Ouro Branco
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Ouro Branco por Assunto "Educação Profissional e Tecnológica."
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEscolhas e representações sociais no ensino médio integrado: uma proposta de intervenção em orientação profissional(2021-08-26) Batista, Edneia Aparecida; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraEsta pesquisa teve como objeto de estudo a Orientação Profissional voltada para o contexto educacional e como objetivos, por um lado, identificar as representações sociais de jovens do Ensino Médio com relação à escolha das profissões e, por outro, propor uma intervenção em Orientação Profissional a ser utilizada por escolas públicas. Para o alcance dos objetivos foi realizada uma pesquisa empírica com estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio de uma instituição da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Trata-se de pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, de cunho descritivo e interpretativo. Como instrumentos de geração e coleta de dados foram utilizados questionário de levantamento de informações institucionais, questionário socioeconômico e cultural e Teste de Associação Livre de Palavras (TALP). A pesquisa obteve como resultados quatro categorias desencadeadoras de representações sociais: a Orientação Profissional na escola como instrumento facilitador do processo de escolha da profissão, a ausência da Orientação Profissional como elemento dificultador do processo de escolha da profissão, os significados da escolha da profissão e o mundo do trabalho. Dessas categorias emergiram as seguintes representações sociais dos estudantes com relação à escolha da profissão: a escolha como sendo vocação, definitiva, garantia de felicidade, de independência e autossustento, autorrealização, realização de um sonho, dentre outras. Identificou-se também que os estudantes vivenciaram de maneira esporádica atividades na escola que os preparassem para o processo de escolhas e tomadas de decisões e consideraram-nas insuficientes. Os estudantes reconhecem a função orientadora e preparatória da escola e destacam a necessidade de a escola oferecer auxílio no processo de Orientação Profissional de forma mais contínua e sistemática, enfatizando reflexões e orientações para elaboração e construção do seu projeto de vida e transição para a continuidade da formação e/ou ingresso no mundo do trabalho. Além disso, restou constatado que os jovens encaram o processo de escolha da profissão como sendo muito difícil, pressionado, essencial e importante. Com base nas representações sociais dos estudantes com relação à escolha das profissões, foi gerado o produto educacional “Orientação Profissional: aprendendo a SER e a ESCOLHER”, que se trata de um manual para execução de oficina de Orientação Profissional direcionado a psicólogos, pedagogos, professores, assistentes sociais e outros profissionais da educação de escolas públicas, com um programa proposto a estudantes do Ensino Médio, com a finalidade de aprendizado e tomada de consciência com relação à escolha profissional e à elaboração de projetos de vida que venham ao encontro de suas aspirações e desejos.
- Item"Novo" Ensino Médio: uma análise sobre a compreensão de Educação Profissional e Tecnológica(0007-12-24) Oliveira, Evaldo Rosa; Doutor José Fernandes SilvaEsta dissertação apresenta uma pesquisa qualitativa realizada em uma Escola-Piloto da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais cujo objetivo foi analisar o conceito de Educação Profissional e Tecnológica implementado, no contexto do “Novo” Ensino Médio. Essa etapa final da educação básica, em virtude da homologação da Lei nº 13.415/2017, foi segmentada em duas partes: a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos. Por meio destes, tornou-se possível a oferta da Educação Profissional e Tecnológica. Nesse âmbito, o estado de Minas Gerais elaborou o programa Escolas-Piloto, com o intuito de efetivá-lo em caráter experimental no interstício de 2020 a 2023. Como técnicas para produção de dados da pesquisa, foram empreendidas entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora e com as professoras responsáveis por ministrar o Componente Curricular Introdução ao Mundo do Trabalho. As informações coletadas possibilitaram identificar (des)continuidades entre a modalidade de EPT ofertada na rede estadual de Minas e a postulada pelas bases marxiana e marxista, em virtude da forte influência neoliberal nessa política educacional, que aprofundou as desigualdades educacionais, por meio de um ensino (neo)tecnicista. Como resultado, foi desenvolvido um Produto Educacional, no formato de vídeo, intitulado Mercado de Trabalho e Mundo do Trabalho. O referido material promove debate sobre as peculiaridades de uma educação omnilateral e politécnica, em contraposição a um ensino (neo)tecnicista.
- ItemPERCEPÇÕES SOBRE SURDEZ E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: Para Além da Libras(2024-07-24) Oliveira, Fernando Menezes de; Doutora Gisélia Maria Campos RibeiroEste estudo teve como objetivo investigar como ocorrem as relações dos servidores do Campus Conselheiro Lafaiete do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) com os alunos surdos nesta unidade. Buscou-se localizar dados acerca localizar dados sobre alunos surdos atendidos no IFMG, analisar os conceitos e normas norteadoras ao tema como sua inclusão e integração escolar, bem como realizar, por meio de entrevistas semiestruturadas, um levantamento junto aos servidores sobre sua percepção em relação aos surdos e aos aspectos da deficiência auditiva. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou a metodologia da história oral combinada com outros métodos, a fim de entender a memória das vivências dos surdos além da reconstituição de um fato, mas também na percepção de como os processos reverberam no cotidiano desses sujeitos. Essa metodologia permite compreender como os avanços legislativos adentram no mundo concreto das vivências escolares, para além da mera observância das leis. Os resultados da pesquisa trouxeram contrapontos a alguns dos mitos que permeiam a aplicabilidade de conceitos sobre a surdez na Educação Profissional e Tecnológica (EBTT). Dentre as conclusões deste estudo, afirmou-se que exclusão e segregação não são desdobramentos aceitáveis em qualquer ambiente, educacional ou não, e não podem ser vistos como imutáveis. O ônus da inclusão e o da empregabilidade impõem ao indivíduo, marginalizado por conta da deficiência, a responsabilidade por sua inserção e permanência no ambiente escolar ou do trabalho, sendo perversa essa aceitação. A investigação de dados sobre alunos surdos atendidos no IFMG comprovou a importância do tema e sua discussão e a importancia das políticas de inclusão. Essas políticas públicas só existem porque o acesso a alguns direitos gerais são negados a eles. Entendeu-se ser necessária a intervenção, seja no aspecto de memórias ou no resgate e análise de como os termos são entendidos e perpetrados na instituição e na organização de espaços pedagógicos, por meio de práticas e posturas nesse ambiente. Concluiu-se que, embora nas últimas décadas tenha havido um movimento de incorporação de segmentos que anteriormente estavam fora da escola, e que muitos tenham sido incluídos, poucos foram promovidos, reafirmando-se a importância de tais políticas para a garantia dos direitos. Dentre as lacunas deste trabalho está o fato de a pesquisa se restringir a um único ambiente, o Campus Conselheiro Lafaiete, o que limita as possibilidades de generalização dos resultados. Para entender mais profundamente a aplicabilidade das políticas de inclusão de surdos no IFMG, seria necessária a ampliação do escopo desta pesquisa, para a realização de comparações. Destaca-se, ainda, a relevância do produto educacional desenvolvido, que poderá ser um instrumento auxiliar na implementação das políticas de inclusão para surdos, divulgação de informações sobre a surdez, mitos e verdades, possibilidades e importância para a consolidação dos seus direitos de cidadania. Somente através de discussões sobre o tema é que poderão ser enfrentadas tentativas de retrocessos dos direitos adquiridos pelos PCD. A realização de outros trabalhos sobre o tema é um caminho possível para a ampliação de estratégias de efetivação da inclusão escolar plena na EBTT