Trabalho de Conclusão de Curso

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    Utilização de plataforma de colaboração on-line na elaboração de checklist em uma indústria alimentícia
    (2024-02-29) Tomaz, Ana Clara; Prof. Carlos Roberto de Sousa Costa
    A conformidade com as normas de segurança alimentar demanda um sistema de gestão eficiente, garantindo o envolvimento total das partes interessadas e a implementação de medidas de controle adequadas. O gerenciamento eficaz de informações e resultados é crucial para assegurar o cumprimento das práticas de controle estabelecidas, promovendo a segurança e qualidade dos alimentos na produção. Nesse cenário, a construção de uma lista de verificação digital em paralelo aos sistemas tecnológicos se torna objeto relevante para a captação de dados em tempo real. O presente estudo teve por objetivo geral, desenvolver e implementar formulários digitais de checklist de limpeza, alinhados com os princípios da Indústria 4.0, com o intuito de melhorar o gerenciamento de informações em uma empresa do ramo de alimentos que se concentra na fabricação de batatas pré-fritas congeladas. O estudo apresenta uma revisão da evolução da indústria até a 4.0 e a correlação dos cenários nacionais com a indústria alimentícia, apresentando conceitos relevantes sobre a aplicação da tecnologia nas organizações e a importância da utilização de checklists de limpeza no setor alimentício. A fim de identificar os principais problemas relacionados ao preenchimento de documentos analógicos, o estudo ainda visa desenvolver uma lista de verificação de limpeza em um sistema de coleta de dados automatizada que permita a geração e construção da lista digital de forma eficiente e precisa. O método utilizado para este estudo foi descritivo, com delineamentos bibliográficos e aplicados. Os dados obtidos viabilizaram uma análise minuciosa dos principais problemas identificados no preenchimento dos checklists de limpeza em formato físico, fundamentando a necessidade de desenvolvimento de um documento digital correspondente. Entende-se que os resultados alcançados podem ser benéficos para a avaliação do surgimento do checklist digital como uma estratégia eficaz para aprimorar a gestão operacional e a qualidade dos processos em várias áreas, resultando na eliminação de todas as deficiências do processo, como ausência e/ou erros de assinaturas, falta de documentos e erros de preenchimentos, bem como a supressão de despesas com as impressões. Adicionalmente, proporcionou uma otimização mais eficaz do tempo.
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    Aplicação de ferramentas da qualidade no setor de estoque de uma empresa do ramo de tintas
    (2024-02-28) Pinho, Henrique Aparecido de.; Doutor Júlio César Benfenatti Ferreira
    O setor de comercialização de tintas, no Brasil, possui uma grande atuação no mercado mundial, sendo um dos cinco maiores. Devido à sua diversidade em produtos acabados e a alta demanda dos clientes, o armazenamento e a distribuição desses produtos é de extrema importância para as organizações. Deste modo, esta monografia apresenta um estudo de caso no setor de estoque e expedição de uma empresa do ramo de comercialização de tintas em geral, que, com auxílio de ferramentas da qualidade, tem como objetivo identificar pontos de melhorias nas atividades desenvolvidas no setor. Por meio da solução proposta, foi possível elaborar um plano de ação e fluxogramas para as principais atividades desenvolvidas pelo estoquista, e também a elaboração de procedimentos operacionais padrão. Portanto, através do uso das ferramentas da qualidade, foi possível alcançar o objetivo proposto do trabalho, onde a aplicação das mesmas, no setor de estoque e expedição, possibilitou uma melhoria nas atividades desenvolvidas.
