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    Negros nos cursos técnicos do instituto federal de educação, ciência e tecnologia do espírito santo: um estudo sobre acesso, permanência e êxito
    (2023-12-12) Faustino Junior, Dério José
    Este artigo analisa em que medida a implementação da lei nº 12.711/2012 contribuiu para aumentar o acesso, a permanência e o êxito de estudantes autodeclarados negros nos cursos técnicos, concomitantes e noturnos, ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) campus Cariacica. A pesquisa possui um caráter qualitativo, descritivo e exploratório e foram utilizadas as pesquisas bibliográfica e a documental como metodologia no intuito de responder à questão de pesquisa proposta. Foram analisados os dados dos alunos dos cursos Técnico em Logística e Técnico em Portos noturnos que ingressaram entre o primeiro semestre de 2013 e o primeiro semestre de 2020. Apesar da sua grande relevância, os resultados demonstram que a Lei 12.711/2012 teve pouca contribuição no que se refere ao ingresso, à continuidade e ao sucesso dos negros no Ifes campus Cariacica, pois a grande maioria deles acessou os cursos técnicos por meio das vagas de ampla concorrência e não as reservadas pela ação afirmativa. Nesse sentido, propõe-se a utilização de ferramentas que facilitam a análise das informações a respeito da efetivação das ações afirmativas e a realização de ações e criação de políticas internas que visam contribuir para que a população negra