Trabalho de Conclusão de Curso

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    Inteligência artificial (IA) na administração: o que a literatura científica tem apontado?
    (2024-09-02) Moreno, Izabella Rocha; Doutor David Silva Franco
    O presente estudo tem o objetivo de analisar as aplicações da inteligência artificial (IA) na administração. As revoluções industriais trouxeram consigo as transformações digitais que invadiram o nosso meio trazendo evoluções e inovações tecnológicas que vem modificando o mercado gradativamente. Diante das transformações digitais, surge a inteligência artificial com o intuito de criar máquinas inteligentes capazes de executarem tarefas, que geralmente necessitam de habilidades humanas, com precisão, rapidez e autonomia. A sua capacidade de analisar e armazenar grandes quantidades de dados em curto prazo, proporciona às empresas uma redução de custos, otimização do tempo, agilidade e soluções para problemas, possibilitando uma tomada de decisões mais segura e eficiente. Por outro lado, a sua adoção pode trazer desconforto e desconfiança quando sua implantação não é feita com certos cuidados. Por isso, para que haja uma implantação de sucesso da inteligência artificial, a empresa deverá estar com sua estrutura interna preparada para usufruir eficientemente desta tecnologia. Para o desenvolvimento deste estudo, foi utilizado artigos sobre o tema aqui abordado, disponibilizados no site da Spell (Scientific Periodicals Electronic Library – em tradução livre para o português - Biblioteca Eletrônica de Periódicos Científicos), dos quais 10 artigos foram selecionados. Apesar da inteligência artificial não ser uma tecnologia recente, não há ainda na literatura uma gama de estudos sobre inteligência artificial na administração, porém é notável que isso vem mudando progressivamente nos últimos anos em decorrência de suas inovações e evoluções. Neste estudo, foi possível destacar a aplicação da inteligência artificial no RH (Recursos Humanos), na administração pública e nos negócios. Dentro destes três tópicos, é possível visualizar como está sendo a implantação da inteligência artificial e o que ela vem trazendo como benefícios, malefícios e tendências para empresas e mercado.
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    A organizaçãod o trabalho docente: transformações a partir do avanço tecnológico no contexto da pandemia de covid-19
    (2024-09-03) Francisco, Waleska Cristina Lúcio; David Silva Franco
    A tecnologia é parte integrante do processo de trabalho. As inovações tecnológicas permitem a otimização e melhoria de diversos processos e tarefas. Porém, é necessário compreender que a implementação de uma nova tecnologia pode afetar o ambiente organizacional e as pessoas farão uso dessa tecnologia. No contexto educacional não é diferente, os avanços tecnológicos podem afetar a forma como o trabalho docente será planejado e executado. O trabalho docente tem papel fundamental no desenvolvimento da sociedade, pois são os professores os responsáveis por conduzir o processo de aprendizagem do aluno. Dessa forma, considerando a importância dos professores para o desenvolvimento da sociedade e disseminação do conhecimento, este artigo teve como objetivo analisar como os avanços tecnológicos afetam o trabalho do docente de professores de uma escola da rede pública municipal, considerado o contexto da pandemia de covid-19. Para isso, foi realizada uma pesquisa descritiva com realização de entrevistas com professoras do ensino fundamental de uma escola da rede pública municipal de Belo Horizonte, Minas Gerais. Os resultados mostram que, tanto no período de aulas remotas quanto no período pós pandemia, as professoras precisaram se adaptar e aprender a utilizar as novas ferramentas e equipamentos tecnológicos sozinhas. Apesar dos desafios iniciais, as professoras conseguiram fazer uso dos equipamentos disponibilizados e integram as tecnologias digitais em suas aulas atualmente, por conta dos diversos benefícios gerados a partir disso. Porém, as entrevistadas também destacaram a necessidade melhorias a serem implementadas, para que a utilização das tecnologias digitais dentro de sala de aula seja ainda mais assertiva.
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    A influência da digitalização na motivação dos funcionários: estratégias para um ambiente de trabalho moderno
    (2024-09-02) Doutor David Silva Franco
    Este estudo investiga o impacto da digitalização na motivação dos colaboradores e identifica práticas e estratégias que as empresas podem adotar para sustentar a motivação em um cenário digital. A pesquisa, de caráter teórico, revela que a digitalização transforma significativamente a operação das empresas e as funções dos colaboradores, gerando tanto desafios quanto oportunidades. A automação e a inteligência artificial facilitam tarefas complexas e criativas, mas também podem gerar insegurança quanto ao futuro do emprego. O trabalho remoto, especialmente durante a pandemia de COVID-19, mostrou-se uma oportunidade importante para melhorar a satisfação dos colaboradores, embora traga desafios como o isolamento social. A promoção de aprendizado contínuo, o desenvolvimento de habilidades digitais e a implementação de sistemas de reconhecimento digital são estratégias eficazes para aumentar a motivação e engajamento dos colaboradores. Contudo, a pesquisa destaca a necessidade de estudos empíricos para validar os achados e explorar a aplicação prática das estratégias sugeridas, considerando diferentes setores e contextos organizacionais.