Ouro Preto
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Ouro Preto por Programas e cursos "Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional – PROFGEO"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDiretrizes para a elaboração de materiais didáticos por professores do ensino de geografia escolar: criar para ensinar(2025-05-13) Magalhães Júnior, Edivar; Doutor Venilson Luciano Benigno FonsecaEsta dissertação tem como objetivo propor diretrizes pedagógicas que orientem professores de geografia da Educação Básica na criação de materiais didáticos autorais, contextualizados e alinhados às diretrizes curriculares nacionais. O estudo parte da constatação de que muitos materiais utilizados nas escolas são desatualizados, descontextualizados e desajustados às realidades locais e aos estilos de aprendizagem dos alunos, além de não contemplarem a autonomia criativa do professor. A pesquisa adota como referencial teórico e metodológico o modelo de design instrucional ADDIE — Análise (Analysis), Design (Design), Desenvolvimento (Development), Implementação (Implementation) e Avaliação (Evaluation) — adaptado à prática docente conforme Filatro (2023). A partir dessa abordagem, o trabalho sistematiza um conjunto de diretrizes aplicáveis à produção de materiais didáticos para o ensino de geografia, destacando a importância da intencionalidade pedagógica e do uso de diferentes mídias e tecnologias educacionais. Os métodos incluem análise documental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), revisão bibliográfica sobre materiais didáticos e design instrucional, além da elaboração de um produto educacional prático: o guia “Como Criar Materiais Didáticos para o Ensino de geografia”. Este guia visa apoiar o planejamento docente, promovendo práticas pedagógicas inovadoras, críticas e contextualizadas. Como conclusão, a dissertação defende que a elaboração de materiais didáticos não deve ser um ato técnico isolado, mas sim uma prática pedagógica consciente e transformadora. A valorização da autoria docente, aliada ao uso de metodologias estruturadas como o design instrucional, pode contribuir significativamente para o aprimoramento do ensino de geografia e a formação de cidadãos críticos e reflexivos.