Livros

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Item
    Aprendendo a conviver
    (2021-01-01) Sabbagh, Delaine Oliveira; Rossi, Cláudia Maria Soares; Mendes, Yara de Matos; Teixeira, Meryene de Carvalho; Rodrigues, João Henrique; Silva, Alice Goulart da; Naves, Cláudia Motta da Rocha; Barbosa, Cristiane Diniz; Felicíssimo, Manuella; Santos, Rosalva Maria Martins dos; Medeiros, Tatiane Cimara dos Santos; Guerra, Francismara Fernandes; Santos, Regiane Veloso; Costa, Sandro Coelho; Ribeiro, André Moreira; Leão, Ana Rachel Carvalho; Prata, Wyara Elisângela de Castro; Santos, Andréa de Souza dos; Souto, Anderson de; Aladim, Efigênia de Fátima Cornélio; Martins, Marcelo Augusto dos Anjos Lima; Figueiredo, Estela Dias; Silva, Magali Soares da; Figueiredo, Estela Dias; Mendanha, Paulo José Chaves; Gasparoni, Meirelaine Marques; Vilaça, Márcia Margarida; Souza, Franciele Soares de; Britto, Tamires Bessa da Silva; Rodrigues, Ana Paula da Silva; Ribeiro, Listhiane Pereira; Pereira, Beatriz Rodrigues; Lino, Juliana Cristina Meira; Soares, Carlos Guilherme Cristelli; Nunes, Érica Melanie Ribeiro; Araújo, Márcia Basília de; Rocha, Aline Cristina Viana; Rocha, Aline Cristina Viana
    Aprendendo a conviver. O título do e-book foi inspirado em um dos quatro pilares estabelecidos no relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. De acordo com o documento Educação: um Tesouro a Descobrir, organizado por Jacques Delors, “para poder dar resposta ao conjunto das suas missões, a Educação deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão [...] os pilares do conhecimento” (DELORS, 1998, p.89). Um desses pilares – e a inspiração para o batismo do e-book - é Aprender a viver juntos, aprender a viver com os outros.
  • Item
    Educação Profissional e Tecnológica no Brasil : entre práticas e recursos educacionais: volume 3
    (2024-08-16) Heleniara Amorim Moura; Marie Luce Tavares; Raquel Aparecida Soares Reis Franco; Rodolpho Gauthier Cardoso dos Santos; Adilson Ribeiro de Oliveira; Cíntia Letícia Cruz Saraiva; Edneia Aparecida Batista; Efigênia de Fátima Cornélio Aladim; Fátima Aparecida de Freitas Dias Costa; Gilcéia Freitas Magalhães Leal; Gilzilene de Jesus Caetano; Gisélia Maria Campos Ribeiro; Ivone Rosa Ferreira de Sá; Jaqueline Cássia da Rocha Pereira; José Fernandes da Silva; Pablo Calegario; Pablo Menezes e Oliveira; Pedro Xavier da Penha; Rafael Vieira Âmbar; Ygor Bruno Fernandes da Silva; Raquel Aparecida Soares Reis Franco; Alexandre Delfino Xavier
    A obra “Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: entre práticas e recursos educacionais” é o terceiro volume da série “Educação Profissional e Tecnológica no Brasil”, coletânea idealizada, produzida e organizada por docentes pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). O livro aborda os Produtos Educacionais no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com o objetivo de repensar a organização dos espaços pedagógicos, as práticas e os recursos educacionais a partir da produção do programa, destacando a multiplicidade de produtos e de temáticas que dialogam e atravessam a EPT no Brasil. Trata-se, portanto, de boa oportunidade para a compreensão do que é o Produto Educacional no contexto da EPT, e ainda de conhecer e/ou refletir sobre aspectos desse campo educacional.
