Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (ProfGeo)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (ProfGeo) por Assunto "Google Earth"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemContribuições da utilização do Google Earth parao ensino de Geografia no período de 2002 a 2022(2024-05-14) Gumiero, Marcelinda Pacheco Nunes Pereira; Doutor Jairo Rodrigues SilvaAs ferramentas pedagógicas digitais estão cada vez mais presentes no ambiente escolar, sendo de suma importância que os estudantes e os professores se apropriem de novas metodologias baseadas na utilização das tecnologias para o ensino da geografia, visando tornar o processo de ensino-aprendizagem cada vez mais eficiente e significativo, principalmente quando consegue fazer que o mesmo enfatize a realidade vivida pelos alunos. Dentre essas novas ferramentas utilizadas nas aulas de geografia é possível constatar a importância da utilização do Google Earth como instrumento didático. Esse é um recurso acessível, gratuito e com funcionalidades que despertam a curiosidade e o interesse do aluno. Esta pesquisa foi de caráter qualitativa indutiva, utilizou o método de análise de conteúdo conforme Bardin, dividido em três etapas: pré-análise, codificação e categorização dos trabalhos publicados. Os dados foram obtidos a partir de pesquisa de artigos científicos sobre o uso do Google Earth no ensino de geografia, publicados na plataforma de busca Google Acadêmico no período entre 2002 a 2022 com objetivo de compreender e analisar as contribuições do Google Earth como ferramenta didática no ensino de geografia. Ao final constatou-se que ocorreu ampliação do uso do Google Earth como recurso didático no ensino de geografia e os trabalhos analisados enfatizaram que o referido recurso contribui para aulas mais práticas e dinâmicas, estimulando a participação dos estudantes, a inclusão digital e favorecendo a aprendizagem de conceitos geográficos importantes para sua formação integral e de qualidade.