Mestrado Profissional em Administração
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Mestrado Profissional em Administração por Programas e cursos "Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA-IFMG)"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEconomia comportamental e educação: aplicação de Nudges em estudantes de graduação(2023-05-04) Castro e Alves, Tatiane Katheryne; Doutor Bruno César de Melo Moreira; Doutor Daniel Fonseca CostaO nudge é um instrumento utilizado para direcionar o ser humano a melhores decisões, mediante, por exemplo, a realização de pequenas mudanças no enquadramento das informações. Os nudges possuem uma natureza intervencionista, capazes de alterar o comportamento dos agentes a rumos preestabelecidos sem, contudo, proibir alguma opção ou alterar de maneira significativa os incentivos econômicos. Recentemente, observa-se o interesse crescente quanto à utilização de instrumentos baseados em insights comportamentais no ensino, porém, de forma embrionária, o que demonstra uma carência de pesquisas a respeito do tema, principalmente no Brasil. O setor educacional tem apresentado problemas na limitação da aprendizagem, no desinteresse e nas evasões. É notória, por exemplo, a dificuldade que parte dos acadêmicos apresentam para atingir os objetivos curricularmente propostos, principalmente em cursos onde há disciplinas relacionadas à área de ciências exatas (BRAGA; MIRANDA PINTO; CARDEAL, 1997; ARANTES et al., 2021). Tais dificuldades advém também da presença de vieses cognitivos, como a aversão à perda, viés do presente e procrastinação (JABBAR, 2011; LEAVER, 2016; PEREIRA, 2021). Direcionamentos comportamentais, como os nudges aplicados na Educação, podem se mostrar como soluções eficazes, uma vez que pesquisas (ATAÍDE; LIMA; ALVES, 2006; CIRIBELLI; FERREIRA, 2014) apontam a sua assertividade quanto à melhoria da frequência dos alunos nas aulas, seu engajamento frente aos estudos e entrega de atividades e consequente aperfeiçoamento do desempenho acadêmico. Dado o cenário exposto, foram elaborados dois produtos que evidenciam a relação entre Economia Comportamental e Educação: um artigo científico e um artigo tecnológico. O artigo científico teve como objetivo avaliar, por meio de um experimento desenvolvido com alunos de graduação de uma IES brasileira, se a aplicação de nudges como lembretes e normas sociais proporciona um melhor desempenho acadêmico dos universitários. A utilização dos nudges foi justificada pela sua pertinência e viabilidade. Apesar de relevantes, os testes estatísticos não apontaram diferenças estatisticamente significativas entre o grupo controle e os grupos de tratamento que receberam as intervenções. Esse resultado pode ser explicado por fatores de identidade social, microincentivos, personificação dos nudges, frequência e linha temporal de envio das mensagens. Novos artigos científicos podem integrar preceitos de outros campos sociais, como a sociologia e a etnografia e abarcar metodologias qualitativas para compreender as intervenções comportamentais à luz dos sujeitos de pesquisa. Salienta-se que a pesquisa lançou luzes sobre debates necessários acerca da vasta aplicabilidade e importância da correta estruturação e intervenção dos incentivos comportamentais. O segundo produto, o artigo tecnológico, é exemplificado como um guia prático referente aos métodos empregados para a aplicação dos direcionamentos comportamentais. Esse guia serve como base para o delineamento de políticas públicas que proporcionem um maior engajamento dos estudantes frente às Instituições de Ensino e consequentemente melhorem a sua qualidade de vida no âmbito em questão. O produto técnico tem potencial para prover entes públicos e privados de uma ferramenta de utilização ampla da Arquitetura de Escolha que diminua os ônus sociais e financeiros acarretados pelas limitações do processo educacional.
- ItemGovernança e conflitos de agência: estudo de caso em uma cooperativa agrícola de Minas Gerais(2023-05-11) Martins Neto, Rafael Izidoro; Doutor Adriano Olímpio TonelliO orçamento público pode ser compreendido como uma ferramenta para elaboração do plano de ações governamental, na qual são geradas as prioridades e políticas públicas a serem executadas. Este artigo tem como objetivo analisar o equilíbrio orçamentário através de indicadores denominados quocientes orçamentários dos quatro municípios mais populosos do estado de Minas Gerais entre os anos de 2016 a 2020. Os dados foram obtidos junto ao portal da transparência de cada município. Foi possível perceber a importância da publicidade e transparência dos dados públicos para a fiscalização exercida pela população a respeito dos atos envolvendo o uso dos recursos públicos.
