Trabalho de Conclusão de Curso

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    DE INTEGRANTE DE UM COMPLEXO FERROVIÁRIO A ESPAÇO PARA EVENTOS: por que o Centro de Artes e Convenções da UFOP teve um reuso adaptativo de sucesso?
    (2024-09-25) Martinelly Vieira Martins; Régis Eduardo Martins
    Este trabalho se trata de um estudo de caso sobre o Centro de Artes e Convenções da UFOP, com o qual se buscou apresentar os diversos reusos adaptativos desse complexo arquitetônico e como a intervenção mais recente pode ser analisada pelo viés dos princípios de intervenção em obras de restauro, já sedimentados pela teoria da restauração e respaldados pelas cartas patrimoniais. Para tanto, o texto, primeiramente, faz um breve histórico do conjunto aquitetônico, desde o início do século XX, como oficina de manutenção dos trens da ferrovia; depois como Parque Metalúrgico Augusto Barbosa entre os anos 40 e 60; então, como espaço multiuso da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a partir dos anos 70; e, por fim, como um espaço para eventos e atividades artísticas desde 2001. Em seguida, discorre sobre as intervenções feitas e sua relação com os princípios de intervenção em obras de restauro e, então, busca esclarecer como foi o reuso adaptativo do Centro de Artes e Convenções da UFOP. Para se alcançar este resultado, foram feitas pesquisas do tipo bibliográfica e documental. A bibliografia consultada foi feita em livros sobre patrimônio industrial em especial os livros “Preservação do Patrimônio Arquitetônico da Industrialização – Problemas Teóricos de Restauro” de Beatriz Kühl, “Preservação do Patrimônio Edificado: a questão do uso” de Cyro Corrêa Lyra e “Teoria da Restauração” de Cesare Brandi. Além dos livros, foram consultadas as seguintes cartas patrimoniais: Carta de Veneza (1964), Carta de Burra (1980), Conferência de Nara (1964), Carta de Brasília (1995) e Carta de Nizhny Tagil (2003). Também foram consultados leis e decretos relacionados aos usos e funções do complexo arquitetônico do atual Centro de Artes e Convenções da UFOP. As fontes primárias da pesquisa documental foram adquiridas do Arquivo Público de Ouro Preto, do Arquivo Central da UFOP e de relatórios obtidos das mãos de particulares que se envolveram diretamente no projeto de requalificação do Centro de Artes e Convenções da UFOP nos anos 90. Após a pesquisa e leitura das fontes coletadas foi feita uma abordagem qualitativa do conteúdo que foi lido e analisado permitindo a elaboração do texto final. As conclusões do material estudado são que, embora o Centro de Artes e Convenções da UFOP não possa ser considerado um exemplo de obra de restauro, pois as intervenções feitas não procuraram seguir teorias e princípios do restauro já consagrados, ele se tornou um exemplo de reuso adaptativo de sucesso pela coadunação dos seguintes fatores: a sua localização privilegiada na cidade de Ouro Preto; a versatilidade da arquitetura industrial para reuso adaptativo; articulação financeira e estratégica entre o poder público e privado para requalificação do conjunto arquitetônico e, finalmente, os reusos adaptativos pelo qual passou o complexo industrial foram condizentes com a vocação da cidade de Ouro Preto.
