Ouro Branco

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    APPROTASVAN: Protótipo Para Dsipositivos Móveis Para Gerenciar Trajetos Escolares
    (2025-02-18)
    O transporte escolar desempenha um papel crucial na vida de milhões de estudantes em todo o mundo, garantindo acesso à educação de forma segura e eficiente. No entanto, desafios como atrasos, falta de comunicação e preocupações com a segurança dos alunos persistem. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um protótipo de uma solução colaborativa voltada para dispositivos móveis, projetado para melhorar a experiência de pais/responsáveis, alunos e motoristas. O aplicativo, APPROTASVAN, utiliza dados de geolocalização em tempo real para permitir a localização dos veículos escolares, notificando os pais sobre a aproximação da van e chegada ao destino. Além disso, o sistema oferece recursos para o motorista, como a gestão da lista de alunos, otimização das rotas e o controle de presença. Este trabalho discute o design, desenvolvimento e avaliação do protótipo, destacando suas funcionalidades, limitações e benefícios no contexto do transporte escolar. Os testes conduzidos com usuários demonstraram aceitação do protótipo, com um escore 87.5, na Escala de avaliação de Usabilidade - SUS.
  • Item
    As práticas pedagógicas no Curso Técnico de Informática
    (2024-09-26) Doutora Mônica Lana da Paz; Lima, Paulo Sergio Pereira de;
    O Ebook "As Práticas Pedagógicas no Curso Técnico de Informática", uma obra que se dedica a explorar as metodologias e abordagens pedagógicas implementadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Fortaleza, no curso Técnico em Informática. Este trabalho é fruto de uma pesquisa que combina análise documental e estudos de caso para oferecer uma visão ampla e crítica sobre como a educação profissional e tecnológica (EPT) está sendo conduzida em um dos principais institutos federais do Brasil. Com uma abordagem qualitativa, o estudo valoriza os significados, as aspirações, as crenças e os valores que permeiam o ambiente educacional e destaca a importância de práticas pedagógicas inovadoras para a preparação dos estudantes para o mundo do trabalho contemporâneo. O e-book foi concebido como um recurso educativo acessível, destinado a educadores, gestores, pesquisadores e estudantes interessados em conhecer e aplicar práticas pedagógicas no campo da informática. Aqui, você encontrará dados valiosos sobre a integração entre teoria e prática, o uso de metodologias ativas de aprendizagem e a formação contínuada dos professores, tudo isso fundamentado em uma análise crítica das políticas e diretrizes que norteiam a EPT no Brasil. Espera-se que este e-book enriqueça o seu conhecimento sobre a educação técnica, inspirando novas práticas e inovações no campo educacional.