Mestrado Profissional em Administração
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Mestrado Profissional em Administração por Assunto "Compras públicas"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise da metodologia de pesquisa de preços e o impacto nas compras do Instituto Federal de Minas Gerais(2023-04-17) Oliveira, Rinaldo Alves de; Doutor Lucas Maia dos SantosCompras públicas representam uma parcela importante do PIB de um país, sendo sua gestão eficiente de grande importância para aumento da qualidade e quantidade das aquisições para atingimento da atividade fim das organizações/instituições. A presente dissertação teve como objetivo geral analisar as fontes de pesquisa de preços e sua relação com o resultado das aquisições de bens e produtos em processos de pregão eletrônico no Instituto Federal de Minas Gerais. Para atingir esse propósito foram realizados a investigação da associação entre os procedimentos de pesquisa de preço e a redução dos valores dos itens nas compras por pregão eletrônico, a avaliação da percepção dos servidores envolvidos nos processos de compra em relação à regulamentação do procedimento de pesquisa de preços e seus efeitos nas compras no IFMG e desenvolvido um manual prático baseado nas normas legais vigentes para otimizar o planejamento e execução de pesquisas de preço. O estudo de abordagem mista foi realizado com a coleta de dados: das planilhas de formação de preços, dos valores homologados nas atas dos pregões eletrônicos (SRP) de bens e materiais realizados no período de 2018 a 2020 e, como técnica de análise, foi utilizada a regressão múltipla, somada aos dados qualitativos e quantitativos do questionário enviado aos servidores dos setores de compras. Os resultados indicaram a necessidade de análise dos métodos utilizados para referenciar os preços estimados e reduzir o valor da aquisição e, a regulamentação contribuiu de forma positiva para o aumento dos índices de eficácia e economicidade, enquanto as deficiências apontadas indicaram necessidades de atualização e capacitação, o que possibilitou o desenvolvimento do manual de pesquisa de preços. A pesquisa apresenta-se como um instrumento de auxílio à tomada de decisão dos gestores e servidores envolvidos nos processos de compras, enriquece a literatura sobre a temática de pesquisa de preços, contribui para estudos futuros sobre o tema e colabora na promoção da transparência e acompanhamento de gastos pela sociedade e na difusão do conhecimento obtido aos demais órgãos públicos.