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    Brazilian and Spanish Mathematics Teachers’ Predispositions towards Gamification in STEAM Education
    (2021-10-09) López-Paula; Rodrigues-Silva, Jefferson; Alsina, Ángel; José Carlos Piñero Charlo, María Teresa Costado Dios, Enrique Carmona Medeiro, Fernando Lloret and James Albright
    This article reports a multiple case study in which we analyse Brazilian and Spanish mathematics teachers’ opinions about and predispositions toward gamified activities in STEAM education. To obtain data, we administered a survey to 56 in-service mathematics teachers in primary and secondary education from these countries. The survey had been previously validated throughout an expert judgement process. Our results show a high percentage of teachers who think this kind of activity has positive effects on students’ development, improving their affective domain toward mathematics and required skills for mathematical competency. Notwithstanding, many teachers report insecurity and lack of training for employing such educational methodologies.
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    Educação e responsabilidade com o mundo: Reflexões sobre o contexto brasileiro a partir de Arendt e Adorno
    (2021-12-15) Rodrigues-Silva, Jefferson; Silva, Pedro Romário Santos da
    Diante das mudanças que a educação em nosso país tem passado, nos propomos a refletir sobre os rumos desta educação. Para isso, partimos das reflexões de Hannah Arendt e Theodor W. Adorno. A educação para estes dois autores, possui algumas especificidades e aproximações: em Arendt apresentar o mundo e em Adorno, evitar que a razão humana fosse capaz de regredir à barbárie, e a destruição do outro. Nosso trabalho parte de uma revisão bibliográfica procurando destacar pontos centrais para a reflexão em nosso país, chamando ao pensamento conjunto e colaborativo para que essa discussão possa se tornar mais frutífera.
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    Teachers' predispositions toward playful learning: implications for teacher training
    (2022-11-14) Rodrigues-Silva, Jefferson; Alsina, Ángel
    During Covid-19, schools adopted Emergency Remote Teaching, and teachers had the opportunity to use methodologies based on playful learning (free and guided play, etc.). In this context, quantitative research was designed on the predispositions of 157 Brazilian teachers towards playful learning, comparing teaching experience, educational level and type of institution. The results obtained from a previously validated questionnaire showed the teachers of “Fundamental I” (6-10 years) and municipal schools are more predisposed to playful learning, use it more frequently and consider it more suitable for Emergency Remote Teaching. On the other hand, teachers from “Municipal” and “Estadual” public schools reported less support in teacher training focused on didactic diversification and perceived more difficulties during the Emergency Remote Teaching. In addition, these difficulties were significantly related to the non-diversification of activities in the period.
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    Ensino de estruturas treliçadas via competição de protótipo de ponte
    (2022) Rodrigues-Silva, Jefferson; Vieira Junior, Niltom
    A Competição de Protótipo de Ponte (CPP) é defendida para o ensino de análise estrutural de treliças. Apesar de praticada no Ensino Médio e no Ensino Superior em cursos de Engenharia, sua conceitualização, alinhamento metodológico e curricular são divergentes e escassos na literatura. Assim, realizamos uma revisão bibliográfica narrativa com o objetivo de preencher essa lacuna, triangulando o marco teórico da CPP, relatos de experiências, a Educação STEAM (sigla do inglês para união entre Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Humanidades e Matemáticas), as metodologias ABP e gamificação e as Diretrizes Nacionais Curriculares (DCN) para o Curso de Engenharia no Brasil. Como modelo, estabeleceram-se definições conceituais, procedimentais e avaliativas no sentido de auxiliar os professores e pesquisadores a desenvolverem e pesquisarem a CPP de forma alinhada com a DCN vigente e com a Educação STEAM. Concluiu-se que a CPP é promissora para o ensino transdisciplinar entre Engenharia e outras áreas STEAM.
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    Formação docente no modelo realista-reflexivo: uma aproximação do contexto brasileiro
    (2021-06-04) Rodrigues-Silva, Jefferson; Alsina, Ángel
    Este artigo explora a formação docente no modelo realista-reflexivo com o objetivo de aproximá-lo ao contexto lusófono. Trata-se de uma abordagem neo-vygotskiana de construção colaborativa dos conhecimentos descritivo e normativo em simbiose com a prática, por meio da reflexão crítica cíclica autorregulada: consideram-se as experiências e os conhecimentos prévios, o sistema de crenças e os valores. Apresenta-se as principais características do modelo realista-reflexivo, as etapas de desconstrução, co-construção e reconstrução, os ciclos reflexivos, as marcas de autorregulação, e ferramentas como rubrica guia e de verificação da aprendizagem, além de relatos de casos práticos da Espanha e dos Países Baixos. Concluiu-se que os membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), em específico o Brasil, podem ser beneficiados com formação de professores no prisma realista-reflexivo, sobretudo, na modalidade de Educação a Distância, e por ser um campo pertinente que precisa ser mais intensamente pesquisado e praticado.