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    Diretrizes para a elaboração de materiais didáticos por professores do ensino de geografia escolar: criar para ensinar
    (2025-05-13) Magalhães Júnior, Edivar; Doutor Venilson Luciano Benigno Fonseca
    Esta dissertação tem como objetivo propor diretrizes pedagógicas que orientem professores de geografia da Educação Básica na criação de materiais didáticos autorais, contextualizados e alinhados às diretrizes curriculares nacionais. O estudo parte da constatação de que muitos materiais utilizados nas escolas são desatualizados, descontextualizados e desajustados às realidades locais e aos estilos de aprendizagem dos alunos, além de não contemplarem a autonomia criativa do professor. A pesquisa adota como referencial teórico e metodológico o modelo de design instrucional ADDIE — Análise (Analysis), Design (Design), Desenvolvimento (Development), Implementação (Implementation) e Avaliação (Evaluation) — adaptado à prática docente conforme Filatro (2023). A partir dessa abordagem, o trabalho sistematiza um conjunto de diretrizes aplicáveis à produção de materiais didáticos para o ensino de geografia, destacando a importância da intencionalidade pedagógica e do uso de diferentes mídias e tecnologias educacionais. Os métodos incluem análise documental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), revisão bibliográfica sobre materiais didáticos e design instrucional, além da elaboração de um produto educacional prático: o guia “Como Criar Materiais Didáticos para o Ensino de geografia”. Este guia visa apoiar o planejamento docente, promovendo práticas pedagógicas inovadoras, críticas e contextualizadas. Como conclusão, a dissertação defende que a elaboração de materiais didáticos não deve ser um ato técnico isolado, mas sim uma prática pedagógica consciente e transformadora. A valorização da autoria docente, aliada ao uso de metodologias estruturadas como o design instrucional, pode contribuir significativamente para o aprimoramento do ensino de geografia e a formação de cidadãos críticos e reflexivos.
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    Geotecnologias como recurso didático: possibilidades e contribuições à Geografia Escolar no Ensino Médio a partir do uso de aplicativos para dispositivos móveis
    (2025-01-15) Batista, Gilsomar Sebastião; Doutor Jairo Rodrigues Silva
    O presente trabalho discute e analisa as potencialidades pedagógicas da utilização de aplicativos para dispositivos móveis no processo de ensino-aprendizagem de Geografia no Ensino Médio, mediante a utilização da tecnologia como ferramenta para promover a alfabetização e o letramento geográfico e o aprofundamento dos conteúdos curriculares, a partir da realidade dos estudantes. A pesquisa analisa o impacto educacional de atividades realizadas em uma escola pública da rede estadual de ensino, na cidade de Conselheiro Lafaiete – MG, utilizando os aplicativos para smartphones Fields Area Measure, Gaia GPS e CapCut, integrados ao ensino de Cartografia e Geografia Urbana para turmas do Ensino Médio. Os resultados são apresentados e discutidos em dois capítulos, no formato de artigos científicos. Eles demonstram o protagonismo discente, em ambas as atividades, com grande envolvimento e interesse dos estudantes tanto pela apreensão dos conhecimentos teóricos essenciais quanto pelas tarefas práticas, mediadas pela tecnologia, resultando em aprendizagens significativas e contextualizadas à realidade deles. O trabalho resulta ainda em um manual explicativo das principais funcionalidades do aplicativo Fields Area Measure, visando sua utilização didática por docentes da Geografia Escolar. Espera-se que as práticas investigativas, interdisciplinares e dinâmicas, que compõem esta pesquisa, colaborem para desmistificar o uso da tecnologia como ferramenta didática e para a valorização da Cartografia como linguagem própria da Geografia. Almeja-se, enfim, contribuir para a promoção de uma educação geográfica que forme cidadãos críticos, conhecedores do meio em que vivem e das relações entre homem e espaço.
