Logo do repositório
Idioma
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Navegar
  • Sobre o RI-IFMG
Idioma
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Viana, Renato de Souza"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    ORIENTAÇÃO PARA USO PEDAGÓGICO DO SMARTPHONE.
    (2024-10-02) Viana, Renato de Souza; Doutor Gustavo Pereira Pessoa
    A cartilha intitulada: Orientação para uso pedagógico do Smartphone vem mostrar as possibilidades do uso deste recurso pedagógico para o ensino de conteúdos no componente Curricular Biologia. É composta com quadros indicativos de obras e autores no campo da Biologia e outros. Mostra também dicas como usar o Smartphone no contexto escolar.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Uso do smartphone como ferramenta pedagógica de ensino na perspectiva omnilateral: concepções dos docentes do Instituto Federal de Minas Gerais-IFMG
    (2024-10-02) Viana, Renato de Souza; Doutor Gustavo Pereira Pessoa
    A escola é descrita como um lócus de aprendizagem, compartilhamento de experiências entre discentes e docentes, discentes e discentes, docentes e docentes. Nesta premissa, o papel docente vem sendo discutido por teóricos da educação, bem como suas relações com a metodologia com a qual se espelham e cumprem o seu papel diário nas salas de aula. Nesta premissa, o ensino tradicional vem sendo apontando como um dos gargalos de fracassos na educação pública, aonde a aquisição do conhecimento pelo aluno, vem ocorrendo por transmissão por parte do docente, com pouca participação do discente no processo, sendo esta causa, em muitos casos, a não incorporação de recursos tecnológicos ao processo de ensino. Nesta premissa, o smartphone se desponta como um dos recursos tecnológicos que pode facilitar a vida do docente em sua vida escolar diária, haja vista um grande consumo de smartphone pelos jovens hoje. Este trabalho objetiva conhecer as concepções dos docentes dos Institutos Federais de Minas Gerais-IFMG sobre os usos dos smartphone como ferramenta pedagógica de ensino e como os professores fazem o seus usos em suas práticas pedagógicas. Para isto, a pesquisa se embasou na aplicação de questionário estruturado com perguntas, construídos por meio do Google Forms encaminhados aos docentes por e-mail institucional dos professores. Os resultados da pesquisa apontam que 100% dos professores respondentes, um total de 16 da amostra total, usam o smartphone como recurso mediador para ministrar aulas de Biologia nos Institutos onde atuam, das mais variadas formas, como por exemplo, envio de materiais de aulas, QR Codes, envio de videoaulas, etc. Os resultados desta pesquisa serão publicados em revista eletrônica de divulgação científica como forma de disseminação dos resultados obtidos e como meio de maximizar os resultados a fim de colaborar com a implementação/instigar o uso do smartphone como recurso metodológico ao trabalho docente, com maior frequência no Ensino Médio Integrado-EMI, fator este que visa melhorar a aprendizagem discente.

Nossas Redes:

Rede de Bibliotecas
Logo do repositório

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Desenvolvido por

Neki Acervos