São João Evangelista
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando São João Evangelista por Orientador "Doutor João Paulo Lemos"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAdubação nitrogenada e aplicação de diferentes bioestimulantes no cultivo de feijão carioca (Phaseolus vulgaris L.)(2021-07-13) Silva, Ismael Rodrigues; Doutor João Paulo Lemos; Doutor Inorbert de Melo LimaObjetivou-se, neste trabalho, estudar o efeito da aplicação de três bioestimulantes vegetais em associação com diferentes doses de nitrogênio (N) na cultura do feijão comum (Phaseolus vulgaris L.). O intuito foi saber qual dos bioestimulantes proporcionaria condições fisiológicas que permitissem um melhor desenvolvimento do feijão carioca, associado ao melhor aproveitamento do uso do N pela cultura. Foi utilizado o delineamento em Blocos Casualizados (DBC), em esquema fatorial 5 x 4, com três repetições, sendo cinco doses de N (0, 75 , 112,5, 150 e 187,5 kg ha-1) e três tipos de bioestimulantes (Stimulate®, Seed +® e Expert Grow®). A aplicação dos produtos foram por via solo, os mesmo foram associados a cinco doses N. As análises foram realizadas em três estádios fenológicos diferentes da cultura;. aos 27 dias após o plantio (DAP), os parâmetros analisados foram: diâmetro de coleto , teor relativo de clorofila, números de folhas, área foliar, volume de raízes e peso da massa seca dos órgãos caule, raiz e folha; aos 52 DAP foram avaliadas as seguintes variáveis: diâmetro de caule, teor relativo de clorofila, número de folhas, massa seca do caule, raiz e folha e comprimento de raiz aos 77 dias após o plantio foram avaliados os seguintes parâmetros: quantidade de vagem por planta quantidade de grãos por planta, número de grãos por vagens, massa total de grãos e passa de 100 grãos. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância (ANOVA) e comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade no programa estatístico ASSISTAT. A Aplicação dos bioestimulantes, ( Stimulate®, , Seed +® e Expert Grow®) aplicados associados às doses de N não proporcionaram efeito à positivo ao crescimento e desenvolvimento do feijoeiro. Desta forma, não se justifica a recomendação destes ao produtores, uma vez que poderá acarretar em maiores custos de produção sem oferecer retorno.
- ItemAplicação do biorregulador no desenvolvimento de mudas de cana-de-açúcar obtidas por diferentes formas no sistema de mudas pré-brotadas (MPB)(2019-12-18) Magalhães, Willian Andrade; Doutor João Paulo Lemos; Mestre Alisson José Eufrásio de CarvalhoMudas pré-brotadas de cana-de-açúcar consistem em sistema de multiplicação para contribuir para a produção rápida de mudas, associando elevado padrão de fitossanidade, vigor e uniformidade de plantio. As pesquisas sobre a aplicação de reguladores vegetais em muitas espécies cultivadas buscam o domínio e controle dos processos fisiológicos das plantas e, de certo modo, sua ação tem mostrado resultados surpreendentes. Visando uma redução de custos na operação de produção de mudas pré-brotadas, a eliminação de um estágio de etapas visa uma redução de custos e mão de obra na operação, tendo assim uma lucratividade maior, sendo repassado os menores valores quantificados ao consumidor final. Diante disso, objetivou-se investigar doses de bioestimulante Stimulate® na produção de mudas pré-brotadas da cultura de cana-de-açúcar (Saccharum spp) e diferentes formas de cultivo do minirrebolo. O delineamento experimental adotado foi em blocos casualizados em esquema fatorial 2 X 2 X 2, em que o primeiro fator foi a forma de cultivo, sendo compreendida em bandejas e direto em tubetes; e o segundo fator foi compreendido em aplicar o biorregulador por imersão em 52°C em um tempo de 30 minutos e em 2 minutos em temperatura ambiente, sendo o terceiro fator a concentração do biorregulador Stimulate® com concentração de 0 e 0,75 L.ha-1. As características que foram avaliadas foi o índice de velocidade de brotação (IVB), diâmetro de coleto (DC), comprimento de raiz (CR), área da raiz (AR), área da folha (AF), matéria seca da raiz (MSR), massa seca de parte área (MSPA) e a relação entre a massa seca da parte aérea e raiz (RMSPA/MSR). Análises radiculares específicas foram obtidas pelo Scanner de Raíz (WinRHIZO). Os valores encontrados para a condução através da caixa com concentração de 0,75 L.ha-1 foram superiores em índice de velocidade de brotação, diâmetro de coleto, comprimento de raiz, área de raiz, massa seca da parte aérea massa seca da raiz e relação entre massa seca da parte aérea com massa seca da raiz. Para área foliar as médias encontradas não foram significativas.
