Piumhi
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Piumhi por Orientador "Doutor Felipe da Silva Alves"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCaracterização física do solo do IFMG - Campus Avançado Piumhi(2024-04-23) Brito, Daniely de Fátima ; Doutor Felipe da Silva Alves; Doutor Pedro Luiz Teixeira de CamargoO solo é o meio de sobrevivência de grande parte dos seres vivos, sendo utilizado como um habitat ou fonte de recursos naturais. É composto por um aglomerado de partículas sólidas, líquidas e gasosas. A relação entre essas fases contribui para a determinação do seu comportamento, podendo garantir o sucesso ou fracasso de uma obra de Engenharia. Para entender o solo e como as fases dele se relacionam, foi feita a caracterização física do solo do IFMG – Campus Avançado Piumhi, buscando o reconhecimento de suas características para o fornecimento de dados para futuras obras que se pretende executar no terreno estudado. Para essa caracterização, foram realizadas as seguintes atividades: identificação tátil-visual, coleta das amostras e realização de ensaios de laboratório: determinação do peso específico aparente natural, teor de umidade, limite de liquidez e limite de plasticidade. A metodologia utilizada, desde a coleta das amostras até a prática dos ensaios, foi feita conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com complementos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Os resultados encontrados confirmam o solo silto-argiloso, já esperado para a região, porém apresentam algumas variações comentadas e avaliadas de acordo com autores renomados da Mecânica dos Solos, como Caputo e Pinto, além de comparados a prospecções geotécnicas preexistentes disponibilizadas pelo campus.
- ItemEstudo comparativo entre obras de edificações residenciais nos municípios de Piumhi-MG e Bambuí-MG sob o aspecto da segurança do trabalho(2023-09-13) Silva Júnior, Otaviano Geraldo da.; Doutor Felipe da Silva Alves; Doutor Pedro Luiz Teixeira de CamargoA segurança do trabalho é um tema muito discutido atualmente em virtude de sua contribuição para a redução do número de acidentes em todas as áreas e, mais fortemente, na construção civil. O presente trabalho, que se classifica como quali-quantitativo, é um estudo de caso que objetiva comparar a situação da segurança do trabalho em uma amostra composta por quatro construtoras, sendo duas dessas empresas localizadas no município de Piumhi-MG e duas em Bambuí-MG. A partir dessa comparação, analisaram-se as semelhanças e diferenças entre os resultados obtidos em ambas as cidades e constatou-se que as empresas de portes semelhantes apresentaram políticas e medidas de segurança parecidas, sendo as construtoras de médio porte as que apresentaram medidas mais efetivas, tendo em vista as normas e leis vigentes. A partir disso, foram realizadas sugestões de melhorias para as práticas de segurança do trabalho na construção civil, tais como a identificação de possíveis desacordos com as normas e leis vigentes com o intuito de proteger a integridade física dos trabalhadores e diminuir os riscos de acidentes. Estas recomendações podem incluir aperfeiçoamento de práticas de segurança, treinamento de trabalhadores, maior fiscalização e investimento em tecnologias e equipamentos de segurança.
- ItemPlanilha de cálculo para dimensionamento geotécnico de muros de gravidade e de flexão(2024-12-10) Linhares, Gabriel Lucas; Doutor Felipe da Silva Alves; Doutor Pedro Luiz Teixeira de CamargoAs estruturas de contenção são responsáveis por resistir às tensões laterais de empuxo exercidas por um maciço de solo e/ou rocha. A concepção dessas estruturas passa por dois tipos de dimensionamento: geotécnico e estrutural. Este trabalho tem como objetivo a produção de uma planilha de cálculo destinada ao dimensionamento geotécnico de muros de arrimo do tipo gravidade e flexão, utilizando o software Microsoft Excel. A produção deste estudo se apoia na revisão bibliográfica e pesquisa documental e aplicada acerca do dimensionamento de muros de contenção. Essas estruturas podem ser construídas em concreto simples ou armado, alvenaria de tijolo, solo-cimento ensacado ou blocos de pedra. A planilha desenvolvida neste trabalho realiza o dimensionamento geotécnico de muros de arrimo de gabião, de alvenaria e de concreto armado. O dimensionamento geotécnico engloba o pré-dimensionamento da contenção, cálculo dos empuxos no estado ativo e passivo e as verificações de estabilidade quanto ao deslizamento, tombamento e tensões na base, porém não inclui o dimensionamento estrutural do muro de concreto armado. Para a verificação da ferramenta, foram resolvidos por cálculo manual e através da ferramenta três exercícios retirados de livros de referência. Os resultados obtidos foram comparados e, através desta comparação, foi possível chegar à conclusão que a planilha executa de forma rápida e precisa o dimensionamento geotécnico dos tipos de contenção propostos neste trabalho, apesar de algumas limitações observadas durante o desenvolvimento e verificação da ferramenta.