino de estatística no Ensino Médio
    (2019-12-18) Alves, Devonailt de Sousa; Ferreira, Lorena Gomes; Mestre Silvino Domingos Neto
    O presente trabalho apresenta o ensino e aprendizagem da Estatística, utilizando como metodologia de ensino a Modelagem Matemática. Teve como proposta elaborar e discutir situações-problema do dia a dia dos envolvidos a partir dos dados coletados da Fábrica Cerealista São João. Este contou com a participação dos discentes de uma turma do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual “Josefina Pimenta” localizada na cidade de São João Evangelista, Minas Gerais. Esta proposta foi desenvolvida a partir de uma atividade extraclasse utilizando como dados informações Estatísticas sobre o número das vendas dos produtos comercializados pela Fábrica Cerealista São João e o valor das vendas desses produtos no estudo dos conteúdos estatísticos como Medidas de Tendência Central e Medidas de Dispersão. Propôs contribuir com o desenvolvimento das competências Estatísticas: Literacia Estatística, Pensamento Estatístico e Raciocínio Estatístico, tendo como objetivo estimular a motivação, o interesse dos alunos e a promoção de um ensino e aprendizagem de Matemática. Proporcionou aos alunos a oportunidade de desenvolver conhecimentos para compreender, analisar e apreciar dados estatísticos.
  • Item
    O uso dos critérios de idoneidade didática para investigar práticas de ensino de matemática no âmbito do Programa Residência Pedagógica
    (2019-12-13) Andrade, Bianca Fernandes; Santos, Mikaele Regina Ferreira dos; Doutor José Fernandes da Silva
    Nesta pesquisa apresentamos resultados do uso de um método de noções teóricas para analisar e avaliar práticas de ensino de uma futura professora residente no Programa de Residência Pedagógica do Instituto Federal de Minas Gerais, campus São João Evangelista. A residente trabalhou os conteúdos matemáticos “Múltiplos e Divisores” em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental II. A pesquisa teve como objetivo construir uma análise de aulas regência da professora por meio de critérios de Idoneidade Didática buscando identificar e avaliar os critérios de Idoneidade Didática em sua prática de ensino, sugeridos, pelo Enfoque Ontosemiótico (EOS) de Godino e colaboradores. O presente estudo teve como método de coleta de dados a observação do participante com o auxílio de filmagens das aulas. Os resultados permitiram perceber que a Idoneidade Didática é uma importante ferramenta de análise de aulas para que docentes avaliem suas práticas em vista das múltiplas dimensões existentes na Educação.
  • Item
    Estudo do Índice de Desenvolvimento Humano e dos Indicadores de Desempenho em Matemática dos municípios pertencentes às microrregiões de Guanhães e Peçanha-MG
    (2018-06-30) Anjos, Lilian Ferreira dos; Mestre Tiago de Oliveira Dias
    O presente trabalho tem como principal objetivo investigar se há correlação entre os indicadores sociais e os indicadores educacionais das microrregiões de Guanhães e Peçanha. Foram utilizados os indicadores educacionais - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica e Prova Brasil – e o indicador social – Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - nas microrregiões citadas. O estudo se deu a partir do tratamento e análise de dados de órgãos públicos estaduais e federais. O desenvolvimento do trabalho foi possível por meio do conhecimento de cada índice estudado e apresenta, através dos Testes de Spearman e Kendall, se há correlação estatística entre os índices educacionais e social. Os resultados mostraram que as variáveis foco deste estudo não se correlacionam, devido às especificidades dos índices estudados, sendo possível concluir que os indicadores, apesar de medirem fatores interligados ao eixo educação, apresentam características distintas, Sendo o índice social ligado à escolaridade de toda população, enquanto os índices educacionais, ao desempenho educacional da população em idade escolar, o que justifica a ausência de correlação dos dados.