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    Arquitetura religiosa de Piracuruca: Uma contribuição para a criação de roteiro religioso ao município de Piracuruca - PI
    (2025-03-21) Vieira, Gustavo Borges; Doutor Alex Fernandes Bohrer; Mestra Milca Fontenele de Sousa
    O presente trabalho desenvolve-se a partir do estudo de monumentos históricos que possam contribuir para futura elaboração de duas propostas de roteiro turístico religioso: sendo um roteiro urbano e um roteiro rural, para o município de Piracuruca, no estado do Piauí. A proposta deriva do reconhecimento da necessidade mútua da preservação/conservação e registro dos bens e agentes que serão apresentados no presente trabalho, tencionando com os roteiros turísticos religiosos a utilização turística de maneira sustentável do acervo cultural do município, de modo a também colaborar em um melhor reconhecimento e apropriação das potencialidades e bens culturais por seus moradores. O município de Piracuruca, local onde a pesquisa desenvolveu-se, caracteriza-se como um entroncamento rodoviário, apresentando potencialidades em diversas áreas: hidrográfica; ecológico-ambiental; arqueológica; histórica e cultural; religiosa e agrícola. Além de contar com ricas histórias, mitos e lendas acerca da origem da cidade, bem como de personalidades e monumentos representativos de diferentes momentos da história local, como residências e edifícios públicos que poderiam ser usufruídos de maneira sustentável, porém, estas potencialidades são sub utilizadas ou carecem de incentivos para uma melhor fruição, prejudicando principalmente no reconhecimento e apropriação destas competências, afetando diretamente na sua preservação e transmissão às gerações futuras. O trabalho intenta apresentar conceitos relativos à atividade turística e relacionar a contribuição de tal atividade na preservação do Patrimônio Cultural, de modo que, quando as ações turísticas são bem estruturadas e desenvolvidas, contribuem para um desenvolvimento sustentável da comunidade detentora destes bens, por meio da utilização, conservação e preservação do acervo cultural de maneira a garantir uma transmissão destes bens e saberes culturais para as futuras gerações.
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    Plano de conservação para o coreto da Praça da Liberdade em Belo Horizonte
    (2024-10-03) Costa, Thiago Vidotti Cândido; Doutor Régis Eduardo Martins
    O presente trabalho é um estudo sobre o atual estado de conservação do coreto da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Localizado em um complexo arquitetônico e paisagístico tombado em 1977 pelo IEPHA/MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais), concentra um circuito cultural importante em seu entorno. O estudo teve como objetivo analisar o estado de conservação do coreto, identificando os agentes degradantes que atuam no desgaste da edificação, assim como estabelecer um plano de conservação a partir da identificação de danos. Foram coletados dados de caráter histórico do coreto e obras documentais de intervenções, a fim de comparar o último processo de restauração ao seu estado vigente. Os procedimentos metodológicos também envolveram o mapeamento dos usuários do coreto, aspectos físicos e ambientais e avaliações dos danos. A partir das informações levantadas e registradas nas fichas de diagnóstico sobre o atual estado de conservação, são indicados estratégias e procedimentos a serem adotados para sua preservação e, consequentemente, a efetiva conservação.
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    Manual de conservação: Museu do Oratório, antiga Casa do Noviciado e Anexo
    (2024-10-03) Thais Ellen Romualdo de Oliveira; Doutor Régis Eduardo Martins
    A presente pesquisa teve como objetivo criar um Manual de Conservação para a Casa do Noviciado e o anexo que abriga, atualmente, o Museu do Oratório, localizado no adro da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais. O manual tem como objetivo orientar as ações de conservação a serem realizadas nesses imóveis, além de fornecer registros atualizados sobre o estado de conservação. Logo, para a efetivação dessa proposta, foram organizadas visitas in loco, incluindo visitas à biblioteca do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC), consulta ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), ao arquivo da Casa de Gonzaga e à Secretaria de Turismo de Ouro Preto, para coleta de dados e fotografias. Assim, este manual disponibiliza, no apêndice, fichas que contemplam elementos, como: madeira, argamassa, cantaria e materiais complementares, que servirão para facilitar o processo de monitoramento dos edifícios e documentação da progressão e o aparecimento de novas patologias.
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    Avaliação da a eficiência do tombamneto como medida de preservação da Ponte Dom Bosco
    (2024-10-03) Márcia Flávia de Jesus; Doutor Régis Eduardo Martins
    Este trabalho realiza uma análise crítica da eficácia do tombamento da Ponte Dom Bosco como estratégia de preservação patrimonial. Situada nas proximidades da estrada do Cumbé, em Cachoeira do Campo, a ponte faz parte do conjunto arquitetônico do Colégio Dom Bosco e foi construída para atravessar o Rio Maracujá. Apesar de seu valor histórico, a estrutura encontra-se em avançado estado de deterioração, consequência da falta de manutenção e do abandono. Embora tenha sido tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG) em 2014, seu estado continua a degradar-se, levantando dúvidas sobre a eficácia das políticas de preservação implementadas. O estudo baseia-se em uma revisão bibliográfica e em observações de campo para avaliar a gravidade dos danos e a efetividade das medidas de proteção adotadas. A pesquisa visa contribuir para uma compreensão mais profunda da situação atual da ponte e das políticas de conservação patrimonial.