Trabalho de Conclusão de Curso

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    Análise dos dados socioeconômicos na investigação do impacto da pandemia da Covid-19 no Enem nas capitais da região sudeste
    (2024-06-20) Cruz, Pedro Gabriel; Mestre Cristiane Norbiato Targa; Doutor Carlos Alexandre Silva
    O presente trabalho tem como objetivo identificar o impacto da pandemia da Covid-19 no Enem em seu âmbito socioeconômico para os estudantes que prestaram o exame nos anos de 2019 a 2022 aplicando técnicas de Mineração de Dados. O uso do algoritmo de clusterização K-means permitiu mapear 3 grupos bem definidos de estudantes, e assim entender como cada grupo foi afetado ao longo da pandemia por meio de suas variáveis determinantes: renda familiar, tipo de administração escolar, acesso a computador e internet. Os resultados mostram que os alunos pertencentes ao grupo com indicativos socioeconômicos mais baixos foram os que apresentaram a maior queda de participação do exame e um aumento na participação de estudantes do grupo com melhores indicativos socioeconômicos, portanto um crescimento da desigualdade entre os participantes.
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    Análise comportamental das notas dos alunos do Ensino Superior do Instituto Federal de Minas Gerais - campus Sabará - com a adoção do Ensino Remoto Emergencial (ERE)
    (2024-05-02) Gonçalves, Ana Júlia Valverde; Mestre Cristiane Norbiato Targa; Doutor Bruno Nonato Gomes
    O ensino remoto emergencial (ERE) foi uma estratégia didática e pedagógica adotada pelos Institutos Federais para diminuir os danos provocados pela pandemia, causada pelo vírus SARS-CoV-2. O objetivo deste trabalho é fazer um comparativo de notas das disciplinas dos cursos superiores de Sistema de Informação, Engenharia e Controle de Automação e Logistica do IFMG - Campus Sabará antes, durante e depois da adoção do ERE. Para isso foi recebido planilhas em excel com os dados dos alunos de cada curso, importados no SQL server com o assistente de importação do mesmo. Este foi utlizado para gerar arquivos ARFF, formato aceito na ferramenta Weka de Mineração de dados e nesta foi aplicado o algoritmo de Classificação Random Tree. Os resultados obtidos mostram que os alunos, de uma forma geral, conseguiram desempenho superior durante a pandemia, mas ao analisar as notas pós-pandemia, percebe-se que esse aumento de notas não reflete necessariamente um aprendizado real, visto que muitas vezes as notas caíram novamente no retorno ao presencial.
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    Resultados da copa do mundo de futebol masculino 2022: análise preditiva orientada a dados
    (2023-11-07) Dias, Matheus Henrick ; Doutor Carlos Alexandre Silva; Doutor Danilo Boechat Seufitelli
    Neste trabalho, apresentamos uma abordagem para análise preditiva de resultados da Copa do Mundo de Futebol Masculino, utilizando quatro algoritmos de aprendizagem supervisionada aplicados aos dados históricos das seleções antes do início do torneio de 2022. O objetivo foi obter uma estimativa precisa acerca do time vencedor, mesmo antes do início da primeira partida, utilizando dados de jogos das edições anteriores. Os experimentos demonstram que as seleções tendem a seguir padrões de desempenho consistentes a médio e longo prazo, mesmo que ocorram mudanças no elenco e na comissão técnica. Além disso, os métodos de aprendizagem supervisionada mostraram-se eficazes para prever resultados nesse cenário com variáveis limitadas. Essa abordagem realizada proporciona uma visão promissora para a previsão de resultados esportivos, permitindo uma análise antecipada e otimista dos resultados da Copa do Mundo de Futebol, além de demonstrar possibilidade de utilização das ferramentas de inteligência artificial na solução desse tipo de problema.
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    Estudo da interface do aplicativo spotify para o público idoso utilizando o método de inspeção semiótica
    (2023-12-05) Alves Júnior, Edinê Barbosa ; Mestra Cristiane Norbiato Targa; Doutor Daniel Bruno Fernandes Conrado
    A adoção de smartphones e seus aplicativos tem se tornado cada vez mais comum entre a população idosa. No entanto, o modelo de interação proporcionadas por esses aplicativos pode representar desafios para esse grupo específico. Este estudo realiza uma análise da interface do aplicativo Spotify por meio do Método de Inspeção Semiótica (MIS), com o propósito de identificar eventuais obstáculos na comunicação entre o designer do sistema e o usuário idoso. Os resultados obtidos foram comparados com as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) e apontam para certos aspectos da interface que podem impactar significativamente na usabilidade para o público idoso.
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    Uma perspectiva dos institutos federais em Minas Gerais sob a análise histórica de bolsas ofertadas pelo CNPQ para a área da computação entre 2015 a 2022
    (0023-11-09) Lira, Lucas Laet; Doutor Carlos Alexandre Silva; Doutor Renato Miranda Filho
    O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é a principal agência de fomento à pesquisa do país e as áreas de Engenharia e Computação compõem os principais eixos formadores e geradores de produtos no campo de tecnologia. Tendo em vista a importância do fomento desta agência, sobretudo, na área de Computação, este artigo busca identificar a relevância dos Institutos Federais de Minas Gerais no recebimento de recursos no âmbito científico nacional. Além disso, foi realizada uma comparação com universidades federais mineiras, por meio de uma análise de dados referente à captação de bolsas de pesquisas em um cenário regido por diferentes governanças políticas entre o período de 2015 a 2022. Nota-se uma discrepância entre os fomentos por gestões governamentais e uma mudança na disponibilidade de bolsas em suas categorias, enquanto no âmbito específico das bolsas destinadas aos Institutos Federais, é verificada uma presença relevante na captação, onde estes tiveram destaque nesse aspecto, em comparação a universidades tradicionais do estado de Minas Gerais.