Ouro Branco
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Ouro Branco por Programas e cursos "Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRepresentações Sociais sobre Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a constituição identitária docente nos Institutos Federais de Minas Gerais(2024-08-22) RODRIGUES, Fernando Pereira; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraO presente estudo teve como objetivo compreender as representações sociais docentes sobre Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a constituição identitária docente no âmbito dos Institutos Federais de Minas Gerais. Com base nisso, a proposta de pesquisa visou investigar o docente “polivalente” que caminha pelos diversos níveis e modalidades da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT), analisando os discursos e percursos desses sujeitos, assim como a sua constituição identitária. Como aporte teórico, amparamo-nos nas bases conceituais da EPT, na Teoria das Representações Sociais (TRS), na Teoria do Núcleo Central (TNC) e nas teorias da constituição identitária. A pesquisa foi de natureza qualiquantitativa e tomou para análise questionários eletrônicos aplicados para docentes dos diversos Institutos Federais de Minas Gerais. Obtivemos um total de 357 respostas, das quais selecionamos uma amostra de 125 docentes, sendo que destes 60 tinham por formação o bacharelado e 65, a licenciatura. No tocante à análise dos dados, foi empregado o software openEvoc: um programa de apoio à pesquisa em representações sociais. Por meio dos dados, pudemos conhecer os docentes, identificando suas representações sociais sobre Educação Profissional e Tecnológica, educação integral, o papel docente e o ser docente nos Institutos Federais. Além disso, por meio dos discursos compartilhados pelos docentes, mapeamos representações sociais que indiciam traços identitários desses profissionais. Os resultados do estudo apontam para uma constituição identitária docente em curso, influenciada por representações que ora se aproximam, ora se distanciam das bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica. Como produto educacional deste estudo, foi elaborado um e-book dinâmico e interativo que colabore com a compreensão sobre ser docente nos Institutos Federais. Ao final, vislumbra-se que o material possa contribuir com outros pesquisadores no intuito de consolidar uma compreensão sobre o trabalho desempenhado pelo profissional docente nos espaços formativos dos Institutos Federais.