Bacharelado em Administração
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Navegando Bacharelado em Administração por Orientador "Doutora Kátia de Fátima Vilela"
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- ItemClima organizacional e satisfação no trabalho: um estudo de caso na Cooperativa Regional dos Produtores Rurais do Centro Nordeste Mineiro. [recurso eletrônico](2021-12-22) Martins, Kênia Marise; Doutora Kátia de Fátima VilelaO clima organizacional e a satisfação no trabalho são áreas de crescente importância para o desenvolvimento estratégico das organizações, sendo fundamentais para o sucesso de organizações competitivas, pois, uma percepção positiva no clima e na satisfação pode levar à melhoria das condições de trabalho e resultados, o que leva a necessidade de compreensão dos administradores e dos recursos humanos entenderem a dinâmica das relações entre essas variáveis. A pesquisa teve como objetivo verificar e analisar a percepção dos trabalhadores com relação ao clima organizacional, conhecer as relações interpessoais no ambiente de trabalho e, por fim, verificar se essa percepção afeta a satisfação no trabalho. Para a realização da pesquisa, participaram 12 colaboradores da CooperCentro, situada no município de Guanhães em Minas Gerais, onde foi aplicado um questionário dividido em três etapas, sendo elas: o perfil do funcionário, comportamento organizacional e satisfação no trabalho. Os participantes da pesquisa foram predominantemente do gênero masculino com idade inferior a 30 anos e trabalhavam na cooperativa há menos de 5 anos. Em geral, os entrevistados demonstraram satisfeitos em relação aos seus superiores no quesito orientações recebidas, supervisão, valorização e reconhecimento. Quanto à satisfação no trabalho, os resultados demonstraram um menor grau de satisfação com diversidade de respostas, principalmente em relação à remuneração e recompensas. A acessibilidade e receptividade da diretoria para ouvir os funcionários demonstrou causar grande impacto positivo na satisfação do trabalho. Em relação à política de recompensas, a heterogeneidade nas respostas aponta que determinados grupos de trabalhadores podem estar satisfeitos com o seu trabalho;enquanto outros, não. Naturalmente, quanto maior a percepção de recompensas, maior o contentamento. Pode-se concluir que o clima organizacional e a satisfação no trabalho são preditores de bons resultados nas organizações e que estruturas de apoio têm um efeito significativo e positivo no comprometimento dos participantes.
- ItemDesafios dos bacharéis em administração no mercado de trabalho:percepções dos discentes do curso de Administração do IFMG/SJE.(2021-12-15) Corrêia, Junia Maria Santos; Antunes, Miquelle Rodrigues; Doutora Kátia de Fátima VilelaPara muitos jovens, ingressar na universidade traz consigo a expectativa de acesso ao mercado de trabalho, construção de uma carreira profissional bem-sucedida e melhores condições de vida. Entretanto, uma vez inseridos numa instituição de ensino superior, os discentes às vezes encontram realidades muito distintas do que imaginaram. Destarte, o presente trabalho de conclusão de curso objetiva “Analisar as percepções e expectativas dos alunos do curso de administração do IFMG-SJE, considerando realidade e oportunidades do mercado de trabalho local". Este trabalho consiste em pesquisa de campo de caráter descritivo. Foi feito uma tentativa de Censo, com caráter não probabilístico, para seleção dos participantes da pesquisa, mas, infelizmente não teve êxito, obtendo- se então a participação de 19 alunos, distribuídos nas quatro turmas existentes atualmente. Os resultados foram obtidos por meio da aplicação de entrevistas com perguntas abertas e fechadas, posteriormente transcritas para interpretações, que apontam como maiores desafios quanto ao acesso ao mercado de trabalho as forma de contratação, que na maioria dos casos se dá por meio de indicação e a visão limitada que o mercado local possui do profissional administrador. Os resultados mostram também que parte considerável dos alunos percebem vários pontos fracos do curso, a serem trabalhados na instituição, com a finalidade de facilitar e contribuir para a formação dos graduandos. Conclui-se que conhecer as percepções dos discentes é fundamental para o desenvolvimento do curso, porém, mais do que apenas tomar ciência delas, é preciso tomar iniciativas para que elas gerem melhoria em todo o processo educacional. Os alunos também precisam conhecer suas próprias limitações e fazer o que lhes couber com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do mercado local/regional. Por fim, ressalta-se a importância de estudos correlatos que reforcem essas conclusões.
- ItemO papel de motivação no ambiente organizacional:uma revisão sistemática.[recurso eletrõnico](2021-12-16) Moura, Elaine Vieira de; Doutora Kátia de Fátima VilelaEsta pesquisa tem como principal objetivo, analisar, a partir de uma revisão sistemática de que forma os conhecimentos acerca da temática Motivação no ambiente organizacional foram tratados ao longo do período de 2017 a 2021 a partir das bases de dados SciELO e Spell.Trata-se, portanto, de uma revisão sistemática de literatura de natureza quanti-qualitativa, as buscas foram realizadas e foram selecionados 12 artigos. Os resultados mostram que o ano 2018, 2019 e 2020 foram os mais profícuos em relação a publicações que retratam a temática abordada. Em relação às metodologias, nota-se que a maior parte das publicações utilizaram uma abordagem quantitativa. Foi constatado ainda que vários fatores influenciam o comportamento do indivíduo no trabalho, deste modo, tanto as teorias de conteúdo quanto as de processo estão diretamente interligadas, permitindo uma visão mais abrangente acerca da temática trabalhada. Os estudos mostraram ainda que a motivação é algo subjetivo e de difícil definição, é evidente que as pessoas são motivadas por recompensas intrínsecas (liberdade, responsabilidade, criatividade, inovação, independência e reconhecimento), no entanto as recompensas extrínsecas (salário, benefícios, bônus, gratificação) não deixam de ser importantes. Assim sendo, fazem-se necessários estudos teóricos empíricos para ampliar a identificação de elementos motivacionais no comportamento humano, bem como outras revisões de literaturas, estudo de caso e pesquisas em campo com uma abordagem qualitativa a fim de entender os aspectos subjetivos envolvidos no comportamento humano.