Trabalho de Conclusão de Curso
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- ItemIF Salas: uma plataforma de código aberto para auxiliar professores e alunos do IFMG(2024-10-09) Murça, Leonardo Aguilar; Doutor Carlos Alberto Severiano JuniorEste trabalho apresenta o IF Salas, um sistema de gestão de aprendizagem (LMS) de código aberto, desenvolvido especificamente para o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Motivado por preocupações com a privacidade de dados e as limitações de soluções genéricas de LMS, o IF Salas oferece uma plataforma personalizada para as necessidades de ensino híbrido e a distância do IFMG. Desenvolvido com uma abordagem centrada no usuário, incorporando os princípios de usabilidade de Nielsen e as técnicas de microinterações de Saffer, o IF Salas proporciona uma experiência intuitiva e eficiente tanto para alunos quanto para professores. O Produto Mínimo Viável (MVP) implementado demonstra o potencial da plataforma para aprimorar a experiência educacional no IFMG, com o desenvolvimento futuro focado na expansão de funcionalidades, personalização impulsionada por IA e maior acessibilidade.
- ItemComparação entre os índices SPI e SPEI e sua concordância com o Monitor de Secas em Minas Gerais (2020-2023).(2025-03-26) Lopes, Hudson Ferreira; Doutor Renato Miranda Filho; Doutor Carlos Alexandre SilvaEste estudo tem como objetivo comparar os índices meteorológicos de seca SPI e SPEI na caracterização de secas no Estado de Minas Gerais entre 2020 e 2023, utilizando dados meteorológicos do INMET. Os índices foram calculados e classificados conforme tabelas de severidade de seca da literatura, sendo posteriormente comparados entre si e com os registros do Monitor de Secas Brasileiro. Os resultados indicam que ambos os índices SPI e SPEI não apresentaram concordâncias para os níveis de Seca Moderada, Seca Grave, Seca Extrema e Seca excepcional com o Monitor de Secas. Além disso, houve quantidade de acertos similares de SPI/Monitor e SPEI/Monitor, sendo predominante a Seca Fraca entre as severidades. O estudo mostrou que a presença do índice hidrológico SRI na combinação de índices que compõem o Monitor de Secas pode ser um dos motivos para a baixa concordância entre ele e os outros índices.
- ItemAnálise de padrões e tendências socioeconômicas no ENEM (2019-2023) por meio de clusterização(2025-04-02) Bernardes, Rafael Victor Araujo; ; Doutor Renato Miranda FilhoEste estudo teve como objetivo caracterizar os perfis de candidatos do ENEM entre 2019 e 2023 por meio de técnicas de clusterização, analisando padrões socioeconômicos e sua relação com o desempenho no exame. Foram aplicados os métodos de agrupamento k-means e de seleção de características SelectKBest para identificar os fatores mais relevantes na composição dos grupos. Os resultados evidenciaram a persistente influência de condições socioeconômicas na distribuição das notas, com disparidades estruturais ao longo dos anos. Além disso, foram observadas tendências históricas nos perfis dos candidatos, reforçando a importância de políticas públicas voltadas à promoção da equidade educacional.
- ItemModelagem Relacional de Regras para Sistemas Especialistas(2025-03-24) Foureaux, Arthur Fernandes ; Carlos Alexandre Silva; Bruno Nonato Gomes; Daniel Bruno Fernandes Conrado; Diego Oliveira Miranda; Geraldo Abranches Mota Batista; Victor Fernandes MagalhãesEste trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema especialista (SE) voltado para a manutenção preditiva e prescritiva de equipamentos robustos por meio da interpretação de análises de óleos lubrificantes. O SE é estruturado como um modelo relacional especı́fico de domı́nio, proporcionando expressividade e manutenibilidade. SEs continuam uma opção relevante de automatização de processos principalmente quando o domı́nio é crı́tico e requer precisão. A modelagem relacional adotada garante um processo mais estruturado e adaptável, tornando o sistema aplicável a diferentes contextos que envolvem regras baseadas em limites.
- ItemProposta de jogo digital para ensino de lógica de programação básica com realidade aumentada(2025-02-13) Nicácio, Ian Fontes; Doutor Carlos Alberto Severiano JuniorA crescente demanda por novas metodologias de ensino tem levado à exploração de tecnologias inovadoras para aprimorar a aprendizagem de conceitos complexos, como a lógica de programação. Este trabalho propõe um protótipo de aplicativo educacional baseado em realidade aumentada (RA), com o objetivo de ensinar conceitos fundamentais de programação, como expressões condicionais, declarações de variáveis e circuitos lógicos. Utilizando a plataforma Vuforia para rastreamento de imagens, o protótipo permite que os usuários interajam com objetos virtuais sobrepostos à realidade física, criando uma experiência mais imersiva e dinâmica. O aplicativo foi desenvolvido na Unity, proporcionando uma interface amigável e funcional para usuários de diferentes níveis de conhecimento em programação. Este estudo discute a implementação da aplicação, as tecnologias utilizadas e propõe melhorias futuras para seu aprimoramento.