Trabalho de Conclusão de Curso

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    ANÁLISE DE ITENS DE MATEMÁTICA DOS PROCESSOS SELETIVOS DOS CURSOS TÉCNICO INTEGRADO DO IFMG: um estudo estrutural e classificatório
    (2025-06-26) Daiana Katiúscia Santos Corradi; Prof. Dr. Bruno de Assis Freire de Lima
    O processo avaliativo é utilizado para otimizar os movimentos no ensino dentro do sistema escolar e a elaboração de um bom instrumento de avaliação começa pela intencionalidade e deve levar em consideração vários fatores na sua criação. Nesse sentido, a presente pesquisa teve por objetivo analisar as características composicionais e a classificação dos instrumentos de avaliação – itens de Matemática integrantes dos processos seletivos do IFMG para os cursos Técnicos Integrados nos anos de 2011 a 2020/2023, verificando se apresentam boa qualidade pedagógica e técnica em consonância com a habilidade das avaliações com vistas a provocar reflexões acerca desse instrumento de avaliação. A verificação de cada item no tratante a sua estrutura (texto-base e/ou suporte, enunciado e alternativas de resposta) revelou um novo tipo de especificação para os itens examinados que chamamos de “itens conjugados”. Na categorização dos itens, percebemos que os itens de Matemática não apresentavam diversidade de tipologias, mas versavam, em grande parte, entre comando conjugado e interpretativo. A análise nos forneceu elementos para concluir que essa área de conhecimento recorre a esses tipos de itens devidos suas características de propor diferentes desempenhos, habilidades, atitudes, hábitos, destrezas, conhecimentos prévios para resolução da situação hipotética formulada. Além disso, por meio da investigação, sistematizamos novas classificações de itens de múltipla escolha e constatamos que ocorreu um aprimoramento das técnicas de elaboração de itens nos processos seletivos do IFMG. A pesquisa confirmou que é importante a elaboração de bons itens para se obter resultados fidedignos, sendo necessário para tanto, estar atento a alguns aspectos como a função dos resultados, a concepção de aprendizagem, conhecimento ou saberes, a complexidade da habilidade e do nível de competência que serão avaliados, a estrutura da questão, a correção linguística e o nível a que a avaliação se destina. Dessa forma, o planejamento, o treinamento e a preparação dos docentes são quesitos necessários para a elaboração de itens com bons atributos, fazendo-se necessárias capacitações dos membros da banca dos processos seletivos por especialistas no assunto e por avaliadores mais experientes.