Bacharelado em Sistemas da Informação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Bacharelado em Sistemas da Informação por Orientador "Mestre Bruno de Souza Toledo"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDesenvolvimento de um sistema de gestão para o viveiro de mudas do IFMG-SJE.(2020-11-13) Campos, Luiz Henrique Bicalho; Mestre Bruno de Souza Toledo; Doutor Ivan da C. I. Fontan; Mestra Karina Dutra de Carvalho LemosOs viveiros florestais são fundamentais para a preservação ambiental, pois nesses locais são cultivadas mudas de espécies arbóreas que serão inseridas na natureza, parques e/ou áreas verdes. Em 2009 foi criado um viveiro florestal no Instituto Federal de Minas Gerais - campus São João Evangelista (IFMGSJE) em parceria com o Instituto Estadual de Florestas com objetivo de auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão além de atender demandas locais por mudas florestais. Considerando que a gestão da produção de mudas no viveiro do IFMG-SJE é realizada por meio de fichas manuais e planilhas eletrônicas pouco funcionais, verificou-se uma oportunidade de desenvolvimento de um sistema para melhorar o gerenciamento da produção e expedição das mudas no viveiro, constituindo este o objetivo geral do presente trabalho. Para tal foi necessário: compreender as estruturas e processos existentes para produção de mudas no viveiro; desenvolver o sistema de gerenciamento de produção de mudas; analisar o gerenciamento da produção de mudas do viveiro e o seu fluxo de atividades desenvolvidas; extrair informações relevantes à atual produção e benefício do viveiro a toda a comunidade acadêmica. Para desenvolvimento dessa pesquisa utilizou-se a abordagem qualitativa e o método descritivo, pois objetivou-se descrever a qualidade das experiências que os usuários do sistema desenvolvido viessem a ter. Para isso foi realizada uma entrevista seguida de um roteiro proposto após manuseio do sistema pelos gestores do viveiro, buscando identificar as concepções que os mesmos viessem a ter durante o uso. Os resultados obtidos demostraram que o software é simples,intuitivo e útil, visto que além de otimizar o processo de gerenciamento de mudas, pôde também auxiliar na tomada de decisões referente a gestão do viveiro pelos seus responsáveis, proporcionando assim grande aceitação e valor no seu uso imediatamente após o primeiro contato. O sistema encontra-se disponível para uso no portal da instituição.
- ItemDesenvolvimento de uma aplicação chatbot para o portal do curso Sistemas de Informação do IFMG-SJE(2019-11-21) Alves, Thiago Aparecido do Carmo; Costa, William Amaral da; Mestre Bruno de Souza Toledo; Mestre Guidson Coelho de Andrade; Doutor Wesley Gomes de AlmeidaNo cenário atual de propagação das informações, a busca por especificidades se tornou uma problemática, em que todo o emaranhado destas sem uma organização consistente, geram alguns impasses para quem deseja obter respostas rápidas acerca de qualquer assunto de seu interesse. Visto tal problematização e com o crescente aumento de acessos e possibilidades disponíveis na rede mundial de computadores, os Chatbots (robôs de conversação) se tornaram eficazes nos processos de obtenções de respostas rápidas. Assim sendo, foi proposto o desenvolvimento de uma aplicação Chatbot para o portal do curso Bacharelado em Sistemas de Informação do IFMG-SJE, com o objetivo de tornar a interação mais eficiente possível para com todos os usuários do portal do supracitado curso. A metodologia utilizada na pesquisa é descritiva qualitativa, pois os resultados descrevem os dados obtidos por meio de questionário, que visaram analisar o impacto do Chatbot na interação com os usuários do portal. Os resultados obtidos demostraram que a aplicação Chatbot obteve boa aceitação por parte de seus utilizadores, tornando os processos de obtenções de informações no portal do curso mais eficientes.
- ItemDesenvolvimento de uma aplicação para auxiliar o processo de desenvolvimento de software.(2017-12-08) Pereira, Ana Paula Dias; Mestre Bruno de Souza Toledo; Doutor Wesley Gomes de Almeida; Mestre Edson Batista de SenaO software é o um dos mais importantes dentre as tecnologias responsáveis pelo crescimento do mercado global. Frente ao rápido crescimento de sua demanda, devido à complexidade dos problemas a serem resolvidos, surge à preocupação por garantir agilidade e economia no processo de desenvolvimento dos produtos de software. Estas discussões posicionam a Engenharia de Software como componente substancial neste processo, em que esta conceituase na determinação e implantação de conceitos de engenharia, a fim de assegurar economia, confiabilidade e eficiência ao produto final. Os métodos ágeis de desenvolvimento de software subsidiam as etapas previstas pela Engenharia de Software e surgiram com o objetivo de criar produtos proficientes dedicando-se menos tempo, passando a serem considerados fundamentais para apropriar a produção de software à grande demanda da sociedade. O método ágil Scrum se destaca dentre os demais pela ênfase dada ao gerenciamento do projeto e por abranger atividades de monitoramento e feedback visando à identificação e a correção de deficiências, tendo como base o planejamento iterativo e incremental. Quando aplicado adequadamente, o Scrum pode contribuir grandemente para o sucesso da produção de software. Portanto, o presente trabalho visou desenvolver o protótipo de uma aplicação web para atuar em pequenos projetos de software, auxiliando equipes iniciantes no âmbito do desenvolvimento ágil, colaborando com algumas das fases do processo de desenvolvimento com base na ferramenta Scrum. Para isso, a pesquisa se baseou na fundamentação teórica sobre Scrum e desenvolvimento de software. A metodologia utilizada é caracterizada como descritiva qualitativa, pois os resultados descrevem os dados obtidos por meios de testes que visaram analisar as funcionalidades gerais do sistema, como também, a experiência dos profissionais ao utilizarem o software. Os dados obtidos indicam que o software segue as normas de usabilidade, sendo interativo e de fácil uso, além de atender como guia prático de Scrum, revelando grande potencial para melhorias e expansões
- ItemEstudo e desenvolvimento de um jogo educacional para o ensino de programação básica.(2018-11-29) Silva, Davi Hagap Emanuel da; Costa,Wandrey Matheus Moreira da; Mestre Bruno de Souza Toledo; Mestra Karina Dutra de Carvalho LemosIntrodução a Programação é uma disciplina tradicionalmente difícil para estudantes iniciantes em cursos com cunho voltado a computação. Isso se dá por fatores como falta de interesse dos alunos, modelo de ensino tradicional, dificuldade na abstração dos conceitos abordados, ou até mesmo pela dificuldade intrínseca da matéria. Os diversos obstáculos encontrados pelos alunos nas disciplinas de programação iniciais dos cursos da área de computação acabam acarretando em números altos de reprovações e desistências nessas disciplinas, que por sua vez pode levar até mesmo ao abandono do curso. Para amenizar esses problemas enfrentados no ensino de programação básica o presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um jogo educacional para o ensino de programação básica. O resultado foi aplicado aos alunos do Instituto Federal de Minas Gerais - campus São João Evangelista matriculados na disciplina de Algoritmos e Estrutura de Dados I do curso Bacharelado em Sistemas de Informação. A metodologia utilizada na pesquisa é descritiva qualitativa, pois os resultados descrevem os dados obtidos por meio de questionário, que visaram analisar o impacto do jogo na aprendizagem de programação, bem como a experiência pessoal dos alunos na utilização do mesmo. Os resultados obtidos demostraram que o jogo foi capaz de estimular os alunos, e os mesmos relataram um aumento na capacidade de lembrar e compreender os conceitos básicos de programação.