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    Avaliação ergonômica do trabalho em uma indústria de produtos apícolas
    (2023-12-15) Borges, Tawane Cristielle Macedo.; Professor Carlos Roberto de Sousa Costa
    O presente trabalho visa a abordagem de um estudo de caso referente às avaliações ergonômicas no posto de trabalho, tendo como intuito aferir a umidade relativa do ar, ruído, temperatura, velocidade do ar do ambiente e iluminância, de modo a observar se as localidades dos postos de trabalho da empresa Apícola, situada no município de Bambuí/MG, estão em conformidade ou não conformidade, tendo em vista parâmetros metodológicos específicos, conforme a NHO 11, NR 17 e NR 15. Para isso, foram utilizadas análises qualitativas e quantitativa de caráter exploratório, fazendo-se uso de estratégias de pesquisa, como revisão bibliográfica, análise documental, estudo de caso e levantamento. De acordo com as análises realizadas, foi possível verificar que os setores da empresa que se encontram em conformidade com os parâmetros estabelecidos foram a copa, a lavanderia, a sala de manipulação/mel, a sala de manipulação/extrato e o envase líquidos. Nos demais locais, foram constatados não conformidades diante os fatores ambientais, segundo os valores estipulados das normas. Dessa maneira, foi necessária a implementação das medidas de controle neste projeto para a prevenção dos riscos ergonômicos presentes nos ambientes e nas atividades da empresa.
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    Oficina motomecânica de uma usina canavieira: descrição e análise de riscos
    (2024-03-03) Magalhaes, Luis Filipe Marques ; Fidéllis Bitencourt Gonzaga Louzada e Estanislau
    As oficinas motomecânicas em usinas canavieiras podem apresentar diversos riscos ocupacionais, tanto para os colaboradores locais quanto para a própria usina. Para minimizar esses riscos, deve ser implementado medidas de segurança e periodicamente, realizar análises de riscos para identificar novos perigos atualizando assim tais medidas de segurança. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é, através de um estudo de caso e observação direta, utilizar a técnica de Análise Preliminar de Riscos (APR) para analisar, descrever e levantar os processos realizados na oficina motomecânica de uma usina canavieira, bem como os riscos existentes. Os resultados da identificação de tais riscos, nesse ambiente de trabalho, serão utilizados para a construção de um Mapa de Riscos visando a prevenção e ou a minimização dos danos aos trabalhadores no exercício de suas funções. A conclusão indica a necessidade da priorização da segurança dos colaboradores no meio ambiente laboral da oficina motomecânica da referida usina canavieira, pois assim ocorrerá contribuição para seu funcionamento e melhoria das condições de uso evitando e sinalizando os riscos existentes em cada espaço.
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    Potenciais impactos que a aplicação do sistema de identificação de radiofrequência (RFID) pode gerar no controle de estoque de peças sobressalentes
    (2024-02-22) Santos, Vanessa Alves dos; Especialista Carlos Renato Nolli
    Em consideração à aplicação da tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID), a qual atua na localização de produtos e possibilita o controle eficiente de toda a cadeia de abastecimento, pesquisa-se sobre o impacto da tecnologia RFID no controle de estoque e na redução de custo de peças sobressalentes. O objetivo do estudo consiste em analisar os impactos da implantação do sistema em uma indústria siderúrgica na cidade de Belo Horizonte. Para tanto, é necessário compreender como é realizado o processo de localização e rastreamento de peças sobressalentes, analisar os materiais ideais, bem como o custo para implantação do sistema e analisar os impactos da aplicação. Realizou-se, então, um estudo de caso utilizando a pesquisa qualitativa de natureza aplicada. Neste trabalho buscou-se compreender o problema e verificar as descobertas no campo de conhecimento do RFID através pesquisa exploratória e descritiva. A técnica de coleta de dados foi realizada por meio de dados primários. Diante do exposto, foram identificadas as dificuldades em relação à localização de materiais sobressalentes. A análise de mercado mostrou que é economicamente viável a implantação do sistema RFID na empresa estudada. Por fim, pode-se ressaltar que o retorno do investimento (ROI) mostrou que a cada R$ 1,00 investido o projeto apresenta como perspectiva de retorno financeiro R$1,40, considerado um retorno satisfatório. Diante desse contexto, a implantação do sistema gerará a empresa ganhos financeiros e operacionais.