Trabalho de Conclusão de Curso
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
- ItemFERRAMENTA DE CONTROLE FINANCEIRO PARA TOMADA DE DECISÃO APLICADA A UM MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL (MEI) DO SETOR DE COMÉRCIO VAREJISTA(2024-02-27) Silva, Fabrício Martins Carvalho; Doutor João Francisco Sarno CarvalhoO controle financeiro é responsável por gerir as receitas e despesas da empresa, como a compra de insumos e o pagamento de salário aos funcionários, sendo necessário para a sobrevivência da empresa no mercado, enquanto aguarda o retorno do lucro dos seus negócios para o caixa da empresa. Desta forma, para que a empresa não apresente uma diminuição do seu fluxo de caixa de maneira que necessite tomar empréstimos, aumentando o seu endividamento, este estudo qualitativo, de caráter exploratório, teve como objetivo demonstrar a aplicação de uma ferramenta para utilização dos microempreendedores individuais do setor de comércio para auxiliar no controle financeiro das suas empresas, utilizando indicadores de liquides, capaz de fornecer uma análise da situação financeira da empresa que permita uma tomada rápida de decisão. Para tal, foram utilizados dados do ativo e do passivo circulantes, que foram tratados por meio dos softwares Microsoft Office Excel e Visual Basic Application e dessa forma desenvolvida uma ferramenta de controle financeiro - FCF. A FCF foi aplicada em uma simulação de um comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos. Os resultados apontaram que o comércio apresentou desempenho insatisfatório em dois indicadores de liquidez, demonstrando capacidade de cumprir apenas com suas obrigações no curto prazo utilizando os estoques.
- ItemAplicação da Metodologia Customer Satisfaction Score - CSAT por meio de Dados Abertos: Estudo de Caso sobre um Sistema de Transporte Público Municipal(2023-12-23) Costa, Alessandro Moura; Silva, Caroline Gomes da; Prof. Mestre André Geraldo da Costa CoelhoContextualização: Este artigo aborda as complexidades do sistema de transporte público municipal de Alegrete/RS, buscando analisar a gestão do serviço da Empresa Expresso Fronteira d’Oeste, a qual assumiu as linhas urbanas de ônibus em 2020 na cidade, sendo esta alvos de críticas à qualidade do serviço e ao preço da tarifa vigente. Esses elementos ressaltam uma certa insatisfação por parte de alguns usuários, destacando a necessidade urgente de avaliações e melhorias no sistema de transporte público local. Objetivo: Verificar a satisfação dos usuários, sob a sua ótica no que se refere a qualidade do transporte público municipal alegretense. Metodologia: Pesquisa bibliográfica realizada nos meses de junho a dezembro de 2022, complementada por três estudos paralelos elaborados entre janeiro e março de 2023. Contudo, complementares a primeira, para fins de uma análise sobre a realidade do transporte público municipal de Alegrete/RS, sob as variáveis de satisfação dos usuários (visão dos passageiros, pesquisa de campo via Customer Satisfaction Score e análise estatística por modelagem matemática) e a precificação da Tarifa (relacionando-a com outros produtos, índices econômicos, e tarifas dos principais municípios da Mesorregião Sudoeste Rio-Grandense, via dados abertos). Para a sua execução, na parte bibliográfica, utilizou-se como metodologia, a revisão sistemática de literatura, a fim de focar no assunto e reunir conhecimentos técnico-teóricos, para nortear esse processo de investigação e análise, no aprofundamento do conhecimento, valendo-se para isto, de produções acadêmico-científicas na língua portuguesa, indexados na base de dados, Google Scholar Metrics (GSM). Bem como, outras obras (livros, periódicos nacionais e internacionais, anais de congressos científicos, além de monografias, dissertações e teses disponíveis em repositórios de instituições de ensino) para que assim, fosse possível a partir de estudos já publicados verificar o que a literatura apresenta sobre a satisfação dos usuários, sob a sua ótica, no que se refere a qualidade do transporte público municipal. Originalidade: O estudo revelou alto potencial para explorar o tema “sistemas de transporte público”, considerando a necessidade de produção científica na área de gestão de transportes. Principais resultados: As análises revelaram qual a percepção que o usuário do transporte público alegretenses tem sobre este serviço, bem como pode realizar a comparação do preço da tarifa cobrada (R$4,25), em relação as tarifas praticadas pelos principais municípios da Mesorregião Sudoeste Rio-Grandense, e igualmente analisar sua evolução dos últimos 5 (cinco) anos, em relação aos índices econômicos mais relevantes (IPCA, INPC, IPC e IGP-M) e aos valores do dólar (indexador de inflação) e o preço do óleo diesel, principal insumo dos ônibus, bem como a correlação entre estas duas variáveis. Contribuições teóricas: O modelo matemático elaborado durante a pesquisa pode ser uma referência para pesquisadores em diversas áreas de atuação, considerando a amplitude do setor de serviços e transportes. Contribuições gerenciais: A compreensão dos processos e parâmetros que impactam no cotidiano dos usuários de transporte público em Alegrete/RS, oferece aos gestores da empresa Expresso Fronteira d’Oeste, bem como para o poder público na figura do prefeito, uma ferramenta poderosa no planejamento do sistema de transportes do município, melhorando a qualidade do serviço ofertado aos seus usuários, bem como economizando os recursos financeiros, tanto privados da empresa, bem como os públicos vindo dos impostos dos contribuintes. Considerações Finais: O presente estudo, demonstrou que a tarifa do transporte público alegretense está adequada para a região (Mesorregião Sudoeste Rio-Grandense), não necessita de um reajuste a curto prazo, pois, tem sido reajustada acima dos principais índices econômicos e do salário mínimo nacional, e tem acompanhado a trajetória de valorização do dólar (indexador de inflação), já no que se refere a qualidade do transporte público municipal, na ótica da população alegretense, o referido serviço, classifica-se na visão do usuário, como pouco satisfeito (ruim), obtendo-se um índice de satisfação igual a 2,6285, em uma escala CSAT de 0 a 5.