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    No meio do caminho tem escola? Mineração e ensino de Geografia nas práticas pedagógicas docentes no município de Itabira/MG
    (2024-08-29) Lage, Paulo Cabral; Doutor Paulo Eduardo Alves Borges da Silva
    Esta dissertação de mestrado busca resgatar o debate sobre os impactos socioambientais na cidade de Itabira/MG, investigando suas relações com a prática pedagógica de professores de Geografia que trabalham no município. Itabira, a “ cidade do ferro”, é berço da Companhia Vale do Rio Doce, fundada no município em 1942, e hoje uma das maiores empresas mineradoras do mundo. O estudo se ampara em uma revisão bibliográfica sobre o tema, de forma a apresentar o contexto histórico da atividade mineradora no território itabirano e os impactos socioambientais dela decorrentes. Busca também refletir sobre o papel da Escola e da Geografia no contexto da educação pública brasileira. Analisa os documentos orientadores da prática pedagógica em Geografia (BNCC e CRMG) e coleções didáticas utilizadas nas escolas para investigar de que forma o tema da Mineração aparece nesses documentos. E, através da aplicação de questionários, como o tema se materializa na prática pedagógica dos professores de Geografia em escolas estaduais e municipais de Itabira.
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    Trabalho de campo virtual no Parque Estadual do Rio Doce: uma possibilidade didática para a geografia escolar
    (2024-09-06) Santos, Saul Lima; Doutor Fulvio Cupolillo
    O trabalho de campo é uma ferramenta fundamental para a ciência geográfica desde os seus primórdios. Na geografia escolar, esse método didático é fundamental para proporcionar aos estudantes uma aprendizagem prática acerca de conteúdos previamente trabalhados. Contudo, há um negligenciamento dessa ferramenta didática, sobretudo quando se trata do ensino de questões físico-naturais, na educação pública do Brasil. Isso se explica por diversos fatores que vão desde a inexistência de recursos financeiros para sua realização, à distância geográfica entre a escola e as áreas de estudo, como unidades de conservação ambiental. Nesse sentido, este projeto propõe a construção de um trabalho de campo virtual com recursos de realidade virtual e vídeos imersivos, utilizando o Parque Estadual do Rio Doce, objeto de estudo. O intuito deste trabalho é proporcionar uma ferramenta de ensino interativa, de baixo custo e fácil implementação, capaz de suprir a carência pelo trabalho de campo no ensino básico, sempre que sua forma presencial for inviável.
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    Contribuições da utilização do Google Earth parao ensino de Geografia no período de 2002 a 2022
    (2024-05-14) Gumiero, Marcelinda Pacheco Nunes Pereira; Doutor Jairo Rodrigues Silva
    As ferramentas pedagógicas digitais estão cada vez mais presentes no ambiente escolar, sendo de suma importância que os estudantes e os professores se apropriem de novas metodologias baseadas na utilização das tecnologias para o ensino da geografia, visando tornar o processo de ensino-aprendizagem cada vez mais eficiente e significativo, principalmente quando consegue fazer que o mesmo enfatize a realidade vivida pelos alunos. Dentre essas novas ferramentas utilizadas nas aulas de geografia é possível constatar a importância da utilização do Google Earth como instrumento didático. Esse é um recurso acessível, gratuito e com funcionalidades que despertam a curiosidade e o interesse do aluno. Esta pesquisa foi de caráter qualitativa indutiva, utilizou o método de análise de conteúdo conforme Bardin, dividido em três etapas: pré-análise, codificação e categorização dos trabalhos publicados. Os dados foram obtidos a partir de pesquisa de artigos científicos sobre o uso do Google Earth no ensino de geografia, publicados na plataforma de busca Google Acadêmico no período entre 2002 a 2022 com objetivo de compreender e analisar as contribuições do Google Earth como ferramenta didática no ensino de geografia. Ao final constatou-se que ocorreu ampliação do uso do Google Earth como recurso didático no ensino de geografia e os trabalhos analisados enfatizaram que o referido recurso contribui para aulas mais práticas e dinâmicas, estimulando a participação dos estudantes, a inclusão digital e favorecendo a aprendizagem de conceitos geográficos importantes para sua formação integral e de qualidade.