Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação por Assunto "Segurança do trabalho"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDesenvolvimento de aplicativo de help desk para solicitação de compra de equipamentos de proteção individual(2024-02-01) Cota, Lauro César; Doutor Rodrigo Hiroshi MurofushiA segurança do trabalho é fundamental para proteger os trabalhadores e melhorar a produtividade, e quando as medidas coletivas e administrativas não são suficientes, o uso de EPI é necessário. Distribuir EPI em várias instalações distantes requer uma logística complexa e o modelo Just-in-Time (JIT) pode resolver esse problema. Neste contexto, este trabalho propõe desenvolver um aplicativo para gerenciar a compra e distribuição de EPI, garantindo a disponibilidade contínua desses equipamentos e redução de estoques. O aplicativo considera requisitos legais, soluções de mercado e o conceito JIT. O aplicativo desenvolvido através do Microsoft Power Apps possui páginas interativas que alteram informações através de fórmulas aplicadas nas bases de dados. Visando a colaboração e implementação de um ciclo de melhoria contínua, foi criado um canal de comunicação e gerenciamento de melhorias através do Microsoft Teams, com guias para chat, interação com os usuários do aplicativo, comunicados do desenvolvedor e controle de melhorias por meio do Microsoft Planner. Para a análise de dados em tempo real, foram implementados gráficos dinâmicos no Microsoft Power BI. Isso permite acompanhar solicitações, status de compras, desempenho dos usuários, controle financeiro e recebimento de itens, esta integração garante uma visão clara do desempenho do aplicativo e facilita a tomada de decisões. A implementação de um aplicativo usando o Microsoft Power Apps para solicitar a compra de EPI revelou-se uma solução contemporânea e eficiente. Essa abordagem não apenas otimizou as operações da empresa e garantiu a conformidade com regulamentações de qualidade, mas também melhorou os processos de segurança do trabalho e a eficiência operacional. O projeto focou na aplicação do método Just in Time para aquisição dos EPI, usando um aplicativo help desk.