Jogo Educativo
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- ItemEspelho, Espelho Meu, Quem Sou Eu?(2025-10-04) Vilaça, Márcia Margarida; Doutora Marie Luce TavaresO jogo de cartas Espelho, Espelho Meu, Quem Sou Eu? destaca-se como uma ferramenta valiosa de ensino/aprendizagem, promovendo o desenvolvimento de diversas habilidades, como o fortalecimento da identidade étnico-racial, o estímulo ao pensamento crítico, a reflexão sobre diversidade cultural e o combate aos preconceitos. Além disso, o jogo incentiva a cooperação, a empatia e o diálogo, favorecendo um ambiente inclusivo e respeitoso no contexto escolar. A proposta do jogo está de acordo com os objetivos da linha de pesquisa "Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)" e no Macroprojeto 6 - "Organização de Espaços Pedagógicos na EPT". Trata-se de um jogo que pode ser utilizado em diversos espaços não formais, como: seminários e wokshops voltados para discussões sobre diversidade, relações étnico-raciais e educação inclusiva; em cursos de capacitação para formação de profissionais envolvidos em bancas de heteroidentificação, auxiliando na sensibilização e no entendimento das questões étnico-raciais; em grupos juvenis, promovendo debates e conscientização especialmente sobre identidade racial e diversidade cultural; assim como em oficinas educativas com temáticas voltadas para a construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa em relação às diferenças raciais. Portanto, o jogo pode ser utilizado por professores, facilitadores, mediadores culturais, ativistas e formadores de opinião, bem como por qualquer pessoa interessada em promover discussões sobre identidade, racismo e diversidade em espaços educacionais e sociais.