Navegando por Autor "Sousa, Rosiana de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA formação do professor de matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) Campus São João Evangelista (SJE)(2013-11-05) Lavor, Weyne Aparecido; Oliveira, Irineu Frederico; Sousa, Rosiana de; Especialista Sandro Salles GonçalvesBuscou-se, neste estudo, analisar o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática (PPC) ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus São João Evangelista (SJE), com vistas a identificar seus desafios e possibilidades na formação do professor, sob o olhar dos alunos ingressantes e concluintes deste curso, no que se refere às motivações para a escolha profissional e ao papel do curso na sua formação profissional. A metodologia utilizada consiste nas pesquisas qualitativa, documental e bibliográfica. O método principal de coleta de dados utilizados foi o questionário, objetivando apreender as opiniões dos sujeitos pesquisados a respeito da contribuição do curso na sua formação, suas perspectivas e desafios. Os questionários de cada grupo, um formado por estudantes ingressos e outro por estudantes concluintes, foram analisados separadamente. Para os ingressantes, o estudo evidenciou que a escolha do curso se deveu, principalmente, por ser este o único curso ofertado no turno noturno, apontando, portanto, o desafio para a instituição de levar os alunos a criarem sua identidade profissional. Outro desafio evidenciado é o fato de a maioria dos alunos trabalharem e não terem tempo para dedicar-se aos estudos. Já na visão dos concluintes, as habilidades e competências propostas no PPC, em sua maioria, foram adquiridas ao longo do curso, deixando claro o perfil do futuro professor formado pelo IFMG-SJE, quer seja esse, um profissional inovador preparado para atuar na docência.
- ItemO espaço da educação ambiental no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus São João Evangelista(2016-06-14) Sousa, Rosiana de; Mestre José Fernades da SilvaNesta pesquisa, buscou-se compreender o processo relacionado às práticas educativas ambientais adquiridas no curso de formação de professores de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus São João Evangelista (IFMG/SJE). A metodologia incide nas pesquisas qualitativa e quantitativa, sendo o questionário o método principal de coleta de dados com objetivos de identificar os conhecimentos e experiências adquiridos pelos professores durante o processo de formação, relacionados à Educação Ambiental e buscar sugestões para tratar do tema na formação de professores de Matemática do IFMG/SJE. O estudo dos questionários evidenciou que conhecimentos foram obtidos e experiências vivenciadas com relação a questões ambientais durante o curso de Licenciatura em Matemática. No entanto, também se verificou a deficiência no ensino da temática ambiental, fato revelado ao se tratar do conceito dado à abordagem ambiental durante o curso. Neste sentido, ainda é necessário que a educação ambiental seja implantada com mais ênfase, de maneira interdisciplinar e que alcance toda a comunidade escolar.