Bambuí
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Bambuí por Programas e cursos "Programa de Mestrado Profissional em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental (MPSTA)"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAtlas background geoquímico e índices ambientais: valores de Referência e Índices Ambientais de Elementos Potencialmente Tóxicos à Natureza e a Vida da Região de Abaeté a Belo Horizonte, Minas Gerais(2023-05-24) Ferreira de Queiroz, Sabrina; Cristina Santos Almeida, Ariana; Ferreira de Queiroz, Sabrina; Duarte Marques, EduardoO produto técnico “ATLAS BACKGROUND GEOQUÍMICO E ÍNDICES AMBIENTAIS: Valores de Referência e Índices Ambientais de Elementos Potencialmente Tóxicos à Natureza e a Vida da Região de Abaeté a Belo Horizonte, Minas Gerais e Mapas de Background Geoquímico - MAD para os elementos: Al, As, Au, Ba, Cd, Co, Cr, Cu, Fe, Hg, Mn, Mo, Ni, P, Pb, Se, Sn, Sr, V, U e Zn” foi realizado através da análise estatísticas e espacial de 21 elementos químicos potencialmente tóxicos utilizando-se da técnica MAD (Median Absolut Desviation) para obtenção destes valores de referência (background geoquímico). Os produtos obtidos através destes valores de referência têm como objetivo fornecer parâmetros para regulamentações, controle e mitigação destes elementos que trazem risco ao meio ambiente e a saúde considerando a variabilidade geológica da região.
- ItemPlanilha de Monitoramento de Indicadores de Sustentabilidade(2023-05-19) Resende, Diovânni Antônio; Ferreira de Paula, Ana Cardoso Clemente Filha; Suzuki, Ludimilla Portela Zambaldi Lima; Dra. Ana Cardoso Clemente Filha Ferreira de Paula; Drª. Ludimilla Portela Zambaldi Lima SuzukiEsta Produção Técnica e Tecnológica é fruto da Dissertação de Mestrado do Programa de Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG Campus Bambuí, intitulada "Indicadores mundiais e locais de sustentabilidade para Instituições Federais de Ensino", tendo como orientadora a Profª. Dra. Ana Cardoso Clemente Filha Ferreira de Paula e como coorientadora a Profª. Dra. Ludimilla Portela Zambaldi Lima Suzuki, tendo a defesa ocorrido em 19 de maio de 2023. É caracterizada por um conjunto de planilhas que permite o acompanhamento, um a um, dos indicadores do modelo, agrupado em um único arquivo de extensão .XLSX, o que facilita todo o processo de transporte do produto e de sua eventual adoção por outras instituições. Ao abrir o arquivo, o usuário visualiza a planilha inicial, a partir da qual pode acessar todas as outras. Além da planilha inicial, há uma planilha para cada um dos indicadores do modelo. As abas de acesso às planilhas (forma nativa de navegação do Excel) está disponível, mas, na planilha inicial, existem links para as planilhas de todos os indicadores.
- ItemProcedimento Operacional Padrão (POP)(2023-05-19) Resende, Diovânni Antônio; Ferreira de Paula, Ana Cardoso Clemente Filha; Suzuki, Ludimilla Portela Zambaldi Lima; Ana Cardoso Clemente Filha Ferreira de Paula; Ludimilla Portela Zambaldi Lima SuzukiEsta Produção Técnica e Tecnológica é fruto da Dissertação de Mestrado do Programa de Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG Campus Bambuí, intitulada “Indicadores mundiais e locais de sustentabilidade para Instituições Federais de Ensino”, tendo como orientadora a Profª. Dra. Ana Cardoso Clemente Filha Ferreira de Paula e como coorientadora a Profª. Dra. Ludimilla Portela Zambaldi Lima Suzuki, tendo a defesa ocorrido em 19 de maio de 2023. Trata-se de um modelo de Procedimento Operacional Padrão (POP) desenvolvido para elaboração de protocolos de execução de atividades associadas aos indicadores propostos na Dissertação da qual a produção é originada. Todo e qualquer POP preenchido em decorrência direta ou indireta do presente estudo é necessariamente associado a um ou mais indicadores do modelo de indicadores desenvolvido. A primeira parte do POP deve ser preenchida com informações referentes a esse(s) indicador(es). O POP foi desenvolvido com base em consulta a modelos preexistentes, a exemplo dos desenvolvidos pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e priorizando evitar a repetição desnecessária de informações, a concisão e a apresentação direta, clara e objetiva do procedimento. Essa clareza e objetividade é a característica mais básica do POP, que deve ser atendida por meio de uma relação, passo a passo, das atividades a serem desempenhadas, sem que se permita a caracterização como um manual ou como uma norma, e sim como uma lista de atividades diretas. Inicialmente, foi desenvolvido um modelo em branco para preenchimento dos POPs, e foram preenchidos três POPs distintos a título de exemplificação. Eles atendem a três indicadores da categoria “Operações e Serviços” do modelo de indicadores desenvolvido. O POP é disponibilizado em seu modelo e nas três atividades já preenchidas, nos formatos .PDF (para visualização facilitada) e .DOCX (Microsoft Word, aberto para edição e que pode ser utilizado para desenvolvimento de novos POPs).