  • Item
    PROFGEO: convergindo trajetórias em direção ao ensino de Geografia do IFMG
    (2024-10-01) Fonseca, Venilson Luciano Benigno; Novais, André Luiz Barbosa; Magalhães Júnior, Edivar; Vieira, Cristiano Alexandre; Cupolillo, Fulvio; Santos, Saul Lima; Gomes Braga, Fernando; Costa Júnior, Clóvis dos Santos; Lima, Camila Rodrigues de; Dutra, Paulo Alexandre Gomes Campos; Delpupo Souza, Caroline; Sousa, Leonardo Coelho de; Silva, Cecília Félix Andrade; Paula, Geovana Maria Freitas de; Lacerda, Lucas Henrique; Cardoso, Leandro Andrade; Delpupo Souza, Caroline; Editora IFMG
    Como primeiro produto bibliográfico derivado das ações da comunidade do PROFGEO/IFMG, esta obra pretende representar a materialização de um exercício coletivo de convergência das experiências pregressas de docentes e discentes, com os pretensos legados teóricos que se almeja construir enquanto programa. O volume busca avançar na compreensão do processo e do momento de implementação do PROFGEO, a partir do resgate de construções e pesquisas em curso, em franco diálogo com o ensino de Geografia. Além disso, serão propostos exercícios e olhares acerca da Geografia e de seu ensino, sempre por meio da articulação entre experiências pregressas e apontamentos futuros no âmbito do PROFGEO. Por fim, a obra centra-se em debates sempre articulados com as linhas de pesquisa do programa: Linha 1 – Saberes e conhecimentos da Geografia no espaço escolar; Linha 2 – Formação docente em Geografia; Linha 3 – As linguagens no ensino de Geografia.
  • Item
    Dos ramos de minha magnífica loucura
    (2023-08-23) Odino, Sarc.; Coura, Fernanda Morcatti
    Dos Ramos de Minha Magnífica Loucura é um livro de poesia que argumenta sobre a existência humana. Com palavras escrupulosamente escolhidas, em uma linguagem poética envolvente, nos transporta para um mundo de beleza, paixão e dor. Ao longo das páginas, encontramos versos que exaltam a vida na Terra e sua plenitude, a graça da vida e a importância da gratidão. O amor é explorado em sua arrebatação incondicional e na dor da perda. A loucura mostra que nem tudo é perfeito, ou que não há perfeito e que a vida pode ser um emaranhado de emoções conflitantes. A maldição, por sua vez, surge em poemas que refletem sobre o mal e nossos temores mundanos. No final das contas, Dos Ramos de Minha Magnífica Loucura é um livro que nos leva em uma andança poética pela experiência humana. Uma obra que pretende tocar a alma e nos fazer ruminar sobre o significado de estarmos vivos neste mundo.
  • Item
    Qualidade dos solos:Conhecer para preservar
    (2023-08-23) Oliveira, Diego Alves de; Alves, Simone Fonseca.; Oliveira, Cíntia Marques de Queiroz.; Ribeiro, Elizêne Veloso.; Coura, Fernanda Morcatti
    O solo é a base das atividades humanas. É onde as atividades econômicas se processam. Onde as plantas crescem, onde os animais se alimentam. Onde a água se armazena e se purifica. Onde a vida se sustenta. Mais do que isso, é um sistema dinâmico, que abriga a vida e que mantém a vida. E que necessita de cuidados para que sua vida se mantenha. A íntima relação entre solo e a vida torna ainda mais urgente a necessidade de se pensar formas de um aproveitamento deste importante recurso sem que haja perda de sua qualidade à longo prazo. Por isso, conhecer o solo onde se realiza atividades agrícolas é essencial para todos os trabalhadores do meio rural que estejam preocupados na manutenção das potencialidades do solo. Desta forma, este manual didático tem como objetivo servir como base para agricultores e todos aqueles interessados em conhecer e colocar em prática uma técnica fácil e barata de análise de solo, chamada Cromatografia de Pfeiffer.