Artigo de Periódicos
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 17
- ItemColocando a engenharia sobre a mesa uma atividade STEAM de engenharia reversa e matemática(2023-12-21) Rodrigues-Silva, Jefferson; Silva-Hormazábal, Marcela; Alsina, ÁngelExplora-se a engenharia reversa como estratégia didática para a interdisciplinaridade entre engenharia e matemática no ensino fundamental. Numa primeira parte, fundamenta-se teoricamente a educação STEAM e a Aprendizagem Baseada em Design (ABD) no sentido de engenharia reversa. Numa segunda parte, apresenta-se o planejamento didático de uma atividade STEAM em que os alunos fazem engenharia reversa de uma mesa e selecionam materiais de um catálogo com demandas contraditórias de medidas, preço e sustentabilidade. A descrição dessa atividade é acompanhada dos resultados da sua execução a 23 alunos de uma escola espanhola. Demonstrou-se que essa atividade é pedagogicamente potente em termos de aprendizagem de matemática e engenharia. Sua simplicidade e reprodutibilidade (fornecemos a guia de aprendizagem em formato editável) ajudam os professores a entenderem que a engenharia não se restringe a abordagens complexas e caras.
- ItemConcepciones del alumnado sobre ingeniería y sus conexiones con las matemáticas y las ciencias(2023-11-03) Rodrigues-Silva, Jefferson; Silva-Hormazábal, Marcela; Alsina, ÁngelConsiderando la incorporación progresiva de la competencia STEM en el currículo de educación primaria, se exploran las concepciones del alumnado sobre la ingeniería. Para ello, se ha aplicado el instrumento validado Draw an Engineer Test (mDAET) a 18 estudiantes españoles de 10 a 11 años. Los datos obtenidos a partir de una metodología mixta (por un lado, estadística descriptiva y pruebas no paramétricas, y, por otro, análisis de contenido) muestran que el alumnado participante presenta nociones estereotipadas de la ingeniería como actividades manuales, desarrolladas en ambientes de trabajo de campo y de forma individual. Además, identifican un uso simplista de las matemáticas y no visualizan el uso de las ciencias en ingeniería. Se defiende que es necesario el desarrollo profesional docente para abordar estas concepciones y, así, avanzar hacia la educación interdisciplinar STEM o STEAM.
- ItemEnhancing Teachers’ Professional Identity in a Reflective Learning MOOC(2024-01-10) Rodrigues-Silva, Jefferson; Alsina, ÁngelSocial interaction in online teacher training can be challenging. Accordingly, we aim to explore how a massive open online course (MOOC) for teacher training affects the professional identity (PI) and development of teachers. This course was developed based on the reflective learning framework (RLF) and utilises modelling as a teaching method. For that, we enrolled in a mixed-method research study. Data were collected from 54 teachers and three discussion boards. Next, it was analysed through content analysis using grounded theory, the application of the narrative reflection assessment rubric (NARRA), and statistical tests. As a result, we observed a significant increase in teachers’ evaluations regarding reflective thinking (from 24% to 67%) and sociocultural learning (from 13% to 39%) after completing the course. Pearson’s r coefficient showed a positive relationship between the fourth NARRA element, transformation, and its predecessors. This indicates that each element plays a role in a continuous development process. The evidence was sufficient to conclude that the training promoted teachers’ PI development, except in the domain of job satisfaction.
- ItemBrazilian and Spanish Mathematics Teachers’ Predispositions towards Gamification in STEAM Education(2021-10-09) López-Paula; Rodrigues-Silva, Jefferson; Alsina, Ángel; José Carlos Piñero Charlo, María Teresa Costado Dios, Enrique Carmona Medeiro, Fernando Lloret and James AlbrightThis article reports a multiple case study in which we analyse Brazilian and Spanish mathematics teachers’ opinions about and predispositions toward gamified activities in STEAM education. To obtain data, we administered a survey to 56 in-service mathematics teachers in primary and secondary education from these countries. The survey had been previously validated throughout an expert judgement process. Our results show a high percentage of teachers who think this kind of activity has positive effects on students’ development, improving their affective domain toward mathematics and required skills for mathematical competency. Notwithstanding, many teachers report insecurity and lack of training for employing such educational methodologies.
- ItemEducação e responsabilidade com o mundo: Reflexões sobre o contexto brasileiro a partir de Arendt e Adorno(2021-12-15) Rodrigues-Silva, Jefferson; Silva, Pedro Romário Santos daDiante das mudanças que a educação em nosso país tem passado, nos propomos a refletir sobre os rumos desta educação. Para isso, partimos das reflexões de Hannah Arendt e Theodor W. Adorno. A educação para estes dois autores, possui algumas especificidades e aproximações: em Arendt apresentar o mundo e em Adorno, evitar que a razão humana fosse capaz de regredir à barbárie, e a destruição do outro. Nosso trabalho parte de uma revisão bibliográfica procurando destacar pontos centrais para a reflexão em nosso país, chamando ao pensamento conjunto e colaborativo para que essa discussão possa se tornar mais frutífera.