- ItemSustainable banking: adoção de práticas bancárias sustentáveis no contexto do cooperativismo de crédito brasileiro(2023-05-24) Sousa, Kennedy Gomes de; Doutor Miguel Rivera Peres Júnior; Doutor Lélis Pedro de AndradeA utilização de critérios socioambientais pelas instituições financeiras pode estimular práticas empresariais mais responsáveis e incentivar a transição para uma economia de baixo carbono e mais sustentável. A partir desse contexto, este estudo busca analisar de que forma o sistema cooperativo de crédito brasileiro tem lidado com a necessidade de adoção de práticas bancárias sustentáveis (sustainable banking). Desta forma, o objetivo geral é analisar o posicionamento do sistema cooperativo de crédito brasileiro em relação à adoção de práticas de sustainable banking. Este objetivo se desdobra em dois outros dois objetivos específicos: analisar as práticas de sustainable banking das federações dos quatro maiores sistemas cooperativistas de crédito brasileiro; e realizar a mesma análise em uma central de crédito cooperativo. Para isso, empregou-se a metodologia proposta por Kumar e Prakash para a construção de um artigo teórico-empírico sobre as práticas bancárias sustentáveis adotadas por essas instituições financeiras. O estudo incluiu uma revisão da literatura sobre o tema e uma pesquisa qualitativa para avaliar as práticas de sustainable banking implementadas pelas confederações. Além disso, foi elaborado um relatório técnico conclusivo sobre estas práticas em uma central de crédito cooperativo com o objetivo de fornecer propostas para a referida central de modo a acentuar sua atuação em práticas sustentáveis. Os resultados apresentam uma situação favorável para o cooperativismo de crédito brasileiro. No entanto, é importante maximizar o potencial das práticas implementadas, pois o estudo identificou uma grande oportunidade de crescimento em produtos e serviços, o que pode fortalecer o setor como uma referência em práticas bancárias sustentáveis. Isso contribuiria para posicionar o setor como um segmento que adota tais práticas de forma abrangente. Desta forma, o estudo contribui de forma prática ao setor no despertar das práticas de sustainable banking e no meio acadêmico ao adaptar e corrigir o framework e na expansão da discussão do tema no setor.
- ItemUso de ‘Nudges’ para encorajar o envolvimento e melhorar o desempenho acadêmico de alunos(2023-05-24) Silva, Philipe Fioravante da; Doutor Bruno César de Melo Moreira; Doutor Daniel Fonseca CostaA Economia Comportamental, através do envio de nudges, tem se tornado um meio crescentemente utilizado como ferramenta promotora de melhoria na oferta de políticas públicas. Na esfera educacional, a literatura apresenta que simples intervenções comportamentais podem contribuir com a melhoria de índices educacionais que impactam a eficiência da política pública. O presente estudo científico, tem como objetivo analisar se a aplicação de nudges, por meio do envio de mensagens, condiciona uma melhoria no desempenho escolar de estudantes do ensino técnico. Foi conduzido um experimento, com uma intervenção no formato de Randomized Complete Block Design (RCBD). Participaram do experimento 159 estudantes de forma voluntária, com idades entre 15 e 19 anos, que estavam matriculados no ensino médio/técnico de uma instituição federal de ensino. Os alunos inicialmente foram separados em 9 blocos, representados pelo ano e curso dos estudantes e, posteriormente, foram aleatoriamente separados em 3 grupos de tratamento: Grupo Experimental 1 em que os alunos receberam lembretes em uma "linguagem softer"; Grupo Experimental 2 em que os alunos receberam lembretes em uma "linguagem harder”; e Grupo Controle sem exposição à nudges. A intervenção experimental ocorreu durante todo o 3° trimestre escolar de 2022 e os resultados mostraram que os tratamentos possuem o mesmo efeito para a média das notas dos alunos, inexistindo diferença estatisticamente relevante entre os tratamentos testados e o desempenho escolar.