Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (ProfGeo)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (ProfGeo) por Orientador "Doutor Jairo Rodrigues Silva"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemContribuições da utilização do Google Earth parao ensino de Geografia no período de 2002 a 2022(2024-05-14) Gumiero, Marcelinda Pacheco Nunes Pereira; Doutor Jairo Rodrigues SilvaAs ferramentas pedagógicas digitais estão cada vez mais presentes no ambiente escolar, sendo de suma importância que os estudantes e os professores se apropriem de novas metodologias baseadas na utilização das tecnologias para o ensino da geografia, visando tornar o processo de ensino-aprendizagem cada vez mais eficiente e significativo, principalmente quando consegue fazer que o mesmo enfatize a realidade vivida pelos alunos. Dentre essas novas ferramentas utilizadas nas aulas de geografia é possível constatar a importância da utilização do Google Earth como instrumento didático. Esse é um recurso acessível, gratuito e com funcionalidades que despertam a curiosidade e o interesse do aluno. Esta pesquisa foi de caráter qualitativa indutiva, utilizou o método de análise de conteúdo conforme Bardin, dividido em três etapas: pré-análise, codificação e categorização dos trabalhos publicados. Os dados foram obtidos a partir de pesquisa de artigos científicos sobre o uso do Google Earth no ensino de geografia, publicados na plataforma de busca Google Acadêmico no período entre 2002 a 2022 com objetivo de compreender e analisar as contribuições do Google Earth como ferramenta didática no ensino de geografia. Ao final constatou-se que ocorreu ampliação do uso do Google Earth como recurso didático no ensino de geografia e os trabalhos analisados enfatizaram que o referido recurso contribui para aulas mais práticas e dinâmicas, estimulando a participação dos estudantes, a inclusão digital e favorecendo a aprendizagem de conceitos geográficos importantes para sua formação integral e de qualidade.
- ItemGeotecnologias como recurso didático: possibilidades e contribuições à Geografia Escolar no Ensino Médio a partir do uso de aplicativos para dispositivos móveis(2025-01-15) Batista, Gilsomar Sebastião; Doutor Jairo Rodrigues SilvaO presente trabalho discute e analisa as potencialidades pedagógicas da utilização de aplicativos para dispositivos móveis no processo de ensino-aprendizagem de Geografia no Ensino Médio, mediante a utilização da tecnologia como ferramenta para promover a alfabetização e o letramento geográfico e o aprofundamento dos conteúdos curriculares, a partir da realidade dos estudantes. A pesquisa analisa o impacto educacional de atividades realizadas em uma escola pública da rede estadual de ensino, na cidade de Conselheiro Lafaiete – MG, utilizando os aplicativos para smartphones Fields Area Measure, Gaia GPS e CapCut, integrados ao ensino de Cartografia e Geografia Urbana para turmas do Ensino Médio. Os resultados são apresentados e discutidos em dois capítulos, no formato de artigos científicos. Eles demonstram o protagonismo discente, em ambas as atividades, com grande envolvimento e interesse dos estudantes tanto pela apreensão dos conhecimentos teóricos essenciais quanto pelas tarefas práticas, mediadas pela tecnologia, resultando em aprendizagens significativas e contextualizadas à realidade deles. O trabalho resulta ainda em um manual explicativo das principais funcionalidades do aplicativo Fields Area Measure, visando sua utilização didática por docentes da Geografia Escolar. Espera-se que as práticas investigativas, interdisciplinares e dinâmicas, que compõem esta pesquisa, colaborem para desmistificar o uso da tecnologia como ferramenta didática e para a valorização da Cartografia como linguagem própria da Geografia. Almeja-se, enfim, contribuir para a promoção de uma educação geográfica que forme cidadãos críticos, conhecedores do meio em que vivem e das relações entre homem e espaço.