- ItemEfeito de Biorregulador Vegetal no desenvolvimento de mudas de cana-de-açúcar pelo Sistema de Mudas Pré-Brotadas (MPB).(2016-12-13) Rodrigues, Adriana Carvalho; Doutor João Paulo Lemos; Doutor Aderlan Gomes da SilvaO cultivo da cana-de-açúcar possui uma grande importância econômica no cenário mundial, sendo o Brasil o maior produtor. Avanços na área são notáveis, com o investimento e desenvolvimento de tecnologias que agregam maior eficiência produtiva ao sistema, como o uso de fitohormônios e também o sistema de Multiplicação de Mudas Pré-Brotadas (MPB) de Cana-de-Açúcar. Contudo pesquisas na área são escassas, principalmente visando o melhor desempenho fisiológico e fitotécnico das mudas com o uso de fitohormônios. Diante do exposto, objetivou-se avaliar doses de biorregulador vegetal nas diferentes posições do colmo da planta de cana-de-açúcar utilizando o sistema de Mudas Pré-Brotadas (MPB). O experimento foi instalado em delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições e nove tratamentos, totalizando em trinta e seis (36) parcelas, arranjados em esquema fatorial 3 x 3 (primeiro fator, doses do biorregulador vegetal Stimulate®: D0 = 0 L. ha-1; D1 = 0,5 L.ha1 e D2 = 0,75 L.ha-1; e o segundo fator, posição de origem dos propágulos no colmo: P1 = apical, P2 = mediana e P3 = basal). Os dados foram submetidos às análises de variância, as médias comparadas pelo teste de Tukey e de regressão linear, ambos a 5,0% de significância. A dose 0,75 L.ha-1 foi a que proporcionou maior comprimento da última inserção foliar. Não houve interação entre a posição do minirrebolo no colmo e a aplicação do biorregulador vegetal testado em nenhuma das variáveis avaliadas. O Índice de velocidade de brotação, a porcentagem de brotação, o diâmetro do coleto das mudas, a matéria seca do minirrebolo e matéria seca total da raiz, são parâmetros dependentes da posição das gemas no colmo.
- ItemEfeito do bioestimulante stimulate® em diferentes dose e formas de aplicação no desenvolvimento de Milho Isogênico Convencional e Transgênico(2019-09-13) Jesus, Edio Vicente de; Doutor João Paulo Lemos; Mestre Alisson José Eufrásio de CarvalhoObjetivou-se avaliar o efeito do bioestimulante, Stimulate® em diferentes doses, e formas de aplicações no desenvolvimento e produtividade de milho (Zea mays) convencional e transgênico. Em uma primeira etapa buscou-se preparar e corrigir o solo e em seguida a montagem do sistema de irrigação. O experimento foi montado em dezembro de 2017, no terreno denominado “Grota do João Miranda” do IFMG, campus São João Evangelista - MG; onde, as sementes tanto convencionais, quanto transgênicas foram tratadas minutos antes da semeadura, afim de amenizar a perda do hormônio por evaporação, nas diferentes dosagens para cada tratamento via semente, como também, realizado a semeadura das sementes que receberam os tratamentos via foliar (estádio fenológico V4) e semeadas as sementes que serviram como testemunha para ambos os tratamentos. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados (DBC) 4 x 2 x 2, com 4 repetições. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância (ANOVA) e comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade no programa estatístico SISVAR. Não houve diferença significativa entre os diferentes manejos, independente das doses de bioestimulante utilizado e da forma de aplicação nas sementes e na parte aérea do milho. Houve diferenças somente para o tipo de Híbrido, apresentando ganho significativo de clorofila em um dos estádios fenológicos e um incremento na altura de inserção da primeira espiga. O uso do Stimulate® não proporciona melhoria no desenvolvimento da cultura do milho para a maioria das características analisadas. Os ganhos que promovem na altura de inserção de espiga, clorofila no estádio fenológico V4 e ganho em matéria seca, não justifica a compra do produto devido ao elevado custo e baixo incremento na cultura. O produto utilizado não influencia no rendimento de grãos da cultura, independente da forma de aplicação, seja via foliar ou via sementes.