Mestrado em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental
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Navegando Mestrado em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental por Assunto "Consciência ecológica"
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- ItemSemeando consciência: a Educação Ambiental no Cerrado de São Joaquim de Bicas - MG(2024-08-16) Weichert, Reginaldo Ferreira; Doutor Júlio Onésio Ferreira Melo; Doutora Nascimento, Ariane Flávia doO Cerrado, bioma de extrema importância ecológica e social no Brasil, está sob ameaça devido à ação humana, o que torna essenciais a conservação e sua preservação. A Educação Ambiental surge como uma ferramenta para conscientizar sobre a importância da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos. O objetivo deste projeto é proporcionar mudança comportamental positiva e duradoura dos estudantes em relação à conservação e sustentabilidade do meio ambiente por meio de diferentes abordagens de Educação Ambiental, além de promover formação de professores para possam integrar a educação ambiental em seus componentes curriculares, promover a conservação do Cerrado e o uso sustentável de seus recursos naturais, por meio da conscientização, educação e participação das comunidades locais, e formar agentes de mudança. Para realização do projeto, foi produzido um material paradidático, o livro "Árvores do Cerrado: Importância Econômica e Social na Educação Ambiental". Este instrumento desempenhou um papel crucial na sensibilização e engajamento dos alunos, permitindo uma aprendizagem mais significativa e contextualizada, contribuindo para uma mudança comportamental ecológica sustentável nos alunos. O projeto foi implementado em seis etapas: a primeira foi a escolha do local de aplicação do projeto, a Escola Municipal “José Antônio Júnior”, situada na região central na cidade de São Joaquim de Bicas, MG; a segunda foi a apresentação do projeto aos alunos e aplicação de questionário inicial, o qual foi composto por dez questões de múltipla escolha, abordando o Cerrado e a educação ambiental; a terceira etapa compreendeu a correção dos questionários, tabulação e montagem de estratégia de ensino focada nas dificuldades dos alunos; a quarta foram as aulas de intervenção; na quinta etapa, ocorreu a aplicação de jogos educativos, gamificação, com foco no Cerrado e na educação ambiental; a sexta etapa englobou a reaplicação do questionário inicial para quantificar o resultado da apropriação de conhecimento adquirido. Além disso, foi realizada uma formação de professores de várias áreas. Durante a formação, os professores tiveram acesso a todas as publicações que envolveram este projeto para se familiarizarem com ele, além de desenvolverem materiais paradidáticos. Este evento foi fundamental para integrar conteúdos ambientais de forma interdisciplinar na escola, contribuindo para a conscientização e preservação do meio ambiente, destacando a importância dessas ações para fortalecer a conscientização e conservação do Cerrado, ressaltando a relevância dos materiais paradidáticos nesse processo, pois eles estimulam o interesse dos alunos e promovem uma maior compreensão sobre a importância da preservação do meio ambiente em geral. Houve uma evolução geral, com um número expressivo de acertos na segunda aplicação do questionário em relação à primeira, pois a média geral de acertos na primeira aplicação foi de 53,02%, enquanto, na segunda, 86,56%. Os resultados mostraram uma mudança na atitude dos alunos, que, agora, compreendem melhor a importância de se preservar o Cerrado e sua biodiversidade, além de reconhecerem a importância da conservação ambiental tanto local quanto global. A participação no projeto não só aumentou o engajamento comunitário, mas também inspirou os alunos a se tornarem multiplicadores e agentes de mudança, promovendo práticas sustentáveis e disseminando o conhecimento adquirido.