Bacharelado em Administração
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Bacharelado em Administração por Assunto "Crueldade animal"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemConsumo vegano: como a literatura classifica o comportamento do consumidor vegano(2022-12-14) Santos, Franciele Stefane de Paula; Rodrigues, Raniele de Oliveira; Mestra Janice Queiroz de Pinho GonçalvesHá um crescente número de pessoas aderindo às dietas veganas em todo o mundo, o Brasil se inclui nessa estatística. Dessa forma, o presente trabalho trata das motivações que orientam e influenciam o comportamento do consumidor vegano, as principais variáveis que influenciam e orientam o comportamento do consumidor vegano que estão relacionadas à saúde, ao direito dos animais e ao meio ambiente. Ademais, observa-se que o consumo vegano tornou-se um nicho de mercado, que gerou novos empreendimentos e pressionou as empresas a conhecerem e investirem nesse mercado. A partir dessa demanda foram criados selos para que o consumidor possa identificá-los e ter segurança que, de fato, trata-se de produtos naturais, que não contém resíduos de animais e não são testados em animais. A presente pesquisa tem por objetivo geral realizar uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com vistas a identificar quais são as abordagens utilizadas para analisar o comportamento do consumidor vegano quanto aos seus hábitos de consumo, e como objetivos específicos analisar como a literatura discorre sobre o consumidor vegano, caracterizar o perfil dos consumidores veganos e analisar as motivações que influenciam o consumo vegano. A metodologia empregada na pesquisa de revisão da literatura teve uma abordagem qualitativa de natureza exploratória, afim de analisar ideias e extrair concepções de trabalhos acadêmicos encontrados na literatura. Os consumidores veganos se diferenciam em seus hábitos daqueles consumidores considerados tradicionais, visto que, os seus hábitos de consumo excluem qualquer produto de origem animal ou que seja testado em animais, sendo também excluída todo modo de diversão que ocorra a presença dos animais em situações adversas ao seu habitat natural. Diante da pesquisa observou-se que a sociedade se mostra mais consciente em relação ao seu modo de vida, mais atenta ao bem estar comum e isso reflete diretamente na sua alimentação, vestimenta e trabalho. Os consumidores veganos lutam pela extinção da violência desnecessária com os animais e sobretudo emcompartilhar sua visão com os outros. As indústrias percebem a necessidade de criar novos produtos sustentáveis e que não agrida ao meio ambiente, bem como, a importância de ser uma empresa sustentável e respeitosa com as ideologias dos seus consumidores. A população se mostra mais adepta do movimento vegano, possibilitando que empresas brasileiras ocupem espaço nesse mercado, lançando novos produtos que atendam os desejos dos consumidores veganos.