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Navegando Ouro Branco por Assunto "Alfabetização. Aprovação escolar. Ensino Fundamental. Progressão continuada. Reprovação escolar."
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- ItemCRITÉRIOS UTILIZADOS PARA A APROVAÇÃO DOS ALUNOS NA ETAPA DE ALFABETIZAÇÃO EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DE OURO BRANCO/MG.(2025-02-28) Silva, Leticia Lopes da.; Doutora Denília Andrade Teixeira dos SantosA alfabetização tem como o produto o aprendizado da leitura e escrita com compreensão. Segundo Magda Soares (2020), ela é essencial para o desenvolvimento social e econômico, além de ser fundamental para a comunicação e interação na sociedade. A pesquisa traz como tema os critérios utilizados na aprovação dos alunos em fase de alfabetização no município de Ouro Branco/MG, assunto relevante para entender a ideia de alfabetização que as Escolas Municipais de Ouro Branco-MG adotam. Assim, a pesquisa objetiva compreender como é feito a aprovação dos estudantes na etapa da alfabetização e se esta é benéfica ou não para eles. A natureza da pesquisa foi qualitativa, trazendo como objetivo a compreensão de situações através da coleta de dados, estudando as experiências vivenciadas e sua interação com o campo pesquisado. Para a coleta de dados foi utilizada a pesquisa documental e um questionário com perguntas objetivas. A pesquisa documental teve como objetivo compreender, de forma prática, qual a concepção de alfabetização adotada nas escolas públicas de Ouro Branco. Os resultados indicaram que, para as professoras alfabetizadoras entrevistadas, a relação entre família e escola é um fator essencial no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, a maioria das docentes expressou preocupações em relação ao tempo destinado à alfabetização, destacando que as demandas das séries seguintes, muitas vezes, entram em conflito com habilidades que não foram consolidadas nos anos anteriores, resultando em uma defasagem significativa. Espera-se que esta pesquisa contribua para futuras discussões e reflexões sobre a importância de critérios bem definidos na aprovação dos alunos em fase de alfabetização, garantindo um ensino mais justo